fbpx
jc1140x200

Gestantes ganham álbum com fotos da gravidez em Lagoa da Prata

Mães disseram que não teriam condições de fazer ensaio fotográfico. Projeto da Prefeitura também oferece kit natalidade e palestras.

Por Laiana Modesto / G1 Centro-Oeste de MG

Alice Emanuelly nasceu em janeiro e está com um ano e quatro meses, mas quando estiver mais velha vai poder conhecer o momento em que estava sendo gerada pela mãe Ana Paula Barbosa, de 30 anos. Ana Paula participou de um projeto da Prefeitura de Lagoa da Prata e recebeu gratuitamente um álbum de fotos da gravidez.

O projeto é realizado por meio do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para gestantes. “Foi uma excelente ideia. Nenhuma das minhas outras filhas tiveram este privilégio porque minha situação financeira não favoreceu. Eu nem teria dinheiro para fazer as fotos, mas graças a esse presente vou poder mostrar para meus amigos, família e para a minha filha quando ela crescer”, contou.

O projeto começou em 2014 e 30 gestantes são atendidas mensalmente. Elas realizam cerca de oito a dez encontros e são oferecidas palestras sobre a maternidade: alimentação adequada para a gestante e o bebê, cuidados durantes e após a gravidez, parto e direitos da mãe.

Projeto oferece álbum de fotos para gestantes atendidas pela Assistência Social (Foto: Sabrina Silva/Arquivo Pessoal)
Projeto oferece álbum de fotos para gestantes atendidas pela Assistência Social (Foto: Sabrina Silva/Arquivo Pessoal)

De acordo com a psicóloga Lécia de Paiva, após a adesão das doações de fotos, houve um fortalecimento e maior envolvimento das mães no programa.

“Durante os encontros, os profissionais orientam as gestantes e as preparam para o nascimento do bebê. As mães recebem o kit natalidade, contendo itens de higiene para o bebê, como fraldas e lenços umedecidos, e também um álbum de fotos completo, que proporciona mais satisfação e alegria para as mães, que não teriam condições de fazê-lo”, afirmou.

A assessora de comunicação Sabrina Silva é quem proporciona essas recordações fotográficas e, de acordo com ela, o reconhecimento do trabalho e o sorriso no rosto das mães é a maior gratificação.

Os ensaios são produzidos pela fotógrafa e jornalista Sabrina Silva, assessora de comunicação da prefeitura
Os ensaios são produzidos pela fotógrafa e jornalista Sabrina Silva, assessora de comunicação da prefeitura

“A maternidade é um momento mágico que será guardado para sempre. Cerca de 20 gestantes já puderam ganhar a recordação. Muitas me falam que jamais conseguiriam fazer um ensaio, devido à baixa renda, e o quanto é importante ter essa lembrança. Por isso faço com muito carinho e não vou parar”, comentou.

Amanda Lara foi mãe aos 15 anos e teve o apoio da família e dos amigos para participar do projeto. Em um relacionamento de quatro anos, ela decidiu morar com o namorado após a gravidez.

“Devido à dificuldade financeira para criar minha filha, precisei ir para a casa dos meus sogros. No início foi difícil, mas com o tempo a minha família aceitou. Apesar disso, nunca tive julgamentos, sempre me apoiaram, foi o que me manteve motivada e feliz durante a gravidez”, contou.

Entusiasmada com a primeira filha, a Lara Luiza, Amanda preparou cada detalhe para o nascimento. Já havia feito orçamentos para o álbum de fotos, mas com o projeto ela teve uma economia de mais de R$ 400.

“Na gravidez tudo é muito caro e durante o nascimento mais ainda, apesar de muitas pessoas terem me ajudado, ainda assim é complicado. Ter ganhado o álbum de fotos me ajudou muito, é uma economia e tanto nesse momento da minha vida”, disse.

Já Maria Cardoso, de 28 anos, mãe de Gustavo Henrique, de seis meses, disse que recebeu mais de 100 fotos em um DVD e que a atração na casa é assisti-los. Ela ficou tão encantada com as fotos que pediu para a fotógrafa registrar um outro momento inesquecível: o casamento.

“Estava muito apertada e sem dinheiro, mas quando fiquei sabendo da oportunidade fiquei muito feliz. Usei minhas melhores roupas e fui fazer o ensaio. A Sabrina me tratou super bem e me deixou à vontade. Gostei tanto que vou pedir para ela fotografar meu casamento em julho”, afirmou.

Fonte: G1

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?