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Inaugurada no Brasil nova rede de farmácia que cuida do cliente, da empresa e de seus colaboradores

Paulo Roberto Pereira, diretor da SommusFarma, no evento de lançamento da empresa

Com foco nas pessoas e eficiência na gestão das drogarias, SommusFarma propõe uma revolução no setor farmacêutico

Uma senhora de 70 anos, diabética, vai à farmácia todos os meses comprar os medicamentos que precisa. No outro dia, ela, inesperadamente, recebe a ligação de uma farmacêutica, que se apresenta em nome da drogaria e oferece atenção e orientação quanto ao seu tratamento. Durante a conversa a profissional descobre que a cliente tomava os medicamentos de forma equivocada, o que comprometia a eficácia do tratamento. A senhora foi orientada sobre os horários corretos, alimentação e a necessidade da prática de exercícios físicos adequados a sua idade. Logo após, a farmacêutica oferece a mesma atenção aos demais membros do grupo familiar. Surpresa com o atendimento, a cliente agradeceu à farmacêutica e fortaleceu o vínculo com a drogaria em que é cliente.

A situação acima ilustra um pouco do que propõe a nova rede de drogarias SommusFarma, a mais completa franquia do mercado, lançada em Lagoa da Prata no último dia 16 pelos empresários Paulo Pereira e Reginaldo Silva, diretores da Sommus Sistemas. A ideia é inovadora e vai muito além das tradicionais franquias de drogarias do Brasil, que competem, basicamente, em preço, marketing, apoio a gestão e sistemas padronizados.

Além de preço competitivo, a SommusFarma priorizará um atendimento humanizado aos clientes e colaboradores, além de oferecer às drogarias parceiras um diagnóstico feito por especialistas e um planejamento estratégico personalizado para cada tipo de empresa.

O evento de lançamento da empresa contou com a participação de diretores e representantes de laboratórios e distribuidores do segmento farmacêutico.

Em entrevista ao Jornal Cidade, o diretor da SommusFarma, Paulo Pereira, fala das vantagens e inovações oferecidas pela empresa.

Qual a diferença da SommusFarma para uma franquia tradicional?

Uma franquia tradicional tem como base uma marca forte, compra em larga escala, apoio à gestão e marketing focado em tabloides. A SommusFarma faz tudo isso, porém, apresentamos um serviço mais humanizado que fideliza e agrega valor. Nosso slogan é “Cuidando de Você”. Você quem? O empresário, os colaboradores e o cliente da drogaria. Inovamos em ofertar serviços de fidelização de clientes, de orientação em dermocosméticos e corpo, conciliação de cartão de crédito, de venda para o setor público, departamento de cobrança, TV corporativa, coisas que nenhuma outra franquia faz. São muitos diferenciais.

A SommusFarma atende a drogarias de qualquer porte?

Sim. O que muda é se o empresário tem perfil para fazer parte da SommusFarma, pois tudo que oferecemos é preciso estar alinhado ao perfil do empresário, ele precisa se adaptar a esse novo conceito. Hoje, a grande luta das drogarias é a questão do preço de venda. Algumas das redes estão se especializando em baixíssimo custo de operação e baixíssimo preço ao cliente. Nessa guerra por preço as drogarias às vezes se esquecem do cliente. A SommusFarma vem com uma proposta de agregar valor. É claro que também teremos preço, mas precisamos ter mais do que isso. Precisamos fidelizar os clientes.

Como vai funcionar o trabalho na prática?

Temos serviço de atendimento aos clientes das drogarias em vários grupos de atenção como gestantes, diabéticos, hipertensos, beleza, dermocosméticos, gestantes, obesidade, enfim, são vários grupos. O empresário relaciona cada cliente a determinados grupos de atenção. Diariamente essas informações sobem para a Sommus-Farma e nossa equipe tem uma agenda específica para prestar atenção farmacêutica a esses clientes.

Se a pessoa é diabética, nossa farmacêutica entra em contato para saber como está sua saúde, se está tomando a medicação corretamente, como está o histórico da glicemia, se existe interações medicamentosas, reações adversas, seus hábitos alimentares e seu sedentarismo. Ao mesmo tempo, conhecer o grupo familiar e suas enfermidades, para também prestar assistência aos demais. O objetivo é mostrar o quanto aquela drogaria da rede SommusFarma preocupa com suas necessidades.

Quais os profissionais a SommusFarma irá colocar à disposição das drogarias parceiras?

Farmacêuticas, psicóloga, advogado, administradores, contadores, publicitário, negociadores e consultores. O nosso primeiro trabalho é um diagnóstico completo que envolve empresário, colaboradores e clientes. Precisamos saber se o empresário é conservador ou não e quais são os seus objetivos, se os clientes estão satisfeitos e se os colaboradores encontram bom clima organizacional. Com base nessas informações desenvolvemos um planejamento estratégico de longo prazo. Temos um painel de controle que conseguimos medir como estão as vendas, as compras, o investimento em estoque, os lotes de medicamento a vencer, dentre outras tantas informações administrativas. Todos os dias nossos especialistas fazem esse monitoramento e determinam ações que potencializem os resultados do empreendimento. Além disso, de dois em dois meses nosso consultor vai à drogaria para conferir as ações realizadas e planejar novos objetivos alinhados ao planejamento de longo prazo. O planejamento é personalizado para a realidade de cada drogaria e essa é uma grande diferença em relação às redes que existem hoje, nosso trabalho é altamente personalizado.

Parceiros e empresários apoiam

“Fui, juntamente com um grupo de empresários, a um evento na Alemanha destinado ao varejo. O que vimos lá foi exatamente o que foi apresentado aqui pela SommusFarma: muita tecnologia e preocupação com a excelência em tratamento humano e encantamento do cliente. O resumo do que vimos na Alemanha eles nos apresentaram com essa nova proposta farma. O pacote de solução não se encontra no mercado. Têm preocupação com o bem estar de profissionais, de solução para o proprietário não perder tempo.” – Régis Rodero, proprietário da Metal Farma

“É um projeto que pensa, primeiramente, na pessoa, não só na drogaria em forma de lucro, mas, sim, humana. O projeto é nota 10. Seremos parceiros da SommusFarma.” – Fernando Pinheiro Barbosa, representante da Cotefácil

“A avaliação do projeto foi a melhor possível, nota mil. É um projeto grandioso, cheio de novidades e ferramentas novas que vão poder ajudar bastante os proprietários e administradores das drogarias. Nossa equipe de vendas tem mais de 80 representantes e seremos multiplicadores dessa franquia em Minas Gerais.” – José Angelo Moreira,
diretor da Farmix

“É um projeto que nasce de um grande trabalho de elaboração. Contemplou todas as áreas, não só financeira e de compras, mas também de assistência, é um sistema completo. Eu tive farmácia durante muitos anos e hoje o pequeno varejo precisa de tecnologia da informação, inteligência comercial para a empresa se dedicar com excelência no encantamento do cliente.” – José Maria Pereira, representante Novaron

 

“Estou surpreso com a estrutura física e com o que eles propõem. Tem tudo para ser um grande projeto em Minas Gerais e no Brasil. É uma ideia nos tornar um grande parceiro.” – Dimas Júnior Pereira, proprietário das Drogarias Globo – Patrocínio/MG

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