fbpx
jc1140x200

Colaboradores do Samu participam de palestras e treinamentos

Mais de 300 colaboradores participaram da reunião em Divinópolis (Foto: Assessoria/Divulgação)

Foram tratados assuntos relacionados ao serviço, distribuição de uniformes e EPIs. Serviço será inaugurado na região no dia 6 de junho

Mais de 300 colaboradores que vão atuar no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Centro-Oeste de Minas participaram de uma reunião, neste sábado (27), sobre assuntos gerais de alinhamento para o início das atividades do serviço. O Samu será inaugurado no dia 6 de junho e atenderá uma populaçao de mais de 1 milhão de habitantes em 54 municípios da região.

Durante a reunião promovida pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da região Ampliada Oeste (Cis-Urg), os colaboradores assistiram uma série de palestras sobre o serviço, onde foram abordadas as portarias de regulamentação, atuação dos profissionais, dentre outros assuntos.

Reunião de alinhamento ocorreu neste sábado (27) (Foto: Assessoria/Divulgação)

Esteve presente toda diretoria do CIS-URG, incluindo o presidente Ailton Duarte e o secretário executivo José Marcio Zanardi.

“Eu fico feliz com essa data e não tenho nem palavras para expressar sobre esse dia, que é um dos pontos finais para inauguração do Samu. Foi perseverança que fez esse Consórcio sair do papel e a nossa insistência em servir o ser humano e servir uma região, nos fez prosseguir e graças a Deus está se realizando um sonho de 54 cidades, com mais de 1 milhão de habitantes”, destacou o presidente do CIS-URG, Ailton Duarte.

Também participaram representantes do Conselho Regional de Medicina (CRM), bem como representantes do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis, coordenadoria do SUS Fácil e a referência técnica do Samu.

Após as palestras e colocações das autoridades em saúde da região Centro-Oeste, a equipe foi subdividida em grupos e participaram de oficinas que abordaram a dinâmica de atuação no SAMU.

Foram distribuídos ainda uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos colaboradores. As escalas de trabalho das equipes também foram discutidas. A equipe aproveitou o momento para esclarecer dúvidas técnicas e administrativas.

Os colaboradores se dividem entre condutores socorristas, médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, farmacêuticos, auxiliares de farmácia e técnicos administrativos.

Inauguração

Reunião de alinhamento ocorreu neste sábado (27) (Foto: Assessoria/Divulgação)


A cerimônia de inauguração do SAMU está marcada para o dia 6 de junho ocorrerá às 10h30. O local ainda não foi definido. A Superintendência de Cerimonial do Governo de Estado de Minas Gerais ressalta que na segunda-feira (29) uma equipe de produção fará uma visita a Divinópolis para averiguar o melhor local para a realização da solenidade. A previsão é de que o evento dure 40 minutos.

Central de Regulação

Com o Samu, entrará em funcionamento também a Central de Regulação das Urgências, sediada em Divinópolis, de onde será feita a regulação médica das urgências.

O processo será feito pelos médicos reguladores, que atuarão no acolhimento de todos os pedidos de socorro que chegarem através do telefone 192. Mediante a avaliação, será desencadeada a resposta mais adequada a cada solicitação, no que se refere ao monitoramento do grau de urgência até a finalização do caso.

Ambulâncias

Todas as bases receberão ambulâncias do tiopo USA ou USB (Foto: Assessoria/Divulgação)


Serão disponibilizadas às bases 24 ambulâncias do tipo Unidade de Suporte Básico (USB), que serão tripuladas por um técnico de enfermagem e um condutor socorrista. Além desses veículos, haverá também sete Unidades de Suporte Avançado (USA), tripuladas por um médico, um enfermeiro e um condutor socorrista.

Estas unidades serão destinadas a Divinópolis, Luz, Campo Belo, Oliveira, Formiga, Nova Serrana e Itaúna. A logística da distribuição foi feita para que se situem em pontos estratégicos, de forma que o tempo entre a chamada recebida pelo 192 e a chegada da ambulância demore no máximo 40 minutos em qualquer ponto da região.

Para a escolha também foram levados em consideração acessos, rodovias e estradas rurais, além do perfil epidemiológico de cada município. Foram usados ainda números indicadores do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), por meio do índice de Mortalidade por Causas Externas. Esses números foram mensurados para designar a USA, de modo que este tipo de veículo possa dar cobertura não apenas naquele município onde ela se encontra, mas nos demais do entorno.

Rede hospitalar
O Samu contará com uma rede de atendimento em 18 unidades hospitalares, cuja finalidade será agilizar recursos humanos, financeiros e tecnológicos para viabilizar o atendimento aos pacientes no menor tempo possível.

A escolha da Rede Hospitalar foi feita após uma análise de viabilidade e considerou diversos critérios. Entretanto, como aponta Zanardi, essa rede é dinâmica e pode ser alterada a qualquer momento. “Basta que as unidades se enquadrem nos requisitos pleiteados pelo governo estadual”, disse.

As unidades conveniadas recebem incentivo financeiro do Estado no valor aproximado de R$ 2,3 milhões para as unidades. Zanardi acrescentou que hospitais não contratualizados e que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) farão os atendimentos normalmente em caso de necessidade, o que será avaliado pela Central de Regulação das Urgências em Divinópolis.

Veja os hospitais conveniados:

• Hospital São João de Deus em Divinópolis

• Hospital São Luis em Formiga

• Santa Casa de Campo Belo

• Hospital São Judas Tadeu em Oliveira

• Hospital Manoel Gonçalves em Itaúna

• Hospital Nossa Senhora da Conceição em Pará de Minas

• Hospital São Carlos em Lagoa da Prata

• Hospital Regional São Sebastião em Santo Antônio do Amparo

• Hospital Santa Casa de Bom Despacho

• Hospital Senhora Aparecida em Luz

• Santa Casa de Misericórdia de Santo Antônio do Monte

• Santa Casa de Misericórdia de Dores do Indaiá

• Santa Casa de Itaguara

• Hospital Municipal São Francisco em Iguatama

• Santa Casa de Itapecerica

• Hospital Nossa Senhora do Brasil em Bambuí

• Santa Casa de Misericórdia em Pitangui

• Hospital São Gabriel em Passa Tempo

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?