fbpx
jc1140x200

Nilson Bessas – Campeões de desculpas

O que antes era apenas uma atitude isolada, hoje a “desculpa” passou a fazer parte da nossa rotina. Dar desculpas e explicações para fracassos, falhas e atrasos tornou-se o cotidiano de muita gente.

 

José tinha uma reunião importante e acabou chegando atrasado. E logo se colocou a explicar aos demais – que chegaram pontualmente – o motivo do seu atraso. Disse ele, sem nenhum constrangimento, que não teve intenção, pois, o responsável por sua demora fora o trânsito parado. Joana tinha um relatório para entregar ao departamento contábil na quarta de manhã, mas entregou somente à tarde. O motivo segundo suas justificativas foi que o seu computador travou. A empresa, onde Pedro, trabalha, contratou uma palestra sobre “Relacionamento e atendimento a clientes” para aprimorar as técnicas de vendas da equipe. Porém, quando Pedro chegou, a palestra já havia começado há mais de 10 minutos.  E como ele era parte interessada no assunto por compor a equipe de vendas, a cena não lhe pegou bem. No final da palestra, se sentido à vontade e sem nenhuma inibição, veio explicar que não dormiu bem à noite, e por isso, perdeu a hora. Beatriz, estudante de economia, não conseguiu entregar o trabalho de finanças na data prevista, e teve que recorrer à direção da faculdade e solicitar uma nova oportunidade, pois, argumentou que sua vida não tem sido fácil. A empresa onde trabalha tem crescido muito, exigindo dela mais esforços que o normal. Lúcio foi recomendado por seu gerente a fazer uma visita, na manhã seguinte, para um cliente em potencial. Porém, neste dia, ele se dispersou com outros afazeres da empresa e acabou deixando de lado a recomendação, ficando então, a visita para outra ocasião.  José, Joana, Pedro, Beatriz, Lúcio, Vitor, Mário, Júlia, Davi…, todos têm arrumado alguma explicação para o não cumprimento de algum prazo. Esta  displicência tem ocorrido com muita gente e pode estar acontecendo também com você. O que antes era apenas uma desculpa isolada, hoje passou a fazer parte da nossa rotina. Dar desculpas e explicações para fracassos, falhas e atrasos virou o cotidiano de muita gente.

Pode ser, que a falta de disciplina, seja uma herança deixada por nossos antepassados e que acabamos praticando-a por costume, dando-nos a má fama, como brasileiro que somos, de não respeitar e não ligar para a pontualidade, diferentemente como fazem os britânicos, e principalmente, os Japoneses e seus vizinhos. O fato é que, seja uma herança ou não – e não importa aqui a sua origem – temos que descontinuar essa prática. Temos que evoluir enquanto cidadãos e profissionais e fazer jus à disciplina, cumprir horários e prazos, respeitar quem está do outro lado. É uma falta de consideração com as pessoas, quando chegamos atrasados em algum compromisso, ainda que possamos elaborar uma boa desculpa. Não podemos esquecer que todas as pessoas das quais nos relacionamos, vivem também neste nosso mesmo planeta, com o mesmo tempo, sujeitas ao trânsito congestionado, as noites mal dormidas, ao excesso de trabalho… As ameaças à pontualidade valem para todos e não somente a você.

Grandes líderes empresariais não aceitam a falta de compromisso com prazos e horários. Em suas companhias, quem procede assim, fica de fora, ainda que esta pessoa tenha talento e qualificações para os negócios. Segundo eles, não se pode confiar em quem não cumpre prazos e compromissos.

Radicalismo a parte, é importante ressaltar, que existem imprevistos acima da nossa capacidade de evitá-lo, podendo acontecer e nos fazer chegar atrasados ou nos deixar de fora de algum evento e até nos fazer fracassar diante de uma missão ou de um projeto. Mas este tipo de imprevisto, normalmente é fato isolado e não se repete com frequência, podendo ser entendido e perdoado pelas pessoas afetadas. Mas, imprevistos ou fracassos ocorridos por falta de compromisso e disciplina nunca serão entendidos e aceitos, e sempre causará prejuízos, principalmente, a imagem de quem assim proceder.

Para quem vive atrasando para os compromissos e descumprindo horários, talvez seja o momento de se fazer um balanço. Certamente há algo errado nisso, e a falta de disciplina possa ser uma reação do seu organismo para uma rotina não desejada. E como tal prática vem fazendo parte da vida do brasileiro, tudo então parece estar dentro da normalidade, deixando-lhe acomodado, pensando que a questão faz parte da vida. No entanto, é preciso dar um rumo diferente a situação, mas antes de tudo, é importante lembrar que não existe um mundo perfeito e você precisa aprender a gostar do que faz e não somente querer fazer o que gosta.

Para conseguirmos otimizar nossos procedimentos e rotinas, evitar estresses e aprendermos a gostar das nossas atividades, temos que primeiro fazer uma avaliação de como estão as nossas agendas, depois fazer uma autoanálise de como estou vivendo e trabalhando. Buscar o equilíbrio da vida é a base para a nossa satisfação profissional e pessoal, e o início da caminhada para o sucesso.

Para organizar uma agenda e a rotina diária, temos que primeiro eliminar os maus hábitos e combater os nossos vícios. Depois precisamos ter coragem para assumir nossas falhas e reconhecer o por que da nossa indisciplina, que nos fazem chegar atrasados aos compromissos. Enxergar os erros e ter coragem para mudar é um grande começo.

Ser disciplinado, cumprir horários e compromissos não pode ser um ponto fora da curva. Pelo contrário, deve fazer parte da nossa vida. Não podemos achar que o mundo está de cabeça para baixo e confundirmos o “certo” com o “errado”. Temos que ter personalidade para saber escolher a conduta ideal. Para tanto, faça a sua parte. A outra parte, o universo, a sociedade e o mercado se encarregarão de fazer. Chegar na hora certa para um compromisso é uma obrigação e não uma virtude.

 

N
Nilson Bessas Presidente do Conselho de Administração e Diretor Comercial/Financeiro do Sicoob Lagoacred Gerais. E-mail: [email protected]
jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?