fbpx
jc1140x200

Moema – Escola será construída no terreno da praça de eventos

A nova escola de Moema será construída com o mesmo padrão da escola acima.

Estrutura metálica do galpão da Praça de Eventos será transferida para o Parque de Exposições, que receberá pavimentação asfáltica e irá oferecer mais conforto e segurança para os eventos da cidade.

 

 

A Prefeitura de Moema iniciará nos próximos dias a construção de uma nova escola no terreno onde hoje está instalada a Praça de Eventos. O centro educacional terá seis salas de aula, com capacidade para atender a 216 crianças do Ensino Fundamental em cada turno. Serão investidos R$ 1.021.167,10, por meio de parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. A suplementação orçamentária para a construção da nova escola foi aprovada por todos os vereadores.
A estrutura metálica que hoje está instalada na Praça de Eventos será totalmente transferida para o Parque de Exposições, local mais adequado para a realização de festas e eventos em Moema, que, após a reforma, terá dois pavilhões cobertos e receberá pavimentação na área de fluxo de pessoas, além de oferecer amplo espaço de estacionamento – vantagens
que a Praça de Eventos não dispõe.
MOEMENSES APROVAM MUDANÇA
O aposentado Antônio Martins Ribeiro, que mora perto da Praça de Eventos, ressalta que a transferência de local da Praça de Eventos não trará nenhum prejuízo às pessoas que participam das festas. “Uma escola é muito melhor do que a Praça de Eventos. Estamos precisando é de escola. Quem vai numa festa aqui na Praça de Eventos, vai também lá no Parque de Exposições. Ali só faz festa uma ou duas vezes por ano”, disse Antônio.

Antônio Martins Ribeiro - Aposentado
Antônio Martins Ribeiro – Aposentado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O terreno onde hoje está instalada a Praça de Eventos foi doado ao município na década de 1960 pelo saudoso Sr. Chico Marçal, que sonhava juntamente com o Padre Jonas ver naquele local uma escola técnica. O produtor rural Lázaro Francisco Assunção lembra com emoção do compromisso que o seu pai fez ao Padre Jonas de doar o terreno para a construção de uma escola. “O terreno onde hoje funciona a Praça de Eventos faz parte da doação. Meu pai doou para a prefeitura construir a escola. Está dentro do fundamento que foi feito a primeira escola. Acho que a Administração tinha que observar esse vínculo moral, pois não consta na
escritura. Mas todo diretor da escola sabe disso. Infelizmente não tem nada escrito, mas foi uma conversa entre Padre Jonas, o ex-prefeito José Evaristo de Lacerda, meu pai e eu. Tudo que se faz para a educação é progresso para acidade”, afirma Lázaro Francisco.

Lázaro Francisco - Produtor rural.
Lázaro Francisco – Produtor rural.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

[pull_quote_left]Meu pai doou para a prefeitura construir a escola. Está dentro do fundamento que foi feito a primeira escola. Acho que a Administração tinha que observar esse vínculo moral, pois não consta na escritura. Mas todo diretor da escola sabe disso. Infelizmente não tem nada escrito, mas foi uma conversa entre Padre Jonas, o ex-prefeito José Evaristo de Lacerda, meu pai e eu. Tudo que se faz para a educação é progresso para acidade[/pull_quote_left]
A nova escola terá seis salas de aula, com capacidade para 36 alunos cada, sala de leitura, sala de informática, sala da diretoria, sala de arquivo, secretaria, almoxarifado e sala de professores. Serão 854 metros quadrados de área construída.

 

BENEFÍCIOS DA MUDANÇA DE LOCAL DA PRAÇA DE EVENTOS:
•As duas áreas (Praça de Eventos e Parque de Exposição) ficam paradas praticamente o ano inteiro. O parque recebe apenas um evento durante o ano, que é a Festa do Cavalo. A Praça de Eventos é utilizada apenas para a realização das festas juninas escolares. Em 2013, o único evento de grande porte realizado na praça foi o aniversário da cidade. São duas áreas importantes que ficam sub-utilizadas durante o ano inteiro.
•Com a transferência da estrutura metálica da Praça de Eventos, o Parque de Exposição terá condições de receber todos os eventos de grande porte do Município, já que a Administração Municipal também irá pavimentar a área de fluxo de pessoas e já asfaltou a rua de acesso ao parque.
•O Parque de Exposições oferece amplo espaço para estacionamento, vantagem que a Praça de Eventos não dispõe.
•Com a construção da escola, o Município conseguirá atender à demanda de salas de aulas. Hoje, o CEMEI recebe aulas de pré-escolar porque faltam salas de aula na Escola Municipal Caramuru. Nesta escola, foi necessário levar o gabinete dentário para o PSF, passar a sala dos professores para onde funcionava o gabinete dentário, e improvisar a pequena sala dos professores para dar aula a 30 crianças. Com a construção da nova escola, a Administração Municipal iniciará o processo de readequação dos espaços escolares: o CEMEI será utilizado somente como creche, a Escola Municipal Caramuru vai atender os anos iniciais da educação infantil e a nova escola atenderá as crianças do primeiro ao quinto ano. Todas as escolas irão funcionar, porém, com o conforto que os alunos merecem.
•Não haverá nenhum prejuízo para as pessoas que participam dos eventos na cidade. Pelo contrário, com a nova estrutura, o Parque de Exposições irá oferecer mais conforto a todos os participantes dos eventos.
• Não haverá desperdício de dinheiro público. Toda a estrutura metálica será reaproveitada no Parque de Exposições e a área pavimentada permanecerá atendendo a escola.

 

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?