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Diretor da Promídia esclarece detalhes da polêmica pesquisa

Paulo Roberto, diretor do Instituto de Pesquisa Promídia, explica metodologia utilizada na pesquisa de avaliação da Administração Municipal de Lagoa da Prata.

Instituto de pesquisa garante que o governo de Lagoa da Prata está com 77% de aprovação

O Jornal Cidade veiculou na edição do dia 11 de setembro uma pesquisa realizada em Lagoa da Prata no mês de julho, pelo Instituto Promídia, que aponta a aprovação de 77% da Administração Municipal. Na ocasião, a reportagem entrou em contato com a empresa para que fossem fornecidas informações detalhadas sobre a metodologia da pesquisa. Foi enviado ao diretor Paulo Roberto da Silva um questionário, que foi respondido no dia 18 de setembro. Na entrevista a seguir, ele explica como chegou ao índice de 77% de aprovação do governo.

Jornal Cidade: Na pesquisa divulgada a Promídia informa que realizou 506 entrevistas entre os dias 24 e 28 de julho. Qual foi a metodologia aplicada e bairros pesquisados?

Paulo Roberto: A abordagem utilizada consistiu na aplicação de uma amostragem aleatória representativa da população residente com 16 anos ou mais de idade. Os respondentes são selecionados aleatoriamente respeitando-se quotas proporcionais controladas por região geográfica, sexo e faixa etária, de acordo com o perfil  da população em estudo. Todos os bairros foram pesquisados.

Jornal Cidade: Quais as perguntas feitas aos entrevistados?

Paulo Roberto: Foram feitas mais de 40 perguntas, fazendo todas as avaliações. Algumas delas: Pesquisa espontânea: Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria, para prefeito (a)? Pesquisa estimulada: Destes nomes aqui, se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para prefeito (a)? Avaliação da administração 2013/2016: De modo geral, o (a) Sr. (a) aprova ou desaprova a gestão do Prefeito Paulinho Despachante?

Jornal Cidade: Entre os dias 27 e 29 de setembro de 2012, a Promídia apontou que o candidato Paulinho Despachante venceria a eleição com 28,3%, e ele foi eleito com 28,28%. Quais outras cidades você pode citar que o instituto acertou com margem tão pequena?

Paulo Roberto: Nas eleições de 2012 a empresa Promídia foi a que mais registrou pesquisas, no total de 735 registradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), tendo um acerto de 99,9% sendo que em várias cidades a empresa acertou até a vírgula, como foi o caso de Lagoa da Prata. Também na região de Lagoa da Prata a Promídia divulgou na cidade de Formiga a vitória de Moacir Ribeiro, hoje prefeito do município, com 28,5%. O mesmo foi eleito com 28,73%. Na cidade de Piumhi a Promídia divulgou a vitória do Wilson Craide com 41%, contra 40,6% do segundo colocado. O mesmo foi eleito com 40,16%. Assim também ocorreu na cidade de Arcos com o prefeito Baiano que seria reeleito com 44,5% e na urna o mesmo foi eleito com 44,7%.  Também em Japaraíba a Promídia divulgou a vitória de Roberto do Armazém com 46,7%. Ele foi eleito com 47,03%. Em Alfenas, a Rede Globo (Integração) de Varginha divulgava com mais de 20 chamadas por dia a pesquisa realizada pela CP2 que dava a vitória ao prefeito Luizinho, que era candidato à reeleição. Já a Promídia derrubou três liminares do PT e divulgou a vitória do Maurílio Peloso com 52,7% e o mesmo foi eleito com 53,01%.

Jornal Cidade: O índice de aprovação de 77% da administração municipal de Lagoa da Prata gerou muita desconfiança nas redes sociais. O que você tem a dizer a respeito?

Paulo Roberto: A empresa Promídia está no mercado há mais de 30 anos e não tem que provar nada para a população de Lagoa da Prata em relação à credibilidade da empresa. Em relação aos comentários em redes sociais nós sabemos que existem interesse políticos de pessoas interessadas nas eleições de 2016. A empresa não irá responder para não dar “Ibope” aos mesmos.

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