fbpx
jc1140x200

Polícia Militar adverte motoristas que usam celular enquanto dirigem

Celular e direção é uma mistura tão perigosa quanto conduzir um veículo alcoolizado. Isso porque falar ao telefone ou mandar SMS distrai o motorista e pode aumentar em 400% o risco de acidentes. Pensando nisso, a Polícia Militar de Lagoa da Prata tem realizado operações para advertir motoristas que dirigem usando celular. “Eles estão colocando em risco a integridade física deles e de terceiros. Muitas das vezes visualizamos motoristas falando ao celular e mexendo em redes sociais enquanto dirigem. É uma falta de respeito com os demais usuários das vias e com a vida. Estamos fazendo muitas autuações de trânsito nesse sentido. Muitos vão se assustar quando essas notificações chegarem”, destaca o tenente João Batista.

O militar ainda recomenda que, quando precisar utilizar o telefone, o motorista pare o veículo em local seguro.

Observe essas informações:

LER MENSAGENS DE TEXTO
Tempo de desatenção

2 segundos
Distância percorrida
60 km/h: 34 m
100 km/h: 56 m

O envio de mensagens de texto é a falta de atenção mais alarmante, pois envolve distração manual, visual e cognitiva simultaneamente, segundo o NHTSA. A maioria dos condutores submetidos ao teste levou 2 segundos para ler uma mensagem, o suficiente para percorrer metade de um campo de futebol como se estivesse de olhos vendados.
DIGITAR NÚMEROS PARA FAZER LIGAÇÃO
Tempo de desatenção

2 segundos
Distância percorrida
60 km/h: 34 m
100 km/h: 56 m

O uso de celular com uso de viva-voz ou Bluetooth não é substancialmente mais seguro, segundo o VTTI. Até agora, a pesquisa indica que a distração cognitiva de ter uma conversa ao telefone faz com que motoristas aumentem em duas vezes o tempo de reação. A ação de digitar o número já é considerada uma distração perigosa.

ESCREVER MENSAGEM DE TEXTO
Tempo de desatenção

2,5 segundos
Distância percorrida
60 km/h: 42 m
100 km/h: 69 m

Segundo dados do NHTSA, mandar mensagens de texto ao volante chega a ser seis vezes mais perigoso que dirigir depois de ingerir bebida alcoólica. Os condutores do teste voltaram o olhar para a pista quatro vezes. É possível considerar que essa distração durou 10 segundos no total e o motorista percorreu 280 metros a 100 km/h.

Com informações: Eh Solutions
jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?