fbpx
jc1140x200

Escola pública em Lagoa da Prata está entre as 31 melhores do Brasil

Foto: Arquivo da escola

“José Teotônio de Castro” é uma das quatro escolas brasileiras da rede estadual de ensino a se destacarem em pesquisa da Fundação Lemann

A Escola Estadual José Teotônio de Castro, em Lagoa da Prata, está entre as 31 escolas públicas brasileiras que atendem alunos de baixo nível socioeconômico do ciclo 1 do ensino fundamental que conseguiram manter a excelência do ensino ao longo de três edições consecutivas de uma pesquisa feita pela Fundação Lemann, Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo e Itaú BBA, a partir de dados da Prova Brasil e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O levantamento foi feito em 2011, 2013 e 2015. Dessas 31 escolas, só quatro são da rede estadual de ensino, dentre elas a escola lagopratense. O restante são de redes municipais.

Foto: Arquivo da escola

A AVALIAÇÃO

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mede a qualidade do aprendizado nacional e funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Todas as escolas públicas do Brasil – tanto da rede estadual, quanto da rede municipal – são submetidas aos critérios de avaliação para o seu estabelecimento. O órgão responsável pelo IDEB é o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que estabelece o referido índice com base em dois componentes: a taxa de rendimento escolar e as médias de desempenho nos exames por ele aplicados.

O mapeamento tem como base a Prova Brasil, um exame que avalia os conhecimentos dos alunos em matemática e língua portuguesa. O resultado do desempenho é um dos componentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Foto: Arquivo da escola

TRAJETÓRIA

Fundada em 1993, a escola atende atualmente a 866 alunos. São 77 profissionais – dentre os quais, 46 professores – que trabalham no “Teotônio”. Segundo a diretora Márcia Aparecida Meireles Ribeiro, o diferencial da escola é o comprometimento dos profissionais para com os alunos. “Contamos com uma equipe de profissionais altamente comprometidos com o ensino de nossos alunos. Mas acredito que essa excelência seja resultado da somatória do empenho individual de cada profissional, um trabalho de equipe diferenciado e a notável participação da comunidade escolar. Contamos com pais muito envolvidos na formação dos filhos. Em minha concepção essa é a fórmula que tem feito a diferença”, afirmou.

Ribeiro destacou que o resultado estabelecido pelo IDEB é um indicativo muito importante. “O resultado mostra que estamos no caminho certo e que nossos esforços tem valido a pena. Vivemos em uma sociedade em que o profissional da educação é pouco valorizado. Esse resultado nos chega como um reconhecimento do nosso trabalho e da importância do envolvimento da comunidade escolar”.

De acordo com a diretora, o resultado produziu na equipe a alegria do reconhecimento e da certeza da alta qualidade do trabalho, mas por outro lado também produziu o peso da responsabilidade de manter o nível do ensino oferecido aos alunos. Márcia ainda parabenizou toda equipe pelo empenho e pela conquista. “Parabenizo todos os profissionais e a comunidade escolar pelo alcance desse resultado extraordinário, não posso deixar de mencionar também a excelente participação, compromisso e desempenho de nossos alunos. Eles são a razão de todo nosso trabalho e sem a resposta positiva deles não teríamos tal resultado e nosso trabalho não teria sentido”.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?