fbpx
jc1140x200

Fotógrafo recebe prêmio internacional na China

Com o ensaio fotográfico “Do Outro Lado”, Alisson  Gontijo conquistou um concurso mundial de fotos realizado pela UNESCO

O fotógrafo e jornalista Alisson Gontijo foi premiado com o 1º lugar no Concurso Mundial de Documentário Fotográfico “Humanity Photo Awards 2015”, realizado pela Unesco, na China, no último dia 18. Participaram 4.171 fotógrafos, de 133 países, que inscreveram cerca de 7.000 ensaios.

Gontijo foi o único brasileiro a participar da etapa final, realizada na cidade de Shangri-la. O ensaio “Do Outro Lado”, produzido durante uma viagem por cidades do Norte e Centro-Oeste de Minas, entre 2014 e 2015, retratou o cotidiano de personagens de cidades pobres e foi um dos 66 selecionados para a etapa final. “O objetivo foi mostrar o outro lado de quem escuta o rádio e assiste televisão, de uma forma contrastante. Pessoas simples, que às vezes assistem a Ana Maria Braga mostrar uma comida gostosa e não têm o que comer em casa, mas têm uma TV de LCD. No Vale do Jequitinhonha tem esse contraste muito grande”, explica Gontijo.

No dia anterior à entrega do prêmio, as fotos do ensaio “Do Outro Lado” serviram de referência para estudo de fotógrafos de várias partes do mundo. “Fiquei surpreso ao conquistar o concurso da Unesco, pois participaram profissionais que trabalham nas principais agências de notícias do mundo e que até já fizeram coberturas de guerras”, disse.

Além das condecorações, Gontijo recebeu a premiação de 2.000 dólares. Ao todo, o fotógrafo já conquistou 19 títulos, entre concursos e exposições nacionais e na Alemanha, Uruguai, Argentina, Holanda e China. É formado em jornalismo pela PUC Minas/Arcos e se especializou em Cinema. Trabalhou nos jornais “O Tempo”, “Super Notícia” e “Pampulha”. Atualmente dedica-se a trabalhos autorais e à produção de fotos aéreas. Alisson nasceu em Moema e atualmente reside em Lagoa da Prata.

“Agradeço a todos que me recepcionaram em Moema. Centenas de pessoas me aguardaram na casa do meu pai, com banda de música e muita festa. Foi emocionante. Agradeço também à minha família e, em especial, à minha esposa Débora, que estava comigo nas viagens durante a produção da série e sempre me deu o maior apoio”, finaliza Gontijo.

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?