COMPARTILHAR
Ilustração / Reprodução do site do Ministério da Saúde
Continua depois da publicidade.

Em 2017, o Ministério da Saúde fez alterações no esquema vacinal e, por isso, orienta os pais a irem aos postos de saúde para checar a caderneta de vacinação

Começou na última semana a campanha de multivacinação em Santo Antônio do Monte. A vacinação é a maneira mais eficaz e segura de prevenir diversas doenças, por isso, crianças e adolescentes de zero a 15 anos de idade estão sendo convocados a comparecer à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua casa e verificar se estão com os cartões de vacinação em dia.

Os pontos de vacinação no município de Santo Antônio do Monte são: UBS Centro, UBS Dom Bosco, UBS Senhora de Fátima, UBS São Vicente, UBS São Lucas e UBS Maria Angélica de Castro, além de uma Unidade Móvel no Bairro Pedro Lacerda Gontijo. A Campanha de Multivacinação 2017 em Santo Antônio do Monte continuará até a próxima sexta (22).

Mudanças

Continua depois da publicidade.

Em 2017, o Ministério da Saúde fez alterações no esquema vacinal e, por isso, orienta os pais a irem aos postos de saúde para checar a caderneta de vacinação. Houve alteração nas vacinas meningocócica C, pneumocócica 10 valente, Papiloma Vírus Humano (HPV), febre amarela e dTpa.

No caso da meningocócica C para crianças, o reforço, que era administrado aos 12 meses agora pode ser feito até os 4 anos. As primeiras duas doses continuam sendo realizadas aos 3 e 5 meses. Para os adolescentes, agora é oferecido um reforço que pode ser administrado de 12 a 13 anos de idade.

A pneumocócica 10 valente para crianças sofreu redução de três doses e passou a ser administrada em duas (2 e 4 meses), com um reforço preferencialmente aos 12 meses, mas que pode ser recebido até os 4 anos.

A febre amarela também mudou de duas para apenas uma dose para todas as faixas etárias.

Já a vacinação contra o HPV, para crianças e adolescentes, passou de três para duas doses, com intervalo de seis meses entre elas, para meninas saudáveis de 9 a 14 anos. O ministério ressalta que a proteção só acontece com o esquema completo após duas doses. Houve ainda a inclusão de meninos de 11 a 14 anos no calendário de vacinação contra o HPV.

Para as adolescentes gestantes também está disponível uma dose da vacina dTpa, a partir da vigésima semana de gestação.

Mais informações sobre a Campanha Nacional de Multivacinação 2017 estão disponíveis na página do Ministério da Saúde. 

*Com informações da Ascom da Prefeitura de S. A. do Monte

Deixe o seu comentário e compartilhe no Whatsapp