fbpx
jc1140x200

Lagopratenses investem em aperfeiçoamento pessoal por meio do Eneagrama

Centenas de pessoas em Lagoa da Prata têm investido nos últimos anos em cursos de aperfeiçoamento pessoal, como os treinamentos oferecidos pelo Instituto Você. Agora, empresas e profissionais encontraram também no Eneagrama a possibilidade de continuar a buscar o crescimento pessoal e profissional. O professor Getúlio Chaves, analista comportamental, já ministrou três cursos na cidade. Na primeira oportunidade, o Grupo Minasprev ofereceu gratuitamente aos seus colaboradores as duas primeiras etapas do Eneagrama. E no início de março, Chaves ministrou no Colégio Águia de Prata uma etapa para trinta e sete participantes, dentre eles empresários, médicos e estudantes.

Conheça o Eneagrama no artigo a seguir, de autoria do professor Getúlio Chaves:

A palavra Eneagrama vem do grego (Ennea – nove e Grammos – pontos). O Eneagrama é uma figura de nove pontos, onde cada um representa um tipo de personalidade (também do grego Persona – máscara). É um mapa psico-espiritual, que ajuda a pessoa a encontrar seu caminho de volta à sua Essência.

O Eneagrama é um caminho que promove autoconhecimento, autocrescimento e desenvolvimento da compaixão por si e pelos outros. Busca o resgate das virtudes da Essência, cuja visão foi deturpada pela lente limitadora da personalidade.

A origem do Eneagrama é muito antiga: acredita-se que tenha surgido por volta de 2500 a.C., na antiga Babilônia. Era usado como um mapa cosmológico, para se estudar e prever o movimento dos astros celestes. Chegou até a Alexandria, onde aparece seu símbolo, creditado a Pitágoras. Novamente é mencionado pelos Padres do Deserto, moradores da região do Delta do Nilo, por volta do século IV. Duzentos anos depois os místicos sufis assimilam esse conhecimento. Aparece novamente no século 20, quando é estudado e sistematizado e passa a ser difundido por todo o mundo.

O curso permite que cada participante identifique qual foi sua experiência de infância que fez eclodir a personalidade, entendendo qual é sua emoção central, seu pecado de raiz (ou paixão), suas armadilhas mentais, seu mecanismo de defesa, possibilitando um crescimento fantástico, localizando-se com precisão no mapa de sua própria vida. A partir daí é possível crescer com as virtudes, acolher suas sombras e libertar-se do que o aprisiona.

Grandes e pequenas empresas de todo o mundo reconheceram no Eneagrama um modelo de psicologia fácil, que agrega muito às suas equipes. Entendendo-se melhor, as pessoas se tornam mais felizes, entusiasmadas, reconhecem suas possibilidades e adquirem ferramentas para trabalharem seus pontos fracos.

O Eneagrama contém três formas que representam as leis sagradas da matemática: o triângulo representa a Lei do Três; a héxade representa a Lei do Sete e o círculo, que representa a Lei do Um.

Trabalhamos com a proposta pedagógica de três encontros: o primeiro, que chamamos de primeira etapa, tem o objetivo de fornecer informações suficientes para que cada participante identifique seu eneatipo. Na segunda etapa o participante descobre como crescer, buscando o desenvolvimento de suas ‘asas’ e aprende a caminhar pelas setas do Eneagrama, que lhe apontam o caminho para a harmonia e crescimento. Já na terceira, a proposta de é de meditação e sintonia consigo, com o próximo e com a natureza.

 

Professor Getúlio Chaves é graduado em Teologia; Analista Comportamental; Practitioner, Treiner e Coach pelo Instituto Você (PNL) e professor de Química.
Professor Getúlio Chaves é graduado em Teologia; Analista Comportamental; Practitioner, Treiner e Coach pelo Instituto Você (PNL) e professor de Química.
jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?