fbpx
jc1140x200

Festival do Peixe é eleito o melhor evento gastronômico do Centro-Oeste Mineiro

Fotos: Arquivo Pessoal

Evento criado em Lagoa da Prata é reconhecido pela Secretaria de Cultura de Minas Gerais e terá novidades em 2017

Tradicionalmente realizado em Lagoa da Prata, o Festival do Peixe traz uma novidade para 2017. A partir deste ano, o evento faz parte do calendário cultural e gastronômico do Estado. Concorrendo com outros festivais já tradicionais no estado de Minas Gerais, o festival lagopratense ficou em primeiro lugar na região cerrado, que também abrange o Centro Oeste de Minas, assim a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG) irá fomentar o evento que acontecerá nos próximos meses com encerramento em setembro.

Para 2017, a programação do Festival contará com os já tradicionais Torneio de Truco, Campeonato de Pesca Esportiva, cursos profissionalizantes e com uma saideira nos moldes dos grandes eventos gastronômicos do país. Segundo a organização, a Praça de Eventos, nos dias 8 e 9 de setembro receberá uma grande infraestrutura, moderna e confortável para acolher parte dos bares participantes, praça de alimentação, stands e oficinas gastronômicas, cursos de cozinha, espaço infantil e shows musicais. Além disso, segundo Antônio Claúdio (Tatau), responsável pela Intercâmbio Audiovisual e pelo Festival do Peixe, não haverá cobrança de ingressos e a praça será aberta ao público em geral. Leia a entrevista completa:

TATAU, COMO SERÁ A PARTICIPAÇÃO DO GOVERNO DE ESTADO NO FESTIVAL DO PEIXE? A CODEMIG, através da Secretaria de Turismo e Governo do Estado, estará oferecendo de bons shows musicais a cursos gastronômicos diversos, o investimento é bem diversificado. O objetivo é fomentar o festival para que ele cresça ainda mais. O público que busca por uma culinária de qualidade, conhecimento nesta área, boa música, cultura e arte pode esperar por uma saideira diferente este ano, ou seja, uma grande festa gastronômica, aberta ao público em geral, sem cobrança de ingressos. É bom lembrar que teremos uma entrada única, onde faremos buscas e controle de público para maior segurança de todos.

QUAL A PROGRAMAÇÃO DESTE ANO E QUAIS BARES PARTICIPANTES?

A programação seguirá a tradição dos anos anteriores com o Torneio de Truco, Campeonato de Pesca e, por fim, o Circuito Gastronômico, percorrendo durante o mês de agosto os principais bares da cidade para escolher os melhores do ano e, naturalmente, oferecendo inúmeras promoções para os clientes que prestigiarem o evento. Já estamos selecionando os bares que devem ser, no máximo, dez este ano.

O FESTIVAL TERÁ INCENTIVO SOMENTE DO ESTADO ESTE ANO?

Não, além da Prefeitura Municipal, Fundação Futura e ACE/CDL, Sicoob Crediprata e Sicoob Lagoacred, que são fundamentais para realização do evento, estaremos este ano recebendo também o apoio do comércio local e regional e Sebrae juntamente com Senac, que se farão presentes com ações diversas na Saideira.

AO SEU VER, O QUE FOI DETERMINANTE PARA COLOCAR O FESTIVAL DO PEIXE EM PRIMEIRO LUGAR DENTRE OUTROS FESTIVAIS GASTRONÔMICOS DO CERRADO MINEIRO?

Meu pai foi proprietário do antigo Bar Madragoa, aqui no centro, e cresci vendo enormes surubins carregados em bicicletas vindo do Rio São Francisco para serem comercializados na peixaria ao lado. Pra quem não sabe, os mercados de Belo Horizonte recebiam muitos peixes de nosso município no passado. O Festival do Peixe tem, dentre seus objetivos, resgatar essa tradição de quem sabe num futuro próximo a gente volte a ter peixes nativos da terra em nossos bares e nossas casas. Sabemos que não temos mais peixes como antes, mas lutamos para que ele volte a ser nossa referência gastronômica como uma forma de gerar mais empregos e atrair visitantes.

O QUE SE PODE ESPERAR DE NOVIDADES PARA ESTE ANO?

A grande novidade, sem dúvida, vai ser o novo formato da saideira que será igual aos tradicionais festivais gastronômicos do Estado, como o de Tiradentes, por exemplo, onde reuniremos em praça e aberta ao público e geral, sempre a partir das 14 horas com boa música, stands diversos, oficinas gastronômicas e o melhor da culinária local dentre outros atrativos. Algumas surpresas com Stand Up juntamente com os cursos profissionalizantes serão anunciados em breve.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?