fbpx
jc1140x200

Luciene Morais – DIETA: por que sentimos aversão a tal palavra?

O que lhe vem à cabeça quando você lê a palavra “dieta”? É comum que as pessoas logo pensem em termos como: restrição, limitação, “não posso”, “não devo”, passar fome, ficar sem comer, etc. A palavra dieta é carregada de significados que, na maioria das vezes representam algo ruim, algo que não desejamos. Afinal de contas, quem deseja ficar sem comer ou mesmo passar fome? Por essa razão, pensar na palavra “dieta”, por si só já pode fazer com que as pessoas sintam certa repulsa.

Todas essas ideias relacionadas ao termo “dieta” estão na verdade ligadas às tentativas inadequadas de perder peso, pois na realidade ninguém precisa de fato passar fome para emagrecer. No entanto, ao dizerem “estou de dieta” as pessoas já evocam para si mesmas a ideia de que “estou em processo de sofrimento”. Se nessa cadeia de significados o termo “dieta” é relacionado à sofrimento, é natural que por mais que a pessoa tente seguir ela não consiga. Afinal ninguém deseja sofrer!

Se observarmos com calma, podemos perceber que mudar a dieta alimentar ou iniciar um programa de atividades físicas está ligado a outro significado positivo: cuidado com o corpo, cuidado consigo mesmo. A ideia de cuidar de si traz leveza, e não sofrimento. É algo desejável. Quem não quer cuidar de si? Se você tem passado por processo de emagrecimento e não tem obtido sucesso, sugiro que reveja o significado que tem atribuído para você mesmo (a) sobre suas mudanças na alimentação e na rotina de exercício físico: afinal você acredita que tem buscado sofrimento ou buscado cuidar de si mesmo (a)? Isso faz toda a diferença!

 

DSC00233
Autora: Luciene Morais Batista – CRP 04-37799 Psicóloga Clínica – Especializando em Terapia Comportamental e Cognitiva pela PUC Minas Consultório: Rua Professor Jacinto Ribeiro nº 32, Centro, Lagoa da Prata – MG Fones (37) 8842-4204 e 3262- 2132 Credenciada para Atendimentos Online pelo site www.psicoharmonia.com.br
jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?