fbpx
jc1140x200

Obra da poetisa Maria do Rosário Bessas é tema de estudo

O Colégio de Aplicação Unifor, em Formiga, desenvolve projeto de incentivo à literatura regional

A poesia está em todos os lugares. Bem perto de nós, longe dos holofotes inatingíveis da fama, o poeta vive. Com o objetivo de enriquecer a capacidade intelectual dos alunos e permitir que adquiram conhecimento, com prazer, o Colégio de Aplicação Unifor, em Formiga, desenvolve o projeto “Semeando Ideias”. Realizado em três momentos distintos, o projeto voltado para alunos do 2º ano A e B e 4º ano A do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da FUOM – Unidade II (Corujinha), trabalha a poesia, por meio do estudo da poetisa Maria do Rosário Bessas, de Lagoa da Prata.

Segundo a diretora da Instituição, Divina Solange do Nascimento, além de trabalhar os conceitos da poesia, o projeto permite que os alunos mantenham contato próximo com um artista regional. O processo, que consta do conhecimento prévio da obra, do contato com a poetisa e do trabalho relacionado aos livros pulbicados por ela, faz com que os estudantes deixem de ver a poesia como algo surreal, ou seja, distante das próprias realidades.

Num primento momento, os alunos estudaram a obra de Maria do Rosário Bessas e sua bibliografia. No dia 5 de novembro, a direção do Colégio Aplicação promoveu um encontro entre a poesia e os alunos da Escola Infantil Corujinha. Paralelamente, foram desenvolvidas atividades de paráfrase das poesias da autora e um trabalho interdisciplinar de ilustração de uma de suas obras. Na sequência, os trabalos dos alunos irão ilustrar um livro da artista.

O encerramento do projeto ocorrerá no próximo dia 21 de novembro, quando os alunos apresentarão atividades relacionadas ao projeto para a poetisa e toda a comunidade escolar.

 

Foto: A poetisa Maria do Rosário participou do “Projeto Poeta”, no qual sua obra foi fonte de estudo dos alunos do Instituto Raízes, em Igarapé, no mês de junho

 

Conteúdo exclusivo do portal TV Cidade Lagoa da Prata. A reprodução total ou parcial está expressamente proibida sem a autorização por escrito da produtora, conforme determina a Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610), estando o infrator sujeitos às penalidades impostas pela legislação. É permitida somente a divulgação do teor integral por meio de compartilhamento nas redes sociais.
jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?