COMPARTILHAR
Em 2017, a Unopar Lagoa da Prata foi reconhecida em todos os prêmios oferecidos na cidade, como a melhor empresa em seu segmento.
Continua depois da publicidade .

Referência na região em ensino digital, Unopar de Lagoa da Prata irá abrir um novo polo em Arcos

Publieditorial

Não é preciso frequentar uma sala de aula para fazer um curso, seja de graduação, técnico, pós, preparatório para concursos ou idiomas. Basta o interessado escolher entre as diversas opções disponíveis no mercado dos cursos da modalidade EAD – ensino a distância. O Censo de Educação Superior 2016, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), confirma o crescimento desse tipo de curso no Brasil. O número de matrículas em cursos de graduação a distância teve alta de 7,2% no país entre os anos de 2015 e 2016, enquanto que na modalidade presencial diminuiu 1,2%.

Continua depois da publicidade .

Na última década, o ensino a distância aumentou a sua participação no total de matrículas de forma expressiva. Em 2006, 4,2% dos universitários eram frequentadores de cursos de EAD.

Em 2016, essa modalidade passou a responder por 18,6% das matrículas no Brasil. É pensando nessa demanda que o empresário Ronan Ramos, diretor da Unopar Lagoa da Prata, que é a maior franquia da rede em todo o Centro-Oeste mineiro, pretende abrir nos próximos dias um polo no município de Arcos.

Será oferecida uma estrutura ampla, com previsão de atender 500 novos alunos no primeiro ano de funcionamento, oferecendo todos os cursos da grade da Unopar.

VANTAGENS DO ENSINO DIGITAL

A professora e conselheira da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), Ivete Palange, em entrevista ao jornal O Tempo, disse que são vários os motivos que levam os estudantes a procurar cursos a distância. Entre eles, está o acesso mais fácil à tecnologia. “Antigamente, os cursos a distância dependiam dos Correios. Anos depois, passaram a ser feitos pela TV e, em seguida, pelo computador. Hoje, o estudante pode ter acesso às aulas pelo smartphone”, analisa.

Além das facilidades propiciadas pela tecnologia, o preço também é um atrativo, conforme a professora. “Os custos são menores na comparação com um curso presencial, já que não há gasto com a manutenção de uma sala. Assim, os preços são mais acessíveis”, observa. Ela diz que não há um levantamento da entidade sobre os preços na comparação com os cursos convencionais. “Pelo que percebo, em média, o curso online é 30% mais em conta”, diz.

UNOPAR LAGOA DA PRATA

O polo da Unopar em Lagoa da Prata irá completar 7 anos de atividade em 2018. Sob a direção do empresário Ronan Ramos, a unidade tem mais de 1200 alunos em cursos de graduação e pós-graduação. Já formou mais de 500 alunos, tendo a próxima formatura em abril deste ano, com 135 formandos.

O aluno que opta pela modalidade digital de ensino na Unopar tem toda a infraestrutura necessária para concluir, com êxito, o curso escolhido e ter mais vantagens no mercado de trabalho. A unidade em Lagoa da Prata coloca à disposição dos estudantes 2 laboratórios, biblioteca, salas amplas e climatizadas, equipamentos de informática de última geração, atendimento individualizado, área de alimentação e fácil estacionamento.

Ronan Ramos, diretor da
Unopar Lagoa da Prata

Ronan Ramos tem larga experiência na área de educação. Recentemente, foi indicado para receber a Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Lagoa da Prata pelos relevantes serviços prestados nessa área. O diretor orienta que, como no ensino presencial, o aluno que opta pela modalidade digital precisa investir tempo e ter comprometimento com suas metas pessoais. “Recomendo dedicação como qualquer outra forma de estudo. O ensino digital oferece mais flexibilidade de horário para o aluno, ele pode administrar melhor o seu tempo, mas precisa ter comprometimento. É importante que o curso digital seja tratado como um compromisso”, aconselha.

APROVAÇÃO

E comprometimento é o que motiva o aluno Arthur Luis Miranda Rodrigues de Oliveira, 33 anos, a sair de Arcos e vir estudar na Unopar em Lagoa da Prata. Em 2018 irá iniciar o 5º período de Engenharia de Produção. “Escolhi a Unopar pela facilidade. Faço aulas no laboratório na segunda- feira e aula presencial na quinta. Recomendo a todos os meus amigos. Vai ficar ainda melhor quando chegar o polo da Unopar em Arcos”, disse o aluno.

Mas a satisfação com os estudos nem sempre foi assim. Há 10 anos Arthur iniciou um curso de graduação em Sistemas de Informação na PUC Minas. Ele teve dificuldades em pagar as mensalidades e também não tinha muita afinidade com o conteúdo. Hoje, Arthur pretende concluir o curso e trabalhar na área de engenharia de alimentação.

Deixe o seu comentário e compartilhe no Whatsapp