fbpx
jc1140x200

Polícia Militar do Meio Ambiente faz alerta para o período da Piracema

Foto: ClickFoz

Além dos pescadores, os proprietários de restaurantes, bares, hotéis, bem como todos os estabelecimentos que comercializam produtos da pesca devem se informar quanto aos procedimentos durante o período de defeso

A Polícia Militar do Meio Ambiente de Lagoa da Prata informou que teve início no dia 01 de novembro o período da Piracema. O período deve ser respeitado até o dia 28 de fevereiro de 2018. “O período é pautado sob o mister da proteção a vida silvestre, com o intuito educar, prevenir e coibir a prática da pesca predatória, para assegurar a sustentabilidade das diversas espécies da fauna ictiológica da Bacia Hidrográfica dos rios Grande e Rio São Francisco”, explicou Edimilson José da Lage, comandante da Polícia do Meio Ambiente.

A palavra Piracema é de origem tupi e significa “subida do peixe”. Refere-se ao período em que os peixes buscam os locais mais adequados para desova e alimentação. O fenômeno acontece todos os anos, coincidindo com o início do período das chuvas, entre os meses de novembro e fevereiro.

Sargento Edimilson Lage

Durante o período da Piracema, as atividades de pesca sofrem inúmeras restrições, conforme descreve as Portarias do Instituto Estadual de Florestas – IEF: nº 156/2011 referente à Bacia de Rio Grande e Paranaíba , Portaria IEF nº 155/2011 referente a Bacia do Leste do Estado de Minas Gerais e  Portaria IEF nº 154/2011 inerente à Bacia do São Francisco, ambos documentos serão empregados no período de defeso 2017/2018, em seu inteiro teor, devendo todas as restrições e obrigações serem cumpridas na Piracema atual.

Lage também destacou que, durante o período de defeso os peixes sobem para as cabeceiras dos rios e lagoas marginais para se reproduzirem e os pescadores têm de observar rigorosamente as restrições para a atividade. “Além dos pescadores, os proprietários de restaurantes, bares, hotéis, bem como todos os estabelecimentos que comercializam produtos da pesca devem se informar quanto aos procedimentos durante o período de defeso”, afirmou.

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?