fbpx
jc1140x200

Cidadão pede ajuda aos vereadores para estruturar Comunidade Terapêutica

A Comunidade Terapêutica abriga sete internos e  já tem o nome de  Fé e Esperança

 No dia 29 de junho, durante o uso da Tribuna na reunião da Câmara, o ex-dependente químico José Antônio de Melo Neto solicitou aos vereadores um apoio para que ele consiga abrir uma comunidade Terapêutica.

De acordo com José, algumas pessoas se afastam pelo INSS para fazer o tratamento e quando não há essa possibilidade olha-se pela condição da família. “Dos que estão internos hoje somente dois ou três pagam, outros contribuem de acordo com a condição. Muitas vezes deixamos os telefones nos CRAAS e CREAS. Pessoas como eu que já passaram por tratamento, somos bastante procurados para internar pessoas. As famílias nos procuram e fazemos a abordagem, conversamos e contamos nossa e história de vida e algumas pessoas aceitam, outras não, mas a maioria reconhece que precisa de ajuda”, afirmou.

[pull_quote_right]Dos que estão internos hoje somente dois ou três pagam, outros contribuem de acordo com a condição.[/pull_quote_right]

José também relata as necessidades da clínica. “O que mais estamos precisando no momento são mesas e cadeiras, porque estamos usando bancos improvisados de madeira”, disse.

Veja na íntegra o apelo de José:

Eu sou de Santo Antônio do Monte, fui dependente químico por doze anos. Passei por tratamento, e graças a Deus fará seis anos que estou sóbrio.

Era um sonho meu abrir uma clínica de recuperação junto com um amigo, o Juliano Rodrigues. Eu venho aqui apresentar para casa a minha ideia, pois o processo para se abrir uma clínica de recuperação é muito difícil. Estamos sozinhos nessa. Infelizmente, eu falo que estamos sozinhos, pois muitas vezes pedimos ajuda, e nem é em dinheiro, mas sem repostas.

Estou aqui para explicar para vocês o seguinte, que é muito mais fácil você abrir uma casa de recuperação do que manter uma cadeia.

Não estou aqui para pedir ajuda financeira, estamos precisando é de armário de arquivo e de alimento. Não é por causa de política que estou aqui.

Só vai crescer, diminuir não. Sabe por quê? O combate às drogas é feito encarando o problema e não virando as costas. Esses roubos que estão acontecendo em Santo Antônio do Monte, cerca de 90% são culpa do crack. O crack é a maldição desse mundo. Cabe a quem ajudar? Eu sozinho não consigo, estou nessa luta e não vou desistir.

A Comunidade Terapêutica Fé e Esperança está no começo, mas se Deus quiser dará tudo certo, porque o alicerce dela é Jesus Cristo. Peço vocês ajuda, ajudem no que puderem. Toda ajuda será bem vinda, as portas estão abertas para quem quiser conhecer o nosso projeto.

Eu passei por essa vida, não só eu, a minha esposa também. E hoje tenho três filhos, mas não posso dizer que estou liberto dela, pois luto contra todos dias, essa é uma luta que não acaba, é diária.

É preciso olhar para os nossos jovens e para suas famílias. As pessoas saem da fazendinha, que foi o lugar que me deu uma vida nova, e encontram uma pedreira aqui fora. A pedreira da discriminação. Existe cota para tudo, o que é ótimo, mas não para um ex-dependente. Quando um dependente químico vai pedir serviço, o passado dele é claro que é ruim, mas ele precisa de uma chance. Reinserção social, não é apenas internar. Passe a olhar isso, olhar essas portas fechadas e ajude abri-las.

A Comunidade Terapêutica Fé e Esperança tem hoje sete internos, fica no Industrial, a antiga Brasil, era uma fábrica de foguete.

Vereadores:

Luiz

Zé, te conheço há tempos e sei da sua luta. Vocês têm que fazer o trabalho de vocês, que é difícil, digno de aplausos. No que eu puder ajudar, irei continuar ajudando. Tenho certeza que o testemunho que você deu aqui para nós é real. No que depender dos nove vereadores dessa casa, da comunidade de Santo Antônio do Monte, vai te ajudar e você vai vencer. Igual você falou: se recuperar um, estará recuperando um pai, uma mãe. Parabéns, é gratificante o seu trabalho.

Ivaí

Podem contar comigo. O trabalho de vocês é muito bonito.

Carlos

Eu conheço muito bem o trabalho do Zé, da sua esposa, e quero dizer também que eu sou um recuperando da dependência química, fui viciado em álcool e luto todos os dias contra o vício, essa é uma luta que não tem fim. Naquilo que eu puder ajudar , estarei sempre pronto. A sua luta é admirável, como é difícil as pessoas entenderem a situação do dependente químico. Eu sou um de vocês, estive na Comunidade Terapêutica uns dias atrás para levar meu testemunho e com certeza estaremos juntos com vocês, esse um ano vai passar e poderão ser reconhecidos como entidade pública e poderão receber a ajuda do município. Essa luta contra as drogas tem que ser travada por todos nós.

Martin

Eu também não poderia deixar de te parabenizar pelo seu trabalho. Quando alguém questiona a abertura de mais casas de recuperação, a resposta é simples, o uso de drogas só tem aumentado, então nós temos que aumentar a nossa forma de acolher essas pessoas. Tenho certeza que essa sua vinda aqui será multiplicada por todos os vereadores para que a população tenha ciência de todo o seu trabalho. Não tenho dúvidas de que a população se sensibilizará e apoiará o suporte à sua Clínica.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?