fbpx
jc1140x200

Cisto sebáceo | Artigo

O cisto sebáceo (conhecido também como cisto epidérmico, nome mais correto) caracteriza-se como um nódulo de tamanho variável, único ou múltiplo, de coloração da pele normal, esbranquiçados ou amarelados. A consistência pode ser dura, elástica, às vezes, com flutuação quando inflamado. Em alguns cistos observam-se um ponto central representando uma obstrução da unidade pilosebáceo que, à expressão elimina um material esbranquiçado (queratina). Esses cistos são benignos e podem aparecer em qualquer região do corpo, sendo mais comuns na face, no pescoço e no tronco. Os cistos traumáticos são mais frequentes nas palmas, plantas e nádegas.

Os cistos são encontrados em adultos em ambos os sexos. Algumas doenças genéticas podem acompanhar estes tipos de cistos.

Causas

Os cistos sebáceos surgem da proliferação de células da pele produtoras de queratina dentro da derme. Podem originar-se da oclusão do folículo pilosebáceo, implantação de células da epiderme em locais mais profundos da pele por trauma ou a partir de células que desprendem das fendas embrionárias.

Os cistos podem ocorrer inflamação secundária tornando-se dolorosos e avermelhados.

Sintomas de Cisto sebáceo

Os cistos sebáceos não apresentam sintomas, exceto quando se inflamam podem acompanhar-se de dor no local.

A maioria dos cistos sebáceos não causam problemas mais graves e nem precisam de tratamento. Recomenda-se procurar um dermatologista (médico que trata das doenças da pele, cabelos e unhas) se ocorrer uma das seguintes alterações:

Convivendo/ Prognóstico

Os cistos tem crescimento lento, assintomático não sendo possível diminuir a sua progressão, mas podemos ajudar a prevenir a formação de cicatrizes e infecções adotando algumas medidas simples.Não espremer o cisto. Colocar compressa quente quando inflamado pode ajudar a diminuir a dor e a eliminar o material purulento

Complicações possíveis

As complicações que podem ocorrer na evolução de um cisto são: ruptura, infecção bacteriana, aumento de tamanho por trauma e dor. Os cistos sebáceos geralmente tem evolução benigna e a transformação maligna é rara, mas foram descritos casos de conjunção com tumores malignos (Carcinomas).

Cistos grandes e dolorosos podem interferir nas suas atividades diárias e prejudicar a autoestima, podendo também afetar a aparência.

Se tratado corretamente, as chances de um cisto sebáceo evoluir para uma complicação mais grave são muito pequenas. Às vezes, o cisto não exige tratamento, mas o paciente pode optar se a presença dele estiver incomodando.

Prevenção

Não há como prevenir o surgimento de cistos sebáceos.


Alessandro Carvalho de Sousa Terapeuta Homeopata CNT 31055/MG e-mail: [email protected]

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?