COMPARTILHAR
Continua depois da publicidade.

Prática que antes era utilizada apenas como meio de transporte, andar de bicicleta se tornou um dos esportes mais praticados em Lagoa da Prata

Lagoa da Prata é um município que favorece a prática do ciclismo, seja como meio de transporte no dia-a-dia ou como atividade física. A cidade oferece ruas largas e planas, além de diversas trilhas e estradas que recebem diariamente centenas de ciclistas que praticam mountain bike.

Continua depois da publicidade.

Andar de bicicleta sempre fez parte da cultura do lagopratense. Supermercados e pequenos comércios oferecem estacionamento exclusivo para as ‘magrelas’. Porém, nos últimos cinco anos tem crescido o número de adeptos quChristiano Maciel 1e encontraram na bike uma alternativa prática e saudável para a prática de esporte. De acordo com levantamento da Prefeitura em 2012, havia quatro bicicletas em cada casa dos moradores da cidade.

PEDALAR REQUER CUIDADOS

Pedalar é conciliar uma alternativa de modalidade urbana com um exercício completo para a saúde. O esforço que andar de bicicleta proporciona estimula músculos de todo o corpo, em especial nas pernas. No entanto, os ciclistas de primeira viagem precisam observar alguns cuidados para que as consequências não sejam negativas. É o que explica o cardiologista Marconi Gomes dja Silva, presidente da Sociedade Mineira de Medicina do Exercício e do Esporte (Smexe), que aconselha um bom check-up na hora de iniciar os exercícios. Outros profissionais, como nutricionistas e preparadores físicos, também devem servir de apoio ao ciclista. “Se a pessoa estiver muito acima do peso, muito sedentária e ainda tiver história familiar de doenças cardíacas, é importante procurar um médico para fazer uma avaliação antes de se exercitar mais intensamente”, explicou Silva.

VIDA SAUDÁVEL

Um exercício eficiente para o controle de peso, que também trabalha o equilíbrio e previne inúmeras doenças arteriais. É assim que o ciclismo é definido pelo cardiologista. Ele reitera que o mais importante é manter o esforço constante. “Quem se exercita com regularidade aumenta naturalmente o seu metabolismo basal e, com isso, gasta calorias tanto quando está em atividade quanto após os exercícios”.

De acordo com Silva, uma pessoa que pesa 70 quilos perde cerca de 400 calorias a cada cinco quilômetros que percorre com bike, não muito diferente do gasto calórico de uma corrida. O ciclista, no entanto, possui outros benefícios. “Você trabalhar um grupo muscular que são as pernas, principalmente os quadríceps da coxa (musculatura anterior da coxa), posterior da coxa, panturrilha, glúteos, abdominal e extensores da coluna”, afirma Marconi Gomes da Silva.

MITO

O diagnóstico de câncer no testículo do ciclista norte-americano Lance Armstrong reforçou uma teoria infundada que gera receio nos homens. Muitos acreditam que o ciclismo pode gerar tumor na região ou outros problemas, como infertilidade e impotência, o que é refutado pelo presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Carlos Corradi.

imagem infografico bike 2

 

(*) Com informações de Bernardo Almeida e Natália Oliveira/Jornal O Tempo

Deixe o seu comentário e compartilhe no Whatsapp