fbpx
jc1140x200

Luciene Morais – Caro motorista, você também é pedestre!

Me impressiono cada vez mais com o comportamento desrespeitoso de alguns motoristas para com os pedestres! Claro que não são todos os motoristas (ainda bem!) e vamos lembrar que há também alguns pedestres que agem com imprudência. No entanto, o foco aqui será os motoristas que agem com desrespeito aos pedestres.

Dentre outros motivos, um cotidiano preenchido por inúmeros compromissos tem feito com que cada vez mais as pessoas utilizem de veículos como meio de transporte principal. Isso contribui para um trânsito cada vez mais caótico e estressante. Com o aumento incessante do número de carros e motoristas, a condição de pedestre tem sido, disfarçadamente e aos poucos, colocada em um segundo plano (plano de inferioridade mesmo). É como se a ideia fosse “Quem é maioria tem prioridade. Logo, os pedestres devem nos respeitar, e não o contrário.”

Caro motorista, vamos lembrar então que você também é pedestre! Ainda que se desloque em seu carro por um grande percurso da cidade, em algum momento você terá que descer dele, nem que seja para atravessar uma única rua. Neste momento, que talvez represente tão pouco do seu dia, sentirá na pele o que vive aquele pedestre que depende apenas de seus pés como meio de transporte diário e sofre com tamanho desrespeito.

Fica aqui minha reivindicação para que a Psicologia do Trânsito não se resuma a aplicação de testes psicológicos para aquisição de carteira de habilitação, mais conhecido pelas pessoas como “psicotécnico”. Que existam programas de conscientização e psicoeducação no curso de formação para motoristas. Afinal, para ser um bom motorista, não basta saber dirigir.

Autora: Luciene Morais Batista – CRP 04-37799 Psicóloga Clínica – Especializando em Terapia Comportamental e Cognitiva pela PUC Minas Consultório: Rua Professor Jacinto Ribeiro nº 32, Centro, Lagoa da Prata – MG Fones (37) 8842-4204 e 3262- 2132 Credenciada para Atendimentos Online pelo site www.psicoharmonia.com.br
Autora: Luciene Morais Batista – CRP 04-37799
Psicóloga Clínica – Especializando em Terapia Comportamental e Cognitiva pela PUC Minas
Consultório: Rua Professor Jacinto Ribeiro nº 32, Centro, Lagoa da Prata – MG
Fones (37) 8842-4204 e 3262- 2132
Credenciada para Atendimentos Online pelo site www.psicoharmonia.com.br
jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?