fbpx
jc1140x200

Divinópolis – Casa Arte e Cultura completa 4 anos em 2014

Parcerias, novos projetos, exposições e lançamentos de livros marcam esta data tão importante no cenário cultural de Divinópolis e região

 

Desde sua inauguração, em 2010, a Casa Arte e Cultura tem recebido artistas, educadores, estudantes e consumidores de cultura para os mais variados projetos artísticos culturais, passando de lançamentos literários a exposições de artes, de ateliê para crianças a cursos de formação continuada para educadores, de eventos musicais a workshops, proporcionado o acesso e a democratização da cultura.

Para comemorar este 4.º ano de existência, a Casa começou 2014 a todo vapor.  Além das atividades já consolidadas na Casa, uma série de propostas foram lançadas: Exposição com trabalhos de artistas da terra, bazares de trabalhos manuais, curso de musicalização infantil, a Casa Itinerante, o Projeto “Escola de Leitores” que além do incentivo à leitura, destina parte da verba para uma instituição filantrópica.

Em janeiro a Casa abriu suas portas para 8.º ateliê de férias infantil, com recorde de crianças e profissionais envolvidos no projeto.

Outro projeto em destaque,  é “A Casa Itinerante” que marcou presença em Nova Serrana com o “Curso de Contação de Histórias” dentro do projeto da TOTEM  e a ONG AMAR e em Perdigão com 2 workshops “Palavras que brincam” Literatura Infantil e Contos e  Jogos e brincadeiras na infância”, ambos  ministrados pela arte educadora Vânia Ordones.

Em fevereiro, a Casa lançou o curso de Musicalização Infantil, para crianças de 3 a 6 anos, com os professores Rodrigo Cordeiro (Diguinho) e Vânia Ordones.

Lançou também a exposição Momentos do artista Gilmar Santos, que acontecerá até o final de abril. A obra do artista compõe-se de móveis em madeira rústica, mandalas, quadros, cachepôs e diversos tipos de malas e baús.

Em março teve início o Projeto “Escola de Leitores 2014” nas escolas de Divinópolis e região com mobilização social pela educação na E. M Professora Evelina Greco e o Encontro Exposukyo Mahikari – Arte da Imposição da mão. Outro projeto de fundamental importância para a Casa, foi a consolidação da parceria com a ONG VID´ARTE, que certamente ampliará as possibilidades de benefícios culturais e artísticos para a comunidade.

Em abril, a Casa, através do projeto “Casa itinerante” firma mais uma parceria. Desta vez, com a ONG Lixo e Cidadania. A ideia é ocupar espaços urbanos de Divinópolis, levando música, poesia, literatura, aliando a arte a conscientização sobre o meio ambiente.

Também em abril, a Casa será palco do lançamento do livro “Tundé” no mundo da Lua, do ilustre Gê Lara, que já é parceiro da Casa há três anos juntamente com o Uirapuru Canto Livre.

Em maio, a Casa receberá a exposição “Entre cores e retalhos” da artesã Neiva Cardoso, com um bazar exclusivo para o mês das mães. Todas as maravilhas criadas por esta artista poderão serem adquiridas diretamente na Casa, na primeira quinzena de maio.

E no último domingo de maio, a “Casa itinerante” estará na praça do santuário juntamente com o Grupo Encontro, fazendo uma participação pra lá de especial.

Em junho, para a criançada, fechando o semestre, não poderia faltar o tão esperado ateliê de férias, que este terá como tema principal a copa do mundo de futebol.

 

Projeto de contação de histórias
Projeto de contação de histórias

 

Oficina de artes
Oficina de artes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Janeiro

13 a 24/01

29/01

31/01

– Ateliê de férias- Oficina de contos “A Arte de contar histórias” em Nova Serrana

– Workshop “Palavras que brincam” – literatura Infantil e Contos e também “Jogos e Brincadeiras na infância”

Fevereiro

03/02

10/02

– Volta às aulas (teatro, coral, violão, guitarra e musicalização infantil)- Abertura da exposição “MOMENTOS” de Gilmar Santos
Março

22/03

27/03

29/03

– Início do Projeto “Escola de Leitores” em 2014 nas escolas de Divinópolis e região (mobilização social pela educação na escola)- Reunião da rede de vizinhos protegidos (abertura musical)

– Encontro Exposukyo Mahikari – Arte da Imposição da mão

–  Parceria da Casa com a ONG VIDARTE

Abril

03/04

23/04

– Lançamento do Livro “Tundé” no mundo da Lua de Gê Lara.A CASA ITINERANTE – ocupação de espaços urbanos em parceria com a ONG Lixo e Cidadania –  participação dos alunos da Casa.
Maio

05/05

25/05

– Lançamento do Bazar “Entre Cores e Retalhos” da artesã Neiva Cardoso.- Participação da Casa Arte e Cultura e seus alunos no Projeto “Contos e Histórias” do Grupo Encontro na praça do Santuário
Junho

A definir

– Ateliê de férias da copa do mundo
jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?