fbpx
jc1140x200

Novo Caminho faz campanha para ajudar a manter a instituição

A instituição atende cerca de 26 internos. Sem fins lucrativos, a entidade atua na prevenção, recuperação e reabilitação  de pessoas

A Comunidade Terapêutica Novo Caminho está realizando uma campanha para arrecadar fundos para ajudar  a manter a instituição. A entidade atua na recuperação de pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de droga. Em atividade desde 1996, acolhe jovens e adultos do sexo masculino, de qualquer crença religiosa, e que desejam uma mudança de vida.

A assistente social Aline Ferreira Batista é uma das coordenadoras dos trabalhos
A assistente social Aline
Ferreira Batista é uma das
coordenadoras dos trabalhos

Sem fins lucrativos, a instituição atua na prevenção, recuperação e reabilitação de pessoas para o convívio social. Esse trabalho acaba se tornando muito maior, pois são formados novos cidadãos, com responsabilidade, disciplina, respeito pelo próximo e, especialmente, autocontrole. De acordo com assistente social Aline Ferreira Batista, a Novo Caminho recebe pessoas “destruídas” pelas drogas e pelas relações sociais, e as devolve, na grande maioria das vezes, completamente recuperadas. “O tripé responsável pelo sucesso é a espiritualidade, a convivência e a laborterapia”, afirmou.

O tratamento completo na comunidade terapêutica compreende um período de internação de nove meses, e o índice de perseverança é bastante alto, de acordo com o informado pela assistente social. “Contamos no quadro de funcionários assistente social, coordenadores, psicólogo e voluntários da comunidade que nos auxiliam no processo de tratamento. Paralelamente aos trabalhos da Fazenda, a instituição conta ainda com uma Casa de Triagem em Lagoa da Prata. Embora ainda em construção, são realizadas ali, desde fevereiro de 2012, reuniões semanais para troca de experiências e ajuda mútua, dentro do Programa de Vida Nova, onde são trabalhados os 12 passos da Sobriedade. O projeto prioriza o direito da criança e do adolescente a uma boa convivência familiar, através da proteção e atendimento às famílias com problemas de ‘drogadição’. As reuniões acontecem todas as quartas-feiras, às 19 horas. A participação é aberta a toda comunidade, sendo o trabalho estendido a escolas e empresas, a fim de potencializar a prevenção”, destacou.

O Programa de Vida Nova tem cinco frentes de atuação: Prevenção ao uso de drogas; Intervenção; Recuperação; Reinserção Familiar e Social; Atuar em parcerias.

Segundo Aline, o dependente químico não consegue se libertar sozinho. O sucesso na luta contra as drogas depende de todos: sociedade civil, autoridades políticas e judiciárias, igreja, família, empresas e entidade. As parcerias são fundamentais no processo de recuperação e reinserção social.

A Comunidade Terapêutica Fazenda de Recuperação Novo Caminho está localizada na Fazenda Jacaré, Fundão de Baixo (Lagoa da Prata), sendo sua casa de  triagem situada na Rua Dona Naná, 453, bairro Gomes.

FAÇA SUA DOAÇÃO

  • Através dos telefones:

37 9805-2013 / 9827-8023

(Aurélio)

  • Caixa Econômica Federal

Agência: 1382 | Conta: 364-1

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?