fbpx
jc1140x200

Formiga – Santa Casa irá oferecer dieta enteral industrializada aos pacientes

Todos os paciente  da Santa Casa de Formiga que necessitam de alimentação específica receberão dieta industrializada

 

Com as mudanças ocorridas nos últimos tempos no Hospital, a direção assistencial optou pela dieta enteral para pacientes internados na Santa Casa que necessitam de uma alimentação específica.

 

A Instituição não irá mais fornecer a dieta artesanal, fabricada no Hospital, para oferecer uma dieta industrializada – enteral, que é uma alternativa para a ingestão de alimentos e pode ser feita através de uma sonda posicionada ou implantada no estômago, no duodeno ou no jejuno. Os alimentos são na forma líquida ou em pó e têm o mesmo valor nutricional (proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais) que uma alimentação normal e equilibrada.

 

De acordo com a coordenadora da Unidade de Nutrição Dietética – UND, Michelle Versoça, a medida é um avanço em nutrição e saúde. Ela ressalta, ainda, que a dieta enteral em pacientes é um método bastante utilizado em hospitais dos grandes centros urbanos.

 

Michelle também comenta que a UND se dividiu em duas partes: assistencial e apoio/operacional. A coordenadora explica que houve um aumento no quadro de profissionais da área, que soma, atualmente, cinco nutricionistas. O setor funcionará 24 horas, todos os dias da semana, especialmente para os pacientes das Clínicas de Internação.

 

Dieta industrializada ou enteral

 

A dieta industrializada é uma dieta pronta, completa em nutrientes e balanceada, em que há menores chances de contaminação. Pode ser encontrada nas seguintes formas:

 

Pó: necessitando de reconstituição ou diluição com água;

Líquidas em Sistema Aberto: prontas para uso, devendo ser envasadas em um frasco plástico (descartável);

Líquidas em Sistema Fechado: prontas para uso, sendo necessário somente conectar o equipo diretamente no frasco da dieta.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Formiga

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?