fbpx
jc1140x200

Diretora fala sobre os projetos da Apae de Santo Antônio do Monte para 2014

A Associação de Pais e Amigos do Excepcional – APAE de Santo Antônio do Monte foi fundada em 1986. Atualmente atende 85 pessoas com deficiências múltiplas, oferecendo a elas e aos seus familiares, amplo atendimento em diversas áreas, tais como assistência social, saúde e educação.

Ao longo de minha trajetória profissional sempre prezei pela política do bem-estar social, busquei estabelecer iniciativas de fortalecimento e valorização do exercício da cidadania. Sempre atuei na área educacional, cultural e social. Ainda muito jovem, após concluir o curso de Magistério, fui convidada para o exercício da profissão docente, e desde então passei a me envolver cada vez mais no contexto educacional, me graduando em Pedagogia e posteriormente me especializando em Educação Especial. Na ocasião, já atuava como professora da APAE e logo em seguida fui indicada para concorrer ao cargo de Diretora, o qual ocupei durante cinco anos. Posteriormente estive um ano como vice-diretora.

Fiquei treze anos exercendo outras funções que certamente me enriqueceram profissionalmente, e nesse ano de 2014 tenho o privilégio de retornar à APAE, lugar do qual nunca saí. Estive sempre presente nas ações que foram desenvolvidas.

Atualmente, então mais experiente, venho contribuir novamente para o crescimento da instituição e pelo bem estar de todos os envolvidos com a mesma: alunos, pais, funcionários, voluntários, parceiros e amigos.

A nova diretoria da Apae-Samonte é composta pelo presidente Geraldo Magela Góis, pela vice-presidente Sueli Maria Oliveira e eu ocupo o cargo de diretora da Escola Especial Marcelo Cardoso de Oliveira, que é mantida pela APAE.

 

PROJETOS DA APAE

O setor de tele doações da APAE representa um apoio fundamental para o crescimento e desenvolvimento da instituição. Graças ao seu trabalho, foi possível realizar a reforma de várias salas de aula; a construção e estruturação da oficina profissionalizante de picolés e a aquisição de alguns equipamentos específicos, o que contribuiu na melhora dos atendimentos diários, tais como fisioterapia, hidroterapia, fonoaudiologia, psicologia, educação e estimulação precoce.

Porém, ainda há muito a ser realizado. Dentre as necessidades que a APAE buscará suprir esse ano, estão a ampliação de atendimentos na área da saúde, a aquisição de mais equipamentos adaptados, cadeiras de rodas adaptadas, brinquedos pedagógicos e a cobertura do teto do salão com isolamento acústico. Tais ações viabilizarão o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos aos nossos alunos e seus familiares.

E é em virtude do benefício a toda comunidade da qual cada um de nós faz parte, que convidamos os senhores a colaborar com a APAE para custear estas obras. Acreditamos que a cidadania se faz assim, com a colaboração mútua em busca de um futuro melhor para todos. Agradecemos antecipadamente por seu apoio e boa vontade!

 

FIM DAS APAES

Sobre a questão do fim das APAEs, o que se alega é que a escola tem que prover e dar estrutura aos alunos especiais, ou seja a inclusão. No entanto, inclusão não é sinônimo de matrícula. Não vimos até então um plano concreto de ação para tornar possível tal “inclusão”. Acredito que o sistema de educação pública, por questões ainda fora de nosso alcance, não está preparado para receber nossos alunos, que merecem mais do que uma educação especializada. Eles merecem e necessitam de uma atenção especializada que só é possível através do trabalho árduo de uma equipe multidisciplinar, trabalho esse muito bem desenvolvido pelas APAEs.

Qualquer  reflexão sobre esse tema impõe adotarmos uma postura mais humana. O trabalho da APAE é intenso, por meio do qual se conquista pequenos avanços que são responsáveis por grandes alegrias!

Para continuar realizando esse trabalho com sucesso é necessário fortalecer cada vez mais nossa rede de parceiros e apoiadores, que muito poderão contribuir (não apenas financeiramente) com a melhoria da qualidade de vida de nossos alunos. Agradecemos a todos que sempre estiveram conosco e aguardamos sua visita para conhecer nosso trabalho e despertar sorrisos nos rostos de nossos “alunos”.

A APAE te espera de portas e braços abertos!

 

Equipe de colaboradores da APAE
Equipe de colaboradores da APAE

 

Alguns alunos da APAE
Alguns alunos da APAE
jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?