fbpx
jc1140x200

Município de Lagoa da Prata recebe oficialmente a ETE

Funcionários da construtora Santanna, técnicos da CODEVASF (Comissão de Desenvolvimento dos vales São Francisco e Parnaíba) e membros da CBHSF (Comitê de Bacias Hidrográficas do São Francisco) vieram a Lagoa da Prata fazer a entrega oficial das obras da ETE.

Como tem sido amplamente divulgado, a ETE – Estação de Tratamento de Esgotos – de Lagoa da Prata, uma obra executada com recursos federais, através do PAC, na ordem de trinta e dois milhões e meio de reais, estava pronta desde agosto do ano passado. Entraves burocráticos de toda ordem, principalmente no que concerne a licenças ambientais, vinham atrasando o início de funcionamento da estação.

Finalmente no último dia 06 de maio foi liberada a Autorização Provisória para Operação, Processo COPAM n°18632/2008/003/2041. Com essa autorização provisória, a ETE está em condições de funcionamento.

No dia 19/05/2015, funcionários da Construtora Santanna, responsável pela obra vieram oficialmente entregar a estação. Junto aos funcionários vieram também técnicos da CODEVASF – Companhia de Desenvolvimento do Vale do Alto São Francisco, responsável pela liberação dos recursos junto ao PAC – Programa de Aceleração do Crescimento – do Governo Federal, em missão de visita técnica para autorizar o funcionamento. Também compareceram técnicos da CBHSF – Comitê de Bacias Hidrográficas do São Francisco – da Bahia, que vieram verificar a implantação da ETE.

Como parte da programação, inspecionaram as Estações Elevatórias e toda a rede coletora de esgotamento sanitário.

Em seguida, com a presença do Prefeito Municipal, Paulo Teodoro, do Diretor do SAAE, Antônio Sampaio, do Diretor Adjunto do SAAE, Astácio Neto, do Secretário de Meio Ambiente, Lessandro Gabriel e dos vereadores, Professor Di-Gianne, Nego da Saúde e Adriano Morais, além de funcionários do SAAE, da Prefeitura e da construtora, foram acionados os motores e demais componentes da estação. O teste saiu a contento e a ETE já está em condições de funcionamento, segundo atestaram os técnicos presentes.

Mas para que a estação entre de fato em operação será necessária a contratação de funcionários, em torno de vinte e cinco. Para isso será feito um concurso público. Como se trata de um processo que levará alguns meses, um Processo Seletivo será montado, dentro das previsões, até o final de junho, para em julho, se não houver contratempos, finalmente teremos a ETE em pleno funcionamento.

Por: Toninho Sampaio

Fotos: Ascom da Prefeitura de Lagoa da Prata

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?