fbpx
jc1140x200

Ex-secretário de Cultura de Santo Antônio do Monte presta contas do trabalho realizado

Carlos Lúcio Gontijo é Poeta, escritor e jornalista | www.carlosluciogontijo.jor.br

Agora, sem a incumbência de responsável pela Secretaria de Cultura e Turismo de Santo Antônio do Monte, compete-nos a atitude civilizada de agradecer aos diretores e jornalistas do JORNAL CIDADE pela forma profissional e gentil com que sempre divulgaram as ações e os eventos promovidos no transcorrer de nossa gestão.

Vida que segue, nosso muito obrigado e os votos de prolongado e brilhante sucesso a todos vocês.

 

AÇÕES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO NO ANO DE 2014

 

SÍNTESE DE CONTEÚDO

02.01.2014:Notícia positiva do resultado do Edital de Instrumentos para a Lira Monsenhor Otaviano

21.03: Mostra de teatro e dança (SAMostra) no CETUC

29.03: Viagem da Orquestra de Cordas a Belo Horizonte

12.04: Projeto “JANELA CULTURAL”

25.04: 2ª Mostra – Grupos de dança QUEBRAÊ e BLACK STYLE

13 a 15.05: Semana Nacional de Museus

16 05: Finalização das cópias do DVD “Cidadãos de Sangue Montense”

21.05: Nerso da Capitinga

19 a 21.06: Festa da Estação

31.07 e 01.08: Apresentação da Banda de Cordas Acordes do Monte

14 a 17.08: Festa Reinado

03.09: Projeto Educar

08.09: Primavera de Museus

13.09: Viagem a Araxá

29.09: Inauguração memorial Padre Paulo e Dr. Otaviano

13:11: Leitura Premiada

13:11: Medalha do Mérito Cultural Professor Miguel Eugênio de Campos

20:11: Calendário 2015, elaborado sob a temática do Centenário da Estação e apresentação da montagem do “Memorial aos ex-ferroviários”, ainda em desenvolvimento.

DEZEMBRO: Durante todo o mês de dezembro: Montagem da “Casa do Papai Noel”, aberta à visitação pública.

 

No dia 02 de janeiro de 2014, recebemos a notícia positiva do “resultado do Edital de Instrumentos, pertinente ao Programa Bandas de Minas, com o seguinte texto de abertura: “A Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, por meio da Superintendência de Ação Cultural, torna público o resultado do edital relativo ao Programa Bandas de Minas – edição 2013, realizado por meio de convênio celebrado entre esta Secretaria e a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais – CODEMIG. O presente mecanismo prevê a doação de instrumentos de sopro, metal e percussão”.

“Os projetos listados abaixo poderão ser atendidos de forma integral ou parcial, de acordo com a disponibilidade de instrumentos adquiridos nesta edição e os critérios estabelecidos pela Comissão de Análise”.

A divulgação do nome das cidades contempladas, por ordem alfabética, lista Santo Antônio do Monte sob o número 92. Faz-se digno de observação o fato de a LIRA MONSENHOR OTAVIANO ter sido “premiada” com novos instrumentos há uma década, o que a colocou em situação de grande precariedade no que diz respeito à disponibilidade instrumental para os seus músicos.

Destaque para a atuação do Deputado TIAGO ULISSES, que não mediu esforços para que a Lira Monsenhor Otaviano fosse contemplada pelo Programa Bandas de Minas.

No dia 03 de janeiro de 2014, enviamos correspondência ao presidente do CODEMA, Dr. José Magela Couto, visando providências para o corte de árvore, ao lado do Museu Magalhães Pinto, que foi reivindicado, em ata, pelo Conselho Deliberativo Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio Cultural de Santo Antônio do Monte. A medida se faz necessária pelo fato de a árvore ser de madeira frágil, que encharca nos períodos de chuva e pode, sob a ação do vento, ter seus galhos caindo sobre o prédio do Museu Magalhães Pinto ou sobre o estabelecimento comercial “Casarão Pizzaria”, abrindo possibilidade tanto de riscos materiais quanto de, ainda mais grave, perda de vidas humanas. Devido ao explícito perigo, no dia 6 de janeiro comparecemos ao local juntamente com o Dr. Magela Couto.

No dia 16 de janeiro de 2014, foram baixadas instruções de serviço visando ao controle na utilização de cartuchos (toda retirada de cópia tem que ser registrada, com discriminação de o porquê) e o uso racional de material de limpeza.

No dia 17 de janeiro de 2014, às 20h, em cumprimento ao estabelecido no concurso CASA DECORADA NATAL ILUMINAD0, foi servido jantar à família do concorrente ganhador (Otaviano Tavares de Medina), residente à Praça Teresa Bolina de Oliveira, 425, no Bairro Retiro do Lago.

No dia 18 de janeiro de 2014, contratamos profissional para solucionar o problema de tábuas empenadas do “Casarão Magalhães Pinto”, que tiveram de ser parafusadas.

No dia 23 de janeiro de 2014, o auditório do CETUC foi inundado devido a um temporal. Graças à união de faxineiras e funcionárias da biblioteca, conseguimos retirar uma lâmina d’água de 20 cm, que cobria toda a área do auditório, o que levou à interrupção de show musical dos alunos do professor Igor, que contava com a presença de 80 pessoas na plateia.
Tivemos que providenciar colocação de cano, bem como a compra de luva e curva (joelho), a fim de evitar a repetição do problema. Na ocasião, contamos com o apoio de pai de um dos alunos do professor Igor, que se condoeu com a nossa situação.

No dia 30 de janeiro de 2014, deu-se início ao “Projeto Contando História, melhorando o mundo”, através da produtora teatral Maria Ortélia de Castro Melo, no bairro Sinhá Linhares.
O projeto integra a 1ª Mostra Cultural de Santo Antônio do Monte (SAMostra I), com a modalidade “teatro e dança”, visando fomentar e trazer à tona as manifestações artísticas e seus protagonistas existentes em cada bairro da cidade.

No dia 7 de fevereiro de 2014, o gerente administrativo do FÓRUM elogiou as providências tomadas pela Secretaria de Cultura e Turismo no sentido de desfazer a nomenclatura dada, pela administração anterior, ao “Acervo do Judiciário”, retornando ao conhecido sistema de “maços” tradicional e secularmente utilizado pela Justiça. Dessa forma, qualquer funcionário do FÓRUM pode chegar e, pessoalmente, procurar (e encontrar) o processo desejado. Restabeleceu-se então o aspecto de simples cessão de guarda (e não de posse), com o qual o Judiciário contemplou a Secretaria de Cultura e Turismo de Santo Antônio do Monte.

No dia 19 de fevereiro de 2014, o prefeito Dr. Wilmar de Oliveira Filho recebeu, em nome do município, as chaves e a escritura da “Casa do Padrinho Vigário” (Monsenhor Otaviano), cujo pagamento será feito em parcelas. O casarão histórico já é tombado e integrado ao patrimônio cultural de Santo Antônio do Monte. O grande feito foi comemorado com a celebração de missa nas escadarias do prédio.

No dia 21 de fevereiro de 2014, foi realizado o show de “Jamil e uma noites”, na Avenida Tancredo Neves (Praça de Eventos). A Secretaria de Cultura participou da comissão organizadora, juntamente com as secretarias de Esportes, Educação e Obras.

Em prosseguimento ao projeto cultural “Contando Histórias, Transformando o Mundo”, Maria Ortélia de Castro (responsável pela área de teatro da Secretaria de Cultura) realizou trabalho com os usuários do CAPS, no Bairro Nossa Senhora de Fátima.

DIA 8 DE MARÇO, distribuição de adesivo (criado pela Secretaria de Cultura e Turismo), pela comemoração do DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

Dia 15 de março de 2014, o prestigiado Grupo Teatral Yepocá (de Belo Horizonte) realizou espetáculo no auditório do CETUC.

Dia 19 de março, a banda LIRA MONSENHOR OTAVIANO recebeu novos instrumentos em cerimônia realizada em Belo Horizonte, com a presença do governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia e prefeitos de 105 cidades, entre eles o prefeito Dr. Wilmar Filho. Marcaram presença, também, a secretária-adjunta de Cultura do Estado, Maria Olívia, e o deputado Tiago Ulisses, que acompanharam todos os trâmites burocráticos do projeto elaborado pela Secretaria de Cultura e Turismo, que levou a LIRA a ser contemplada com muitos instrumentos através do programa “Bandas de Minas”, após ter passado 11 anos sem receber instrumento algum proveniente de benefício governamental.

Dia 20 de março, início de apresentação do “cinema 6D” na Praça da Estação, onde o caminhão ficou posicionado.

Dia 20 de março de 2014, ficaram prontos os “santinhos” do Padrinho Vigário (Monsenhor Otaviano), que serão distribuídos aos visitantes da “Casa do Padrinho Vigário”, às quintas e sextas-feiras, quando o histórico casarão estará aberto ao público.

Dia 21 de março, foi realizada a 3ª Mostra (SAMostra) de Teatro e Dança, às 19 horas, no Centro de Turismo e Cultura (CETUC), na qual se apresentaram várias atrações artísticas locais. Os talentosos artistas de Santo Antônio do Monte superlotaram o auditório e receberam muito aplauso do público presente.

Dia 29 de março, sob patrocínio da Secretaria de Cultura, a ORQUESTRA DE CORDAS de Santo Antônio do Monte, se apresentou na “Associação Mineira de Imprensa” (AMI), em Belo Horizonte, um sábado, às 19 horas, na Rua da Bahia, 1.450.

Dia 12 de abril, PROJETO JANELA CULTURAL: Projeto inédito que tem o intuito de dar ao cidadão santantoniense, mesmo aqueles que residem em zona rural o sentimento de pertencionismo, despertando na comunidade escolar o gosto pelo patrimonio do municipio.

Dia 23 de abril, recolocação das grades de proteção dos holofotes que iluminam a frente da Estação Cultura Viva, que foram arrancadas por vândalos. As grades foram soldadas e chumbadas com apoio da Secretaria de Obras.

Dia 25 de abril de 2014, realização da 4ª SAMostra, com os grupos de dança QUEBRAÊ e BLACK STYLE e o sertanejo universitário com Fred &Ruan e Jonas & Ricardo, no auditório do Centro de Turismo e Cultura João Robson de Castro (CETUC), a partir das 19 horas.

Dia 1º de maio de 2014, participação na organização da festa pelo Dia do Trabalhador. A Secretaria de Cultura e Turismo, além de auxiliar na estruturação da programação, ficou diretamente responsável pela escolha dos agraciados (trabalhadores do segmento do setor comercial), elaborando os diplomas a ser entregues aos dois homenageados.

Dia 14 de maio, montagem de stand com as realizações da Secretaria de Cultura e Turismo, por ocasião de evento promovido pela Associação Comercial de Santo Antônio do Monte.

Dias 13, 14 e 15 de maio de 2014, realização da 12ª Semana Nacional de Museus, com alunos da Escola Municipal Geraldo Luiz de Castro e da E. M. Juca Pinto. O tema tratado foi a conexão existente entre todas as épocas e períodos históricos vividos pelos seres humanos.

Dia 15 de maio de 2014, em reunião de confraternização na ESTAÇÃO CULTURA VIVA, entregamos um banjo country ao músico GERALDO DA PINA, por emprestar seu talento musical à sociedade santo-antoniense. A Secretaria de Cultura liderou a elaboração de lista de amigos com o objetivo de arrecadar recursos para a compra do banjo, que era antigo sonho do Geraldo da Pina.

Dia 16 de maio, ficaram prontas as cópias do DVD “Cidadãos de Sangue Montense”, no qual temos imagens da antiga Santo Antônio do Monte, bem como personalidades que fazem parte da história da cidade.

Entre os dias 21 e 30 de maio de 2014, foi realizado curso de “florista” no hall de entrada do CETUC.

NO DIA 31 DE MAIO, o humorista NERSO DA CAPITINGA (ator Pedro Bismarck) realizou com sucesso apresentação de espetáculo no auditório do CETUC.

NOS DIAS 19, 20 E 21 de junho, foi comemorado, com grande presença de público, o DIA DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA (data que foi criada e oficializada em 2013), na qual foi montado palco de apresentação de artistas da nossa cidade, com a inclusão de grupos musicais e de dança. Na oportunidade, o prefeito Dr. Wilmar de Oliveira Filho fez a entrega de instrumentos musicais à Banda Lira Monsenhor Otaviano, que foram conseguidos através de projeto da Secretaria de Cultura encaminhado ao programa estadual BANDAS DE MINAS, contando com o decisivo apoio do deputado Tiago Ulisses, para que a solicitação obtivesse o esperado êxito.

DIA 31 DE JULHO e 1º de agosto, deu-se a realização do 1º RECITAL ACORDES DO MONTE, sob o comando do professor Igor.

Impressão de “santinho” em homenagem a Padre Paulo, com anúncio informando à população sobre a iniciativa de montagem do acervo com a história e pertences do grande sacerdote e benfeitor de Santo Antônio do Monte.

NO MÊS DE agosto foram desenvolvidas ações com o objetivode montar acervo em homenagem ao Cônego Pedro Paulo Michla, que contou com o apoio da Loja Maçônica Mestres do Monte (patrocínio de pedestal para colocação de busto do “Padre Paulo”); Arte Maiz e Fogos em Revista (painel com fotos e texto); Escola Estadual Dr. Álvaro Brandão que cedeu fotos e livros… A inauguração oficial está prevista para o dia 30 de setembro.

AINDA NO MÊS DE AGOSTO, nos dias 14, 15, 16 e 17, houve o REINADO, que contou com o apoio do Poder Executivo e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

No último dia 03 de setembro de 2014, cerca de 170 alunos das Escolas Municipais Geraldo Luiz de Castro e Juca Pinto estiveram no Centro de Memória Dr. José de Magalhães Pinto para mais uma etapa do belo projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que visa estimular a preservação do patrimônio histórico do nosso Município. “O projeto não se resumiu em apenas uma visitação ao museu, ele foi desenvolvido durante todo ano e englobou diversos aspectos. Levamos o museu até as escolas e com aulas expositivas e descontraídas, conversamos com os alunos e apresentamos para os mesmos o quanto é rica a nossa história. Em outros momentos, os alunos participaram de oficinas de desenho a mão livre com a instrutora Jovelina “Dica”, que redesenhou fachadas de casarões históricos e igrejas de nossa cidade. As crianças puderam se deslumbrar com objetos que, por si só, já contam a sua própria história e inspiram a sua preservação na medida em que estas mesmas crianças passam a fazer parte daquilo que conhecem e, pertencendo, tomam para si a história e, fazendo parte, sentem a necessidade natural de preservar, ressaltou o professor Eli Antônio da Silva. Palestras foram realizadas com o responsável pelo patrimônio histórico do município, Evaldo Rui de Oliveira e, fechando o evento, foram realizado sorteios de livros de poetas da terra, além de uma conversa muito lúdica com a teatróloga Maria Ortélia de Castro, que contou histórias de época para as crianças.

08 de setembro: PRIMAVERA DOS MUSEUS: Busca promover o patrimônio cultural de Minas Gerais por meio da realização simultânea, em todo o estado, de diversas ações integradas, como festivais, exposições, seminários, cursos e oficinas.

DIA 9 DE SETEMBRO, apoio a jovens de Santo Antônio do Monte que fizeram curso de teatro em Divinópolis e ali irão encenar a peça “O BUQUÊ DE FLOR”, no Teatro Gravatá, em comemoração à conclusão dos estudos teatrais. Pelo apoio a Secretaria de Cultura e Turismo terá a exibição de sua logomarca em telão digital na abertura de todas as apresentações.

Dia 13 de setembro, a Secretaria de Cultura e Turismo, numa excursão organizada pela funcionária Vilma Antônio da Silva, levou um grupo de cidadãos santo-antonienses, em viagem turística, à cidade de Araxá, onde Dona Beija, natural da cidade de Formiga, chegou criança no ano 1805com os avós e fez história.

NO DIA 25 DE SETEMBRO, por intercessão da Secretaria de Cultura e Turismo, a Biblioteca Bueno de Rivera recebeu um grande lote de livros, envolvendo muitos títulos infantis e obras para adultos, como “Encontro Marcado”, do autor mineiro Fernando Sabino. Os livros foram doados pelo Banco Itaú, representado pelos gerentes Solange e Keilo, com cerimônia de entrega realizada na própria biblioteca.

No dia 29 de setembro, foram inaugurados o ACERVO PADRE PAULO e o MEMORIAL DR. OTAVIANO RODRIGUES DOS SANTOS. Houve celebração de missa em frente à “Casa do Padrinho Vigário”, com presença de grande público, que logo em seguida visitou os novos pontos de memória da história de Santo Antônio do Monte, ali instalados.

NOS DIAS 29 DE SETEMBRO, 02 E 03 DE OUTUBRO DE 2014, dentro da Semana da Primavera de Museus, uma programação oficial do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), o Centro de Turismo e Cultura (CETUC) recebeu respectivamente alunos para visitação ao Centro Municipal de Memória, companhia de dança do dançarino Simão e espetáculo de humor do santo-antoniense Ronaldo Melo. O evento compôs, também, mais uma SAMostra anual (Mostra de Santo Antônio do Monte).

O DIA 16 DE OUTUBRO marcou o término da indispensável revisão do telhado da “Casa do Padrinho Vigário”, iniciada no dia 13. As telhas foram retiradas e recolocadas, com o beiral recebendo troca de telhas, levando ao fim de várias goteiras.
Em seguida, no dia 21 de outubro, ocorreu o corte de galho de árvore que colocava em risco o telhado e a segurança do Centro Municipal de Memória (Casarão Magalhães Pinto), quando se aproveitou para a retirada de antiga goteira que causava prejuízo ao acervo da educadora Maria Angélica de Castro.

NO DIA 22 DE OUTUBRO (às 18:30h), o historiador e professor Evaldo Rui de Oliveira ministrou “curso de capacitação em ICMS–CULTURAL”, no prédio da “Estação Cultura Viva”, sede da Secretaria de Cultura e Turismo.

No DIA 24 DE OUTUBRO, a professora Arlene Lúcia Tavares recebeu da Secretaria de Cultura e Turismo as chaves de “cômodo” com porta de frente para a plataforma, no prédio da Estação (Estação Cultura Viva), onde será instalada uma escola de música. A contrapartida para uso do espaço pertencente ao patrimônio municipal se dará na forma de bolsas a alunos sem condições de pagar pelas aulas de música, que por sua vez terão mensalidade abaixo dos valores cobrados pelo mercado.

NO DIA 31 DE OUTUBRO DE 2014, o grupo FANTÁSTICO LEISER CIRCUS deu início a uma série de apresentações na cidade. Além dos espetáculos, o grupo abriu inscrições para aulas de dança, teatro e arte circense (gratuitamente) aos cidadãos santo-antonienses.

NO DIA 03 DE NOVEMBRO de 2014, envio do PROJETO DA FESTA DA ESTAÇÃO no ano de 2015, quando será comemorado o CENTENÁRIO de inauguração (20 de junho de 1915) do prédio da Estação Ferroviária. O projeto foi remetido à VLI, com solicitação de patrocínio à realização da FESTA DO DIA DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA.

No dia 13 de novembro, dentro das festividades comemorativas da emancipação administrativa da cidade de Santo Antônio do Monte, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo promoveu a entrega da Medalha de Mérito Cultural Professor Miguel Eugênio de Campos, que em 2014 teve como ganhador a instituição SICOOB/CREDIMONTE. Na mesma solenidade, foram entregues diplomas e quantia em dinheiro (mil reais, para leitor de livro adulto; quinhentos reais, para leitor de obra infanto-juvenil). Respectivamente, os vencedores foram: Vanderleia Silva Santiago e Gabriela Stephany Abreu de Araújo.

No dia 20 de novembro, O LANÇAMENTO DO CALENDÁRIO 2015, com a temática CENTENÁRIO DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA (inaugurada em 20 de junho de 1915). Na ocasião, foi apresentado à família ferroviária o memorial que está sendo montado em parede interna do prédio da “Estação Cultura Viva”, composto de fotos de ex-ferroviários, cuja energia ali despendida através do suor do trabalho é, certamente, o verdadeiro alicerce da histórica construção, amado e admirado cartão-postal de nossa cidade.

FECHANDO O ANO, em todo o mês de dezembro de 2014, apresentamos aos santo-antonienses a CASA DO PAPAI NOEL, que tem o poder de ampliar o imaginário infantil e a sensibilidade de nossas crianças, que são fatores responsáveis pela construção de cidadãos mais capazes de exercitar o amor ao próximo e, ao mesmo tempo, lutar por uma Santo Antônio do Monte mais justa e mais de todos.

SALIENTAMOS QUE a CASA DO PAPAI NOEL foi montada no Centro de Turismo e Cultura João Robson de Castro (CETUC), que passou a ser ponto de referência para os talentos artísticos de nossa cidade, que desde os primeiros dias de 2013, com a chegada da Administração Municipal 2013/2016, deixou de cobrar pela utilização do espaço. Dessa forma, o CETUC tem sempre agenda cheia, livre e inteiramente democrática, conforme deve ser uma casa construída com dinheiro público e, portanto, do povo.

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?