COMPARTILHAR
Foto: ClickFoz
Continua depois da publicidade.

Além dos pescadores, os proprietários de restaurantes, bares, hotéis, bem como todos os estabelecimentos que comercializam produtos da pesca devem se informar quanto aos procedimentos durante o período de defeso

A Polícia Militar do Meio Ambiente de Lagoa da Prata informou que teve início no dia 01 de novembro o período da Piracema. O período deve ser respeitado até o dia 28 de fevereiro de 2018. “O período é pautado sob o mister da proteção a vida silvestre, com o intuito educar, prevenir e coibir a prática da pesca predatória, para assegurar a sustentabilidade das diversas espécies da fauna ictiológica da Bacia Hidrográfica dos rios Grande e Rio São Francisco”, explicou Edimilson José da Lage, comandante da Polícia do Meio Ambiente.

A palavra Piracema é de origem tupi e significa “subida do peixe”. Refere-se ao período em que os peixes buscam os locais mais adequados para desova e alimentação. O fenômeno acontece todos os anos, coincidindo com o início do período das chuvas, entre os meses de novembro e fevereiro.

Sargento Edimilson Lage
Continua depois da publicidade.

Durante o período da Piracema, as atividades de pesca sofrem inúmeras restrições, conforme descreve as Portarias do Instituto Estadual de Florestas – IEF: nº 156/2011 referente à Bacia de Rio Grande e Paranaíba , Portaria IEF nº 155/2011 referente a Bacia do Leste do Estado de Minas Gerais e  Portaria IEF nº 154/2011 inerente à Bacia do São Francisco, ambos documentos serão empregados no período de defeso 2017/2018, em seu inteiro teor, devendo todas as restrições e obrigações serem cumpridas na Piracema atual.

Lage também destacou que, durante o período de defeso os peixes sobem para as cabeceiras dos rios e lagoas marginais para se reproduzirem e os pescadores têm de observar rigorosamente as restrições para a atividade. “Além dos pescadores, os proprietários de restaurantes, bares, hotéis, bem como todos os estabelecimentos que comercializam produtos da pesca devem se informar quanto aos procedimentos durante o período de defeso”, afirmou.

 

Deixe o seu comentário e compartilhe no Whatsapp