fbpx
jc1140x200

Opinião – Até consigo emagrecer, mas volto a engordar

Um emagrecimento efetivo, ou seja, que se sustente à longo prazo, envolve três aspectos: reeducação alimentar, atividade física e reeducação cognitiva/comportamental (psicológica). No entanto, o que geralmente acontece nas tentativas de emagrecimento frustradas é que os aspectos psicológicos são desconsiderados.

Muitas pessoas podem se perguntar: mas o que psicologia tem a ver com emagrecimento? Para emagrecer não basta fazer dieta e exercício físico? Teoricamente esta fórmula é suficiente para a perda de peso, no entanto, precisamos considerar que os aspectos psicológicos poderão favorecer ou impedir que tal processo aconteça na prática.

Como resistir e não repetir o prato? Como lidar com a vontade de comer fora de hora? Como sair com os amigos para passear e não sucumbir? Como encontrar disposição para fazer atividades físicas? Como não” chutar o balde” e comer exageradamente após perceber que fugiu da dieta? Como lidar com a culpa e sentimentos de incapacidade ao perceber que ao invés de emagrecer, engordou um pouco? Como? Como?

Todas as questões apresentadas relacionam-se à aspectos psicológicos que apresentam-se como dificuldades encontradas durante o processo de emagrecimento. Se a pessoa não consegue lidar com tais dificuldades, certamente não conseguirá sustentar o seu processo de mudança no corpo por muito tempo.

Autora: Luciene Morais Batista – CRP 04-37799 Psicóloga Clínica – Especializando em Terapia Comportamental e Cognitiva pela PUC Minas Consultório: Rua Professor Jacinto Ribeiro nº 32, Centro, Lagoa da Prata – MG Fones (37) 8842-4204 e 3262- 2132 Credenciada para Atendimentos Online pelo site www.psicoharmonia.com.br
Autora: Luciene Morais Batista – CRP 04-37799
Psicóloga Clínica – Especializando em Terapia Comportamental e Cognitiva pela PUC Minas
Consultório: Rua Professor Jacinto Ribeiro nº 32, Centro, Lagoa da Prata – MG
Fones (37) 8842-4204 e 3262- 2132
Credenciada para Atendimentos Online pelo site www.psicoharmonia.com.br
jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?