fbpx
jc1140x200

Como os ácidos agem na pele

Veja como funcionam os principais ácidos que combatem manchas, envelhecimento e até espinhas

 

Os ácidos representam um importante arsenal na reversão do envelhecimento e na beleza da pele. Cada ácido age de maneira diferente na função de aumentar o teor de colágeno da pele, bioquimicamente falando.

Ácido retinoico

ácido retinoico é comprovadamente o mais capaz de aumentar a produção e os teores de colágeno da derme, tanto por promover a proliferação de fibroblastos, aumentar a síntese de proteínas, como por sua capacidade de remodelar o colágeno nas camadas mais profundas da pele, dado a ela mais sustentabilidade e elasticidade.

Além disso, o ácido retinoico dispersa a melanina que pode se concentrar irregularmente em alguns pontos com o passar do tempo (as temidas manchas escuras na pele). Estas características resultam em significativa reversão do envelhecimento cutâneo. Tornando a pele bem mais hidratada, confere firmeza, apagando rugas superficiais, clareando manchas e conferindo aspecto revitalizado e homogêneo à pele.

Ácido glicólico

Menos potente, mas de ação indiscutível, o ácido glicólico, da família dos alfa-hidroxiácidos (AHA), também demonstrou ser capaz de induzir fibroblastos a produzirem mais colágeno, além de descompactar as células córneas mortas da primeira camada da pele, afinando a queratina, dando aparência brilhante, macia e viçosa.

Vitamina C

A vitamina C (ácido ascórbico) é importante coadjuvante no rejuvenescimento, já que combate a formação dos radicais livres que “quebram” as fibras colágenas, revertendo principalmente o desgaste ambiental das radiações solares na pele.

A ação ácida é benéfica em: sardas, manchas, poros dilatados, cravos, espinhas, rugas, marcas e cicatrizes, pele sem vida, flacidez facial, asperezas em corpo, queratose pilar (bolinhas nos braços), pelos encravados, pele seca em corpo e outras tantas condições.

Protetor solar e tratamentos com ácidos

Ao se usar ácidos fortes, deve-se redobrar os  cuidados com a proteção solar. Assim, quem usa cremes com ácido retinoico regularmente, sabe que não deve se expor ao sol sem um bom filtro solar com FPS 15 pelo menos. Todos devemos nos proteger do sol em qualquer situação, mas quem está descamando, com a pele rosada por usar ácidos, deve tomar cuidados especiais, não negligenciando o uso dos protetores solares, mesmo em dias nublados. Isto porque, sempre que a pele estiver sensibilizada, estará mais vulnerável às manchas e queimaduras solares.

Outra precaução para quem esta em processo de descamação, é não usar ceras depilatórias que, em tais condições, podem machucar a pele. Em suma, não esfregar, não traumatizar a pele que está em processo de renovação.

 

Fonte: Bolsa de Mulher

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?