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O condicionamento físico é muito importante, e para defini-lo vamos usar três conceitos diferentes. O primeiro vai basear em 10 capacidades físicas, que são reconhecidas pela Sociedade Mundial de Fisiologistas do Exercício, que são melhoradas através

POR Evandro Campos Especialista em Atividade Física
POR Evandro Campos
Especialista em Atividade Física

adaptações neurológicas e/ou orgânicas (resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão). Quanto mais competente, mais condicionado terá. Um excelente programa de treinamento deve ter exercícios que possam evoluir cada uma dessas aptidões. O segundo é a capacidade de fazer qualquer atividade física de maneira fácil, onde se pode comparar a melhora consigo mesmo ou com outras pessoas. O terceiro engloba três vias metabólicas que nos provém energia para qualquer atividade física. O primeiro é o fosfogênio, que está nos músculos e é fonte de energia responsável pelas atividades de potência alta e dura em torno de 10 segundos, o segundo é o glicogênio, que funciona como energia para as atividades de potência moderada, sendo utilizado em atividades de poucos minutos. Já o terceiro é a via oxidativa, também conhecida como aeróbia, que utiliza a gordura corporal como energia para atividades de média e longa duração. Um treinamento que utilize os três sistemas de energia gerando equilíbrio entre ambos promove e desenvolve um condicionamento físico esplêndido.

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Qual seria a sua orientação quanto à alimentação?
Coma hortaliças, especialmente as verdes, carnes magras, castanhas e sementes, pouco amido e nenhum funcionalaçúcar, pois alimentos frescos são mais saudáveis. Apenas com esses conselhos vamos nos beneficiar de vários aspectos
da nutrição.

Quais alimentos devo evitar?
Arroz, pão, doces industrializados, batata, balas, refrigerantes e a maioria dos carboidratos processados. Processar nada mais é que o ato de assar, moer ou refinar e branquear. Pois, eles aumentam
o nível de glicose sanguínea.  O problema dos carboidratos de alto nível glicêmico é que eles causam uma resposta descontrolada da insulina. A insulina é um hormônio de grande importância, portanto um aumento agudo e crônico dá origem à hiperinsulimenia, que está associada à obesidade, níveis altos de colesterol, de pressão alta e também disfunções de humor.

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