fbpx
jc1140x200

Mananciais no Centro Oeste de MG apresentam níveis inferiores a 2013

Após os problemas no abastecimento de água em cidades do Centro Oeste de Minas e a falta de chuvas no início do ano, comuns nesse período, a chegada do período de estiagem levantou preocupação. Para evitar novos problemas de distribuição, as companhias de abastecimento tem adotado medidas para reduzir o consumo de água da população até a chegada do período de chuvas.

Em Oliveira, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) chegou a decretar racionamentos de água.  Em fevereiro, no ano de 2013 que abastece os 13 reservatórios da cidade apresentou menos 15 centímetros e em  março o manancial apresentou menos 12 centímetros, considerado um dos mais baixos nos últimos 45 anos.

Atualmente a vazão é de 93 litros por segundos e o Córrego dos Bois, principal manancial que abastece a cidade, apresentou na última semana a marca de 11 cm abaixo do vertedouro. Apesar disso, o Saae garantiu que atualmente o abastecimento é regular em toda a cidade e a situação é mediana.

O Saae tem enfrentando dificuldades no abastecimento de água desde agosto de 2013. Com a falta de chuvas até o mês de maio a situação ficou mais crítica. Este período foi amenizado com o baixo consumo da população e com os rodízios implantados na cidade.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto ainda não tem uma previsão para o fim do período de estiagem no município e pede que a população continue reduzindo o consumo de água. O rodízio também permanece com abastecimento durante 12 horas e interrupção de 12 horas.

Pará de Minas

Desde de 2013 a cidade tem passado por problemas com abastecimento.  O prefeito Antônio Júlio (PMDB) chegou a  decretar situação de calamidade pública duas vezes devido à falta de água no município e informou que não renovaria o contrato com a companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), vencido desde 2009.

O Projeto de Lei (PL) 55/2014, que autoriza a Prefeitura de Pará de Minas a abrir edital para contratar uma empresa de abastecimento e tratamento de água na cidade, foi aprovado na noite da última quarta-feira (04-06)  na Câmara Municipal.

A água no município é proveniente de ribeirões e de poços perfurados. Dessa forma, o abastecimento depende da vazão dos ribeirões que atendem a cidade. Com a estiagem, a Estação de Tratamento de Água (ETA) em Pará de Minas tem operado com vazão média de 100 litros por segundo. Neste mesmo período no ano passado, a vazão girava em torno de 240 litros por segundo, caindo para menos da metade em 2014.

A previsão é que o período de chuvas tenha início em outubro deste ano. Para minimizar os efeitos da estiagem até lá, algumas medidas tem sido tomadas na cidade como o reforço no abastecimento feito por meio de 18 caminhões-pipa que levam água tratada diretamente do sistema Serra Azul, perfuração de poços profundos, rodízio de água e um desconto de 30% e 40% na conta daqueles que economizarem água .

Outras cidades do Centro-Oeste
Em Divinópolis, Cláudio, Bom Despacho, Arcos, Santo Antônio do Monte, Dores do Indaiá  a captação de água é feita diretamente em cursos d’água corrente, não sendo captada de lago, represa ou outro manancial que se caracterize como um reservatório. Segundo a companhia, os níveis apresentados nas cidades este ano são inferiores a de anos anteriores, mas isso não tem afetado a capacidade de atendimento às demandas dos municípios até o presente momento.

Neste domingo (8), em Divinópolis,  a Copasa realizou mais uma etapa da ampliação na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rio Itapecerica, aumentando a capacidade de produção de água tratada em cerca de 30%. Com a obra, a unidade ampliará de 600 para 775 litros por segundo.

De acordo com a companhia, tem sido feito um acompanhamento semanal dos mananciais da região nos pontos de captação, o que permitirá identificar a situação atual. Ainda segundo a Copasa, não há sinalização de risco de desabastecimento nas cidades para este ano, mas recomenda o consumo consciente da população devido ao período de estiagem.

 

Fonte: G1

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?