fbpx
jc1140x200

Festival do Peixe promete agitar Lagoa da Prata

Foto: Michele Pacheco

O evento acontecerá de 03 de agosto a 12 de setembro

Lagoa da Prata já foi reconhecida no interior de Minas Gerais como a “Cidade do Peixe” nas décadas de 1960 e 1970. Havia diversos ranchos à beira do rio São Francisco, além de peixarias e bares especializados em oferecer no cardápio variadas formas de peixe. Tradicionalmente eram servidos traíras, surubins e dourados. Os extintos bares da Praia e do Vaninho marcaram a época.

É com o objetivo de resgatar a imagem da “Cidade do Peixe” que um grupo de pessoas e instituições se uniram para promover o Festival do Peixe, que chega a sua terceira edição com um evento bem mais planejado e com atrações de renome nacional, como o cantor Almir Sater. “Sabendo da carência de se conseguir comprar peixes nativos da terra e da falta de fornecedores para a demanda do comércio local, o Festival do Peixe surge com propostas claras de fomentar a gastronomia e de contribuir para que, como no passado, voltemos a ter peixes de qualidade e em abundância”, explica o empresário Antônio Cláudio Pereira, o Tatau, um entusiasta da ideia e organizador do festival, que não tem fins lucrativos.

O evento em 2015 será realizado pela Intercâmbio Audiovisual e tem a parceria da ACE/CDL, Associação Ambiental dos Pescadores do Alto São Francisco (AAPA), Prefeitura de Lagoa da Prata e Colônia dos Pescadores. O festival também terá o objetivo de despertar a consciência ambiental. “Pretendemos incentivar a despoluição da Lagoa Verde e do rio São Francisco”, disse Tatau.

PROGRAMAÇÃO VARIADA

O Festival do Peixe em 2015 terá uma agenda que inclui, além do roteiro gastronômico, torneios de pesca e truco, shows e cursos profissionalizantes.

O Circuito Gastronômico será realizado de 12 de agosto a 6 de setembro, com a participação de 15 bares e restaurantes: Bar do Piaba, Copacabana Bar, Casa do Churrasco, Kenkô Sushi Lounge, Tropicalia Beats, Bar do Taioba, Caneko´s Bar, Doceiro´s Bar, Locomotiva Rock Bar, Spetin de Minas, Bar do Mizael, Cantinho do Chef Daniel, Japa Sushi Delivery, Toras Bar e Varandão Restaurante. Serão avaliados o melhor tira-gosto, a cerveja mais gelada, o garçom do ano e o melhor atendimento.  A opinião dos consumidores será levada em conta pela comissão julgadora do festival. Quem degustar os peixes de pelo menos oito estabelecimentos irá concorrer a 1.500 reais para consumir no bar de sua preferência.

No dia 23 de agosto será realizado um Torneio de Truco, na Praça de Esportes, com o apoio da Secretaria de Esportes. As quatro melhores duplas irão receber premiação em dinheiro, troféus e ingressos para os shows do Raça Negra e Lu & Robertinho. O primeiro lugar irá premiar com 3.000 reais.

O Torneio de Pesca Esportiva será realizado no dia 5 de setembro. Os tucunarés serão pescados, medidos, fotografados e soltos em seguida. O pescador que capturar os maiores exemplares será o vencedor. Quem recolher a maior quantidade de lixo também será recompensado. Para participar, o pescador deve doar uma cesta básica, que será destinada a uma instituição filantrópica do município.

O encerramento do Festival do Peixe será na “Saideira”, com dois shows musicais. No dia 11 de setembro, se apresentarão o grupo Raça Negra e Lu & Robertinho. No dia 12 será a vez de Israel Novaes e Almir Sater. Os shows serão realizados na Praça de Eventos.

ENTREVISTA

TatauAntônio Cláudio Pereira (Tatau), organizador

Quais as novidades do Festival do Peixe 2015?

O circuito gastronômico terá a participação de 15 bares, que irão concorrer a prêmios de mil reais cada. Será avaliado o melhor prato ou tira-gosto de água doce, de frutos do mar, cerveja mais gelada, melhor atendimento e escolha dos três melhores garçons. Uma das novidades será o voto popular, onde o público poderá, juntamente com os jurados, votar e escolher os melhores pratos do ano.

O público também poderá concorrer a prêmios?

Sim. A Lagoacred irá sortear 3.000 reais em dinheiro para clientes que pagarem as suas contas no Circuito Gastronômico com o cartão Lagoacred Card. Outra promoção que irá mexer com o público será o “Mapa do Sabor”. Através de uma cartela, o cliente que percorrer e degustar os pratos participantes de pelo menos oito bares poderá ganhar 1 ano de bar grátis. O valor do prêmio é de 1.500 reais, que será creditado no bar de sua preferência. Essa promoção é da ACE/CDL de Lagoa da Prata. Os consumidores irão votar por meio de cédulas que receberão quando pedirem o prato concorrente.

Também serão ofertados cursos?

O Festival do Peixe de 2015 irá oferecer cursos de treinamento em atendimento ao cliente para a área de restaurantes e treinamento em manipulação adequada e segura de alimentos. Eles serão ministrados pela empresa Diretriz Educação e Desenvolvimento e coordenados pela professora Ana Cristina Mendes Muchon. Não haverá custos aos participantes e será um oferecimento da ACE/CDL.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?