fbpx
jc1140x200

Contaminação do Rio São Francisco gera repercussão nacional

Denúncia apresentada por pescadores ganha repercussão em site da Globo

 

Indústria de MG é investigada por contaminar Rio São Francisco

Pescadores perceberam substância diferente e redução de peixes.
Indústria de Lagoa da Prata informou que não constatou vazamento.

Uma indústria de Lagoa da Prata está sendo investigada suspeita de contaminar um rio da região. O vazamento de resíduos estaria afetando também o Rio São Francisco. A suspeita de contaminação surgiu depois que os pescadores da região começaram a perceber a presença de uma substância que gruda nas pedras.

Segundo a Associação Ambiental dos Pescadores do Alto São Francisco, o problema surgiu há alguns anos, mas se agravou nos últimos meses. “Chegando ao local a gente detectou que o produto estava sendo jogado no rio. Atravessamos para saber de onde estava vindo e nos deparamos com os canos que, provavelmente, vêm da indústria”, disse o presidente da associação, Sebastião Carlos de Miranda.

Próximo à indústria, foi flagrada uma tubulação rompida, o que reforça a suspeita de que essa seja a origem do problema. Os resíduos caem no Rio Santana, que é um dos afluentes do Rio São Francisco, que está a cerca de quatro quilômetros do local. E segundo o pescador José Maria Silva, desde que os resíduos começaram a aparecer, os peixes desapareceram. “Depois que começou a cair isso aqui no São Francisco não tivemos mais nenhum peixe na rede. Já vai para quatro, quase cinco semanas sem peixe.”

A polícia de meio ambiente já notificou a empresa e, segundo o sargento Edmilson José Lage, uma amostra do material foi encaminhada para análise. “Fizemos o Boletim de Ocorrência que foi encaminhado para o delegado da Polícia Civil e cópia para o Ministério Público de Lagoa da Prata que provavelmente vai acionar o Igam que é o órgão responsável  pelas águas, para então fazer a coleta e enviar para análise”, informou.

Em nota, a indústria disse que faz o constante monitoramento em toda a região e que não foi constatado nenhum vazamento. A denúncia já foi repassada para a promotoria de meio ambiente que deve investigar o caso.

Fonte: G1

Foto: Tubulação rompida foi encontrada próximo ao rio (Foto: Reprodução/TV Integração)

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?