Luciene Morais – Por que esse tipo de propaganda funciona?
Quantas propagandas você vê por aí prometendo um emagrecimento fácil? Shakes, dieta da lua, do chá, tratamentos estéticos e sei lá mais o quê lhe prometendo uma perda de peso rápido e sem muito esforço. Esse tipo de propaganda funciona muito bem porque mexe com o imaginário das pessoas. Afinal, quem realmente não gostaria de ter uma fórmula mágica, que permitisse emagrecer vários quilos de forma tão simples?
A indústria publicitária sabe disso e se alimenta dos desejos das pessoas. Basta a ela descobrir o que você deseja para agregar este seu desejo a um produto qualquer que ela pretenda vender. Na análise do comportamento, chamamos isso de emparelhamento de estímulos. O que ela faz é pegar a ideia falsa (mas que ela sabe que a maioria das pessoas ainda gosta de acreditar) de que existe um modo mágico de emagrecer e emparelhar (associar) essa ideia a um produto que ela queira vender.
Existem também os casos em que os produtos são associados à artistas consideradas referências de beleza. Basta então que Gisele Bündchen saia na foto segurando o Shake X para as pessoas acreditarem que o corpo dela é em razão daquele produto. Como querem ter um corpo igual ao de Gisele, se iludem e compram o Shake X .
Mas porque ainda compramos esses produtos ao invés de iniciar as mudanças tradicionais de reeducação alimentar e prática de atividade física? Porque procuramos sempre o modo mais fácil e, mesmo que ele não exista, achamos melhor nos alimentar da ilusão do que nos empenharmos em algo bem mais delicado de lidar: mudanças de hábitos. E você? Tem escolhido se alimentar de ilusões ou buscado uma mudança real?