fbpx
jc1140x200

Nilson Bessas – Finanças no vermelho

Muitas empresas em atividade sofrem com o caixa no vermelho. Algumas conseguem achar uma solução para o problema e sobrevivem, já outras, não conseguem e fecham as portas. Empresas com geração de caixa negativo precisam tratar a causa e não somente recorrer à injeção de mais capital. Do contrário, os problemas só tendem a aumentar.

 

Encerra-se mais um mês e o caixa da empresa novamente fecha no vermelho, mesmo considerando o crescimento das vendas. O empresário preocupado em honrar os seus compromissos recorre aos bancos. Porém, esta não é uma atitude correta, pois o que deve ser tratado nesta empresa são as causas dos problemas e não somente as consequências. Recorrer à injeção de um novo capital será parte da solução, que deverá vir acompanhada de outras ações mais profundas para avaliar o que está causando a geração de caixa negativo. É preciso verificar alguns pontos como o capital de giro, estoque, despesas e índice de markup (preço de venda).

 

Toda empresa precisa manter um determinado valor de capital de giro para sustentar as vendas a prazo e o tempo que as mercadorias levam para serem vendidas e que permanecem em estoque. Normalmente os compromissos com fornecedores vencem antes do recebimento das vendas, sendo necessário recorrer ao capital de giro para bancar este descasamento de prazos. Por isso, o capital de giro nunca pode ser usado para outros fins. Uma medida estratégica para depender menos do capital de giro é montar um fluxo de caixa eficiente que possa garantir o recebimento das vendas antes dos pagamentos dos fornecedores. Mas, ainda assim é importante manter o capital de giro para as eventualidades.

 

Quanto ao estoque, o empresário precisa saber qual é o volume ideal para manter as vendas em crescimento. O estoque não pode ser muito pequeno, abaixo do mínimo necessário, porque pode haver perdas nas vendas. Não pode ser muito elevado, acima do ideal, porque o estoque é custo para empresa. Sendo assim, resta ao empresário administrar a logística de compras de mercadorias, abastecendo o estoque conforme as vendas realizadas. O estoque na quantidade certa faz toda a diferença para saúde financeira da empresa.

 

As despesas fixas devem ser as menores possíveis para possibilitar a empresa ter preços de vendas competitivos. Por serem fixas, elas ocorrem mesmo quando as vendas diminuem. Neste caso a sua representatividade aumenta e reduz a lucratividade da empresa. Controlar as despesas fixas sempre é necessário para o sucesso de qualquer empreendimento. Quanto às despesas financeiras, elas também devem estar bem administradas, e são aceitáveis somente quando forem planejadas e que tenham os juros e as amortizações dentro da capacidade de pagamento da empresa. As despesas variáveis (comissões sobre vendas, entrega da mercadoria, televendas e outras) já são menos complexas, pois está ligada diretamente ao faturamento, ou seja, elas tendem a aumentar somente se o faturamento aumentar.

 

No entanto, muitas empresas sofrem com o caixa no vermelho porque acabam girando mercadorias que não tem margem de lucro adequada. E isso ocorre porque o empresário não sabe ou não dá atenção à formação do preço de vendas das mercadorias. A formação do preço de venda (Índice de markup) deverá compor o custo da mercadoria juntamente com as despesas fixas, variáveis e financeiras, impostos, inadimplência e margem de lucro. (Leia o livro “Tornando sua empresa um sucesso” para saber do assunto com mais detalhe). Uma empresa jamais poderá abrir mão da sua lucratividade. É somente com lucro que se há geração de caixa positivo e crescimento do empreendimento.

 

Enfim, o caixa no vermelho sempre é reflexo de uma gestão equivocada, consequência de ações erradas tomadas no passado, da qual exige dedicação e mudanças de hábito do empresário para serem consertadas.

 

Nilson Bessas Presidente do Conselho de Administração e Diretor Comercial/Financeiro do Sicoob Lagoacred Gerais. E-mail: nilson@lagoacred.com.br
Nilson Bessas
Presidente do Conselho de Administração e Diretor Comercial/Financeiro do Sicoob Lagoacred Gerais.
E-mail: [email protected]

 

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?