fbpx
jc1140x200

Praias, história e badalação estão em Porto Seguro

Ricardo Gianasi é graduado em Marketing pelo UNIFOR-MG, Técnico em Turismo e Hotelaria e certificado pelo SENAI como Gerente de Agências de Viagens. Cursa MBA em Inteligência Competitiva e Inovação em Marketing, pela Estácio. Atua no ramo de turismo há 6 anos. Em janeiro de 2016, inaugurou a Loja Exclusiva CVC Lagoa da Prata.

Com 85 quilômetros de litoral e piscinas naturais ideais para a prática de mergulho, Porto Seguro carrega o título de um dos destinos mais procurados do país, aliando natureza exuberante, história do Brasil e muita agitação.

A região, conhecida como Terra do Descobrimento, abriga cerca de 20 praias e tem excelente infraestrutura voltada ao turismo.

Aproveite a oportunidade e conheça os famosos distritos de Arraial d’Ajuda e Trancoso.

Quando ir?

O sol brilha o ano inteiro, com maior movimento de turistas entre dezembro e março.

No Carnaval, a cidade é invadida pelos foliões, assim como em outubro, no período de recesso escolar conhecido como Semana do Saco Cheio.

Curiosidades

Foi em Porto Seguro que Pedro Álvares Cabral avistou a nova terra em 22 de abril de 1500.

Conheça construções daquela época no Centro Histórico, conhecido como Cidade Alta.

Sol, praias de águas calmas e muita badalação estão à sua espera entre os cenários paradisíacos da região, natureza praticamente intocada, construções históricas da época do descobrimento, bares e quiosques onde a música nunca para.

Conheça também Coroa Vermelha, local em que foi celebrada a primeira missa do Brasil, onde você encontra os remanescentes dos índios Pataxós.

Principais Pontos turísticos

Se você procura por diversão, as praias mais agitadas são Taperapuã e Barramares, com intensa programação musical.  A região também oferece lugares tranquilos como a praia de Santo André, em Santa Cruz Cabrália, e a praia do Espelho, em Caraíva, considerada uma das 10 praias mais bonitas do país.

Em Recife de Fora é possível mergulhar nas piscinas naturais e apreciar milhares de espécies marinhas.

Rota do Descobrimento

Visite o Memorial da Epopeia do Descobrimento, localizado na praia do Cruzeiro, e assista a uma encenação que lembra a expedição de Cabral.

Você também pode conhecer de perto a cultura indígena e conferir a réplica de uma das embarcações utilizadas na época do descobrimento.

Depois do passeio, siga até Coroa Vermelha, onde foi celebrada a primeira missa do Brasil. Neste local vivem os índios Pataxós, que vendem artesanato.

Passeio de chalana

Animado passeio de barco pelo rio João de Tiba, do município de Santa Cruz Cabrália até a praia de Santo André, onde há tempo livre para banho no mar de águas calmas e cristalinas.

O povoado é pequeno e acolhedor, preservando assim o visual paradisíaco formado pela Mata Atlântica, recifes e coqueirais.

Você pode desfrutar um dia inteiro num dos locais mais bonitos da Bahia e contar com serviço oferecido por barracas ao longo da praia, que servem petiscos, bebidas, cadeiras e guarda-sóis.

Arraial d’Ajuda

O charmoso povoado de pescadores é separado do centro de Porto Seguro pelo rio Buranhém e você pode chegar até o local pela balsa, em uma viagem de apenas 10 minutos.

Durante a travessia, aprecie o belo cenário formado pelo encontro do rio com o mar.

Após parada para banho de mar na praia de Pitinga, considerada pelo Guia 4 Rodas uma das 10 praias mais belas do Sul da Bahia, o passeio segue para vila de Arraial d’Ajuda, com antigas construções e comércio local repleto de itens artesanais.

Trancoso

O vilarejo de Trancoso fica a 80 quilômetros de Porto Seguro. O famoso ‘Quadrado’ mantém preservadas construções do século 16, herança de uma aldeia jesuíta, na época conhecida como São João Batista dos Índios. Do mirante você contempla a bela vista das praias de Coqueiros e Nativos, da qual é possível fazer uma caminhada até a foz do rio Trancoso. No vilarejo de Vale Verde, prove licores de frutas.

Passarela do Descobrimento

Misto de shopping center ao ar livre e zona boêmia, a Passarela do Descobrimento (antiga Passarela do Álcool) fica no centro e oferece muitas opções de restaurantes, lojas, bares e barracas de coquetéis. Um dos drinks mais famosos é o capeta (com vodca, leite condensado, canela, guaraná em pó, mel e gelo). Da passarela é possível observar o encontro do rio Buranhém com o mar e as construções preservadas do século 18, que exibem cores vibrantes e são tombadas pelo Patrimônio Histórico.

Praia do Espelho

Localizada no distrito de Caraíva, a 91 quilômetros de Porto Seguro, exibe águas cristalinas e é uma das praias mais visitadas da região, além de ser considerada uma das mais bonitas do Brasil. Possui vários mirantes, falésias, bares e restaurantes. O mar costuma ser calmo e cristalino, formando piscinas naturais ideais para mergulho em um cenário de tirar o fôlego.

Recife de Fora

O Parque Marinho do Recife de Fora está situado a 50 minutos de barco a partir da costa de Porto Seguro e possui a terceira maior formação de recifes de corais do Brasil, com 6,5 mil metros quadrados.  O mergulho é feito em piscinas naturais, onde você contempla milhares de espécies marinhas, como peixes, tartarugas, moluscos e algas. Apenas 3% do parque são utilizados para a visitação, sendo o restante destinado à preservação.

Eco Parque Aquático

Inaugurado em 1997, o parque aquático tem atividades que agradam a todas as idades. Está situado em frente à praia de Mucugê, em Arraial d’Ajuda, e garante muita adrenalina e diversão. Uma das maiores atrações de Porto Seguro, possui toboáguas, piscina de ondas, rio com correnteza, tirolesa (com 144 metros de extensão e 20 metros de altura) que termina na piscina, arvorismo, escalada e rapel. O parque não abre todos os dias – consulte o calendário de funcionamento.

Praia do Mutá

Localizada a 14 quilômetros do centro, é a praia perfeita para fugir da agitação. O mar calmo forma várias piscinas naturais, repletas de peixes coloridos na maré baixa. A Mata Atlântica exuberante se estende praticamente intocada por toda costa, de Ponta Grande até a Reserva Indígena de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, cenário da primeira missa rezada em terras brasileiras.

Restaurantes

Boas opções para comer e beber não faltam em Porto Seguro. Desde locais animados, com shows ao vivo e aulas de dança, até para quem procura por uma refeição sossegada em um cenário de paraíso tropical. A região da Passarela do Descobrimento é onde está concentrada a maior parte dos bares e restaurantes, mas nas praias estão barracas gigantescas e com excelente infraestrutura.

Tôa Tôa

Localizada em Taperapuã, a barraca Tôa-Tôa é a mais agitada Porto Seguro. Durante o dia você curte a praia com conforto e pode utilizar as duchas, banheiros, espreguiçadeiras e guarda-sóis do local, além de degustar os pratos e bebidas no restaurante e passear de banana boat. À noite, diversas bandas se apresentam e o público cai na dança. A infraestrutura está preparada para receber até 5 mil pessoas.

ENDEREÇO: Avenida Beira Mar, km 5

Axé Moi

Também localizada na praia de Taperapuã, a Axé Moi possui área de 20 mil metros quadrados e dispõe de bares e restaurantes com 1,5 mil mesas. Você pode ouvir música durante o dia inteiro, fazer aulas de dança, participar de brincadeiras e assistir a shows.

ENDEREÇO: Avenida Beira Mar, 6.500

Barramares

A gigantesca barraca de praia fica no ponto de encontro do rio dos Mangues com o mar, na praia de Taperapuã. Charmosas pontes de madeira separam os diversos ambientes. Possui infraestrutura completa para garantir seu conforto na praia, com cadeiras, palcos, bares, lojas, estacionamento e banheiros. Os restaurantes servem comida típica e pratos internacionais, tudo regado a muito axé, MPB e forró.

ENDEREÇO: Avenida Beira Mar, km 68,5

Colher de Pau

Localizado na Passarela do Descobrimento, é um ótimo lugar para degustar frutos do mar, como moqueca de camarão, peixe ou lagosta. Você pode se sentar no terraço superior e aproveitar o clima gostoso da noite baiana. O cardápio variado também serve outros tipos de carnes.

ENDEREÇO: Travessa Augusto Borges, 52 | Centro

Don Fabrizio

Com decoração sofisticada, cozinha mediterrânea e toques tropicais, o restaurante tem preços acessíveis.

O chef italiano Fabrizio Abbate atende os clientes pessoalmente e sugere os pratos, que são montados com muito capricho.

ENDEREÇO: Rua do Mucugê, 402 | Arraial d’Ajuda

Compras

Artesanato, lembrancinhas de viagem, roupas e bijuterias são encontrados com facilidade na região. Na Passarela do Descobrimento há um bom número de lojas e barracas que vendem praticamente de tudo. No Quadrado de Trancoso, as compras ganham charme especial pela arquitetura das construções históricas e na rua do Mucugê você encontra o Beco das Cores, um minicentro comercial.

Passarela do Descobrimento

O principal ponto de encontro em Porto Seguro concentra restaurantes, bares, lojas, boutiques e barracas que vendem os deliciosos drinques típicos da região. À noite, são montadas barraquinhas, onde são apresentadas amostras do rico artesanato local feito basicamente de coco e madeira.

ENDEREÇO: Centro de Porto Seguro.

Quadrado de Trancoso

O centro da pequena vila é formado por casinhas coloridas que funcionam como bares, restaurantes, lojas de artesanato e até mesmo boutiques de grifes famosas.

Ao entardecer o movimento no comércio começa a ficar intenso.

ENDEREÇO: Praça São João | Trancoso

Rua do Mucugê

Considerada a rua mais charmosa do Brasil, a rua do Mucugê, localizada em Arraial d´Ajuda, possui diversas lojas de artesanato, bares, restaurantes e uma agitada vida noturna.

O Beco das Cores, uma viela na rua do Mucugê, abriga lojas, cafeterias, restaurantes e um sofisticado teatro/cinema.

ENDEREÇO: Rua do Mucugê | Arraial d´Ajuda

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?