COMPARTILHAR
Continua depois da publicidade.

Segundo dados do IBGE Iguatama esta entre os 1.178 municípios que a sua população encolheu entre 2000 e 2013.

 

Das 5.570 cidades do Brasil, 1.178 viram suas populações encolherem entre 2000 e 2013, segundo levantamento feito pelo G1 com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa 21,1% do total, sendo que a maioria dos municípios (98,8%) tem menos de 50 mil habitantes.

Continua depois da publicidade.

Do total, 63 cidades cujos dados não constam no Censo Demográfico de 2000 não foram consideradas, pois suas fundações ocorreram após esse ano ou pouco tempo antes.

Ao mesmo tempo, as cidades pequenas ainda sofrem com o abandono de pessoas que buscam melhores condições de vida em outras cidades maiores. “Isso está ligado ao fato de que muitos municípios são criados no país sem qualquer estrutura econômica, então a sustentabilidade deles é questionável. [A queda de população] é uma consequência previsível”, diz Barbieri.

Além disso, a migração causa um ciclo negativo. “Como tendem a perder suas populações ativas, esses municípios ficam com a estrutura etária envelhecida, o que requer estrutura médica melhor, entre outras coisas. Isso compromete ainda mais a sustentabilidade dessas cidades.”

O que fazer para contornar o problema “é uma grande questão”, segundo o professor. “Tem que pensar em programas de descentralização econômica regional, algum tipo de estratégia para dinamizar os municípios”, afirma Alisson Barbieri.

 

Fonte: Cyberbalada

Deixe o seu comentário e compartilhe no Whatsapp