fbpx
jc1140x200

Lagoa da Prata – Secretaria de Cultura e Turismo promove Semana do Livro

No dia 25 de outubro aconteceu na Praça da Matriz um evento para celebrar a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. A ação mobilizou alunos e professores das escolas estaduais Nossa Senhora de Guadalupe e José Teotônio de Castro, bibliotecárias e membros da Academia Lagopratense de Letras (Acadelp).  O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sectur).

Durante a ação mais de três mil livros foram distribuídos. Também estiveram presentes os escritores Rubens de Barros e Marina Alves, que distribuíram autógrafos e falaram um pouco sobre seus trabalhos.

[pull_quote_left]Com a criação da Academia houve um salto muito grande em Lagoa da Prata. Isso motivou nas pessoas o gosto e o prazer em escrever. Hoje temos vários escritores e defendemos a cultura de Lagoa da Prata[/pull_quote_left]

Para Adircilene Batista, da Acadelp, o evento é de extrema importância para toda a população. “É necessário incentivar a leitura em crianças, jovens e em todas as pessoas de um modo geral. Com a criação da Academia houve um salto muito grande em Lagoa da Prata. Isso motivou nas pessoas o gosto e o prazer em escrever. Hoje temos vários escritores e defendemos a cultura de Lagoa da Prata”, afirmou.

[pull_quote_right]Iniciamos esse evento no ano passado, e nossa proposta maior é o incentivo à leitura, com a divulgação de nossos escritores. Essa parceria com o projeto Trilhas da Leitura permitiu distribuir mais de três mil livros gratuitamente. [/pull_quote_right]

De acordo com Fabrício Gontijo, secretário municipal de Cultura e Turismo, a ação teve por objetivo enfatizar a importância da leitura. “Iniciamos esse evento no ano passado, e nossa proposta maior é o incentivo à leitura, com a divulgação de nossos escritores. Essa parceria com o projeto Trilhas da Leitura permitiu distribuir mais de três mil livros gratuitamente. Tivemos um bate papo com a escritora lagopratense Marina Alves, o lançamento do livro de Rubens Alves. Conhecemos as feiras literárias das escolas Guadalupe e José Teotônio de Castro e convidamos os professores e alunos a participarem conosco”, destacou.

Gontijo ainda destacou que mesmo com o avanço da tecnologia o livro ainda não perdeu o seu lugar. “Crianças estão aqui pegando revistas, livros, a curiosidade de manusear o livro, é um sentimento fantástico. Por mais que a tecnologia esteja aí, o livro tem o seu lugar. O cheiro do livro, as páginas… temos várias crianças participando”, frisou.

Segundo a professora Fernanda Helena Serapião, da Escola Estadual Nossa Senhora de Guadalupe, a ideia de proporcionar aos alunos o mundo da leitura, incentivando-os a lerem e interagir com os livros. É uma ótima iniciativa que precisa de continuidade. “É encantador. Amo muito o que faço. Fico admirada com o entusiasmo deles”, afirmou.

Serapião ainda destacou o trabalho de seus alunos sobre mitologia grega, a partir do filme Percy Jackson e o Ladrão de Raios.

 

 

 

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?