fbpx
jc1140x200

Polícia Militar dá dicas para evitar roubos no final do ano

Ilustração

Com a chegada das festividades do final do ano a facilidade para assaltos é maior. Em casa, na rua e até em compras o cidadão pode ser lesado. De acordo com o sargento Washington Felipe, todos devem estar atentos. “Mesmo dentro da sua garagem você deve trancar muito bem o seu veículo. Estamos no início do mês de dezembro, mês em que os trabalhadores  recebem o pagamento do mês e também o 13º salário. O fluxo de dinheiro aumenta no comércio. Para você comerciante, e também para o cidadão: Cuidado ao transitar pelas vias comerciais de nossa cidade; preste atenção como você transporta esse dinheiro;prefira fazer pagamentos através de cartões de crédito ou débito; caso tenha o cartão roubado ou perca, fica mais fácil cancelar esse documento”, destacou.

Em casa:

Nada de conversa com o portão aberto –  Em vez de ficar conversando do lado de fora com tudo aberto – já é uma situação de perigo -, entre, tranque o portão e depois comece a conversa em um local seguro.

Portão automático –  A primeira coisa é não ter que chegar e descer do carro para abrir o portão. Então, instale um portão automático para diminuir o seu teu tempo de exposição na rua.

Sistema de segurança –  Invista em um sistema de segurança com os vizinhos. Se muitas casas da região foram assaltadas, junte as moradores e faça um pacote. O ideal é que todas as casas instalem câmeras, assim os equipamentos sairão mais baratos. Você pode enxergar imagens de duas casas, de outras duas casas e vice-versa.

Divisa com terreno baldio –  Se sua casa faz divisa com um terreno baldio, instale uma cerca elétrica ou alarme para assustar os bandidos. Coloque algo que dificulte a vida do criminoso.

Iluminação –  Mantenha a parte externa da casa bem iluminada até mesmo com holofotes.

Cuidado ao chegar em casa –  Tome muito cuidado com algumas atitudes. Não entre em casa se desconfiou de alguma coisa. Dê a volta e ligue para alguém de casa para saber se está tudo em ordem.

Nunca reaja –  Se for assaltado, tenha em mente que o seu objetivo agora é que toda a ação seja feita o mais rápido possível para o bandido ir embora e você voltar a não ter risco. Então, não reaja de jeito nenhum.

Cuidados nas ruas
– Evite local deserto

– Ao pressentir aproximação de estranhos em atitudes suspeita, entre no primeiro local habitado e peça ajuda

– Fique  atento a bolsas e carteiras

– Não carregue grandes importâncias de dinheiro ou outros valores.

– Separe um trocado para o café, cigarro, almoço etc, deixando a maior parte do dinheiro em local reservado que não faça volume.

– Nunca vá fazer compra sozinho e procure pagar com cheque ou cartão, para não ter a necessidade de sair com grande quantia de dinheiro.

– Não saia com correntes, relógios, medalhas, braceletes e outras joias.

– Sempre procure andar no centro da calçada e contra o sentido do trânsito, pois é mais fácil perceber a aproximação de algum veículo suspeito.

– Não pare para falar com estranhos. Em assaltos, o ladrão sempre aborda a pessoa pela frente, pede uma informação qualquer e puxa a arma.

Cuidados nos caixas
– Ao efetuar pagamento com cartão de crédito, procure acompanhar o processo de preparação de comprovante, evitando que o cartão permaneça longe de sua vista.

– Sempre rasgue em pedaços a fatura inutilizada.

– Solicite sempre a sua via de comprovante de venda e confira antes de assinar o valor declarado.

– Evite ir aos Bancos 24 horas. Se for impossível, procure os que estiverem em shoppings ou lugares movimentados.

Cuidados no trânsito
– Dirija com os vidros fechados, para a sua maior segurança.

– Cuidado no semáforo e pare sempre com a primeira marcha engatada e fique alerta à aproximação de estranhos.

– Quando for estacionar, ou apanhar o carro, esteja sempre atento para a presença de indivíduos suspeitos nas aproximações.

– Não deixe a chave no quadro, mesmo que seja por um minuto.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?