fbpx
jc1140x200

Funcionários da Biosev esclarecem dúvidas sobre a aplicação aérea de maturadores

Segundo os entrevistados, empresa vai perdendo competitividade sem aplicação e pode chegar num ponto insustentável

Entre os dias 18 e 20 de dezembro acontece a Consulta Popular sobre a aplicação aérea de maturadores nas lavouras de Lagoa da Prata. Diante disso, a empresa Biosev, através de seus funcionários, foram em todos os bairros da cidade para esclarecer dúvidas da população em relação à aplicação de maturadores nas lavouras de cana-de-açúcar.

O Jorna Cidade conversou com Luiz Carlos Moreira Filho, que é coordenador de manutenção automotiva, e com Poliane Gontijo Teodoro, que é enfermeira do trabalho. Leia a entrevista:

Luiz Filho e Poliane Gontijo

Por que é tão importante que essa emenda seja aprovada?

Luiz: A importância está ligada à manutenção de empregos na cidade e região e a competitividade da empresa no mercado. Se não tivermos cana para colher, e ela tem que ter o período de maturação, ou seja, precisamos da autorização da aplicação do maturador para poder produzir o açúcar e o etanol. E garantir a sobrevivência da empresa também. Todos os funcionários da empresa estão na região, então, precisamos disso também para manter a empregabilidade. Nós queremos evitar o fechamento de uma empresa do tamanho da Biosev, o impacto será muito grande se isso acontecer. A empresa vai perdendo competitividade e chega num ponto que se torna insustentável. Temos um caso de uma empresa, que não foi pela questão da aplicação aérea de maturadores, mas que perdeu a competitividade e teve suas portas fechadas. Precisamos garantir que a Biosev seja competitiva, isso é o mercado, e se ela não for, está fora dele.

A população ainda tem como cultura que a aplicação aérea de maturadores e adubos causa câncer. Como que a Biosev tem buscado desmistificar essa questão?

Poliane: Nós, da área da saúde, fazemos o controle dos exames dos nossos colaboradores. Fazemos os exames ocupacionais e periódicos, inclusive, a equipe de aplicação de herbicida faz esses exames semestralmente justamente para acompanharmos e ver se tem algum agravo. Não temos dados e nem registrados casos de nenhuma doença em nossos colaboradores. Tudo é controlado, temos exames na medicina e não tem nenhum estudo que comprove câncer. Além disso, somos fiscalizados pelos órgãos ambientais. A não ser que a pessoa faça uso somente de alimentos orgânicos, tudo o que come tem maturador, pois não é possível, sem a ajuda dele, produzir o mesmo produto o ano todo, existem os períodos.

Luiz: Temos a Lei Federal que contempla isso e permite essa aplicação nos municípios. A Lei Municipal de Lagoa da Prata se sobrepõe a uma Lei Federal. A Lei Federal contempla a aplicação de herbicidas e pesticidas também, mas queremos fazer apenas a aplicação do maturador, que não causa nenhum dano aos animais e pessoas. O maturador não faz mal, é diferente dos pesticidas que está ali para matar as pragas, e o herbicida que está ali para matar as ervas daninhas. O maturador é apenas para maturar e deixa a cana no ponto de colher antes da época natural dela.

Em quais locais da região que o maturador é aplicado?

Poliane: Japaraíba, Moema, Iguatama, Santo Antônio do Monte, Bom Despacho, entre outros. E não tem casos relatados e nenhum médico que comprove que alguém teve câncer ou outras doenças por causa de maturador. Até porque, se fôssemos pensar por este lado, na safra, temos mais de 1500 funcionários, então, quantas pessoas seriam diagnosticadas com câncer ou outras doenças.

Se for aprovado, como que a empresa pretende mostrar para a população que está tomando os devidos cuidados?

Luiz: Antes do produto ser aplicado, será informada a localização e a dosagem à Câmara para que esta possa fiscalizar. Quem quiser poderá ir lá fiscalizar a aplicação. Não vamos aplicar nenhum produto além do que estamos realmente pedindo. O produto tem um período de carência para agir, que é de 30 dias, e a partir deste período não tem nenhum resíduo desse produto na cana. Então, ele não é produto que é um veneno, mas sim, um produto que fará apenas a maturação da cana.

A Biosev contratará uma empresa terceirizada para fazer o serviço de aplicação aérea?

Luiz: Serão contratadas empresas terceirizadas com todas as autorizações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que controla o voo que é feito por georreferenciamento. Essa empresa tem que ter a autorização da Anac e do Ministério da Agricultura, sendo cadastrada e fiscalizada. Além da própria empresa que fiscaliza a dosagem correta a ser aplicada.

Obrigado pela entrevista, o espaço está aberto para as considerações.

Poliane: Queremos pedir mesmo à população que se tiver alguma dúvida ligar para nós no 3261-9340. Não fiquem com dúvidas, pois queremos evoluir cada vez mais a usina e gerar mais emprego para Lagoa da Prata, que é o estamos precisando.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?