fbpx
jc1140x200

Bombeiros dão dicas para evitar acidentes no carnaval

O Carnaval 2016 está chegando e com os dias de feriado prolongado aumenta o risco de algumas ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros em todo o estado. Como nos anos anteriores, a preocupação dos militares é prevenir os afogamentos e garantir uma diversão mais segura.

Uma das estratégias do planejamento para o Carnaval será a realização de ações de prevenção a afogamentos nas principais lagoas, cachoeiras e balneários, como represas de Furnas e Três Marias e Serra do Cipó, locais bastante frequentado por turistas.

Todas as operações realizadas pelas equipes do Corpo de Bombeiros são precedidas de um planejamento específico, que leva em conta as características dos locais e a necessidade logística da corporação“, diz o capitão Heitor Mendonça. Ele lembra que essas ações serão realizadas juntamente com as ocorrências rotineiras, dentre elas as relacionadas ao período chuvoso.

Apesar de intensificado nos dias de Carnaval, o trabalho das guarnições do Corpo de Bombeiros começa bem antes da folia. Durante todo o ano passado foram realizadas diversas campanhas de conscientização e orientação.

As dicas foram condensadas em uma cartilha que será veiculada pelas redes sociais da corporação. A intenção é desenvolver no folião ou mesmo naquele que deseja curtir um feriado mais tranquilo noções de autoproteção, ou seja, adotar comportamentos que diminuam os riscos daquele indivíduo sofrer algum acidente ou saber como agir caso ele aconteça.

content_corpo-de-bombeiros_vr2

Cuide da sua pele

Chegou o carnaval. É hora de se preparar para a folia! Pensando em quem vai aproveitar a festa na rua, a Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta para os cuidados necessários com a pele durante os próximos dias. Veja as dicas:

– Passe o filtro solar com FPS30, no mínimo, e reaplique a cada 2h porque o produto sai com o suor. Prefira o filtro solar físico que tem maior aderência à pele. Proteja- se também usando chapéu e óculos de sol;

– Beba muita água para não ficar desidratado;

– Para evitar queimaduras e manchas na pele, evite bebidas e picolés com frutas cítricas como limão, tangerina e caju;

– Tente se programar para acordar cedo e aproveitar os blocos até às 10h, fora do horário de pico do sol. Se preferir, deixe para curtir a folia depois das 16h;

– Vai levar as crianças para o bloco? Tome alguns cuidados com os pequenos: evite fantasias com tecidos sintéticos que esquentam e podem causar alergia, aproveite fantasias que tenham chapéus, principalmente os de aba larga, não deixe as crianças com roupas molhadas para não provocar micoses. Essa dica também serve para os adultos.

– Escolha uma fantasia leve e não exagere na maquiagem. Use maquiagem, brilho e glitter de marcas de confiança para evitar dermatite de contato e alergias;

– Use sapatos confortáveis, folgados ou tênis. Se tiver bolhas nos pés, não estoure para não infeccionar;

– Os sprays de espuma contêm substâncias tóxicas, tome cuidado pois o contato com a pele pode causar reação alérgica.

Por: Governo de Minas

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?