fbpx
jc1140x200

Jaiminho Martins trabalha por novo reservatório de água em Formiga

Deputado Federal trabalha em parceria com a Prefeitura de Formiga e SAAE para viabilizar recursos que garantam o projeto de captação e independência hídrica da cidade

Com a proposta de garantir independência hídrica e garantir o abastecimento de água à população de Formiga durante os períodos de estiagem, o deputado federal Jaiminho Martins, o prefeito Eugênio Vilela, o vice-prefeito Cid Corrêa, e o  diretor do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Capitão Sousa, apresentaram, na tarde desta segunda-feira (27), para a Superintendente Regional Centro-Oeste da Caixa Econômica Federal, Ana Maria Galinari de Oliveira, o projeto de um novo reservatório de água que será construído no município.

De acordo com Jaiminho Martins, a barragem é um projeto prioritário e que todas as iniciativas para que o projeto se torne realidade estão sendo tomadas. “ Esse é um pleito urgente e justo, pois sabemos das dificuldades que as cidades mineiras estão enfrentando na questão hídrica. Esse novo barramento que foi proposto prevê um volume de abastecimento que garanta pelo menos 03 meses de autonomia de água para a população local. Apresentamos o projeto para a Superintendência da Caixa e já estou em contato no Ministério das Cidades e com o Ministério da Integração Nacional, para buscarmos os recursos necessários para este projeto. Seja por meio de financiamento, fundo perdido, emendas particulares ou junto ao orçamento, estamos buscando alternativos para tirar esse projeto do papel”, informou Jaiminho.

O projeto da nova barragem no Rio Formiga está em fase final de elaboração e busca atender toda a cidade, produtores rurais, a indústria e o entorno. “ É um volume robusto de água e busca resolver a captação e abastecimento de água da nossa cidade. Para ser uma ideia, hoje temos 74 poços artesianos funcionando, mas ainda é insuficiente e teremos de furar mais. Com a nova barragem, teremos uma nova realidade, com independência hídrica e sem dependência de chuvas”, comentou Capitão Sousa, diretor do SAAE em Formiga.

O prefeito de Formiga, Eugênio Vilela, agradeceu o apoio do deputado federal Jaime Martins e disse que a obra será de fundamental importância do município.  ” A crise hídrica de Formiga não vem de hoje, há alguns anos a captação diminui drasticamente durante o período de estiagem e nada foi feito. Então, cabe à minha administração procurar os meios para evitar que problemas como o que estamos enfrentando neste ano se tornem comuns em nossa cidade. Estamos buscando fontes de recurso e estamos otimistas e convictos na resolução deste problema. Quero agradecer muito ao deputado federal Jaiminho Martins por ser um parceiro de todas as horas, por estar ao nosso lado em todas e difíceis empreitadas. Nós temos a firme convicção de que nos próximos anos iremos resolver definitivamente o problema da água em Formiga”, garantiu o prefeito.

Agendas em Brasília

Agendas no Ministério das Cidades e Ministério da Integração Nacional para a apresentação do projeto do novo reservatório de água já foram articuladas pelo deputado federal Jaiminho Martins. Os encontros devem ocorrer na próxima semana.  “ Vamos aos ministérios e buscar alternativas para resolver o mais rápido possível esse problema que aflige Formiga. Essa obra da nova barragem garante a estabilidade do fornecimento de água e a garantia da qualidade de vida de toda a população e merece nossa total atenção”, afirmou.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?