fbpx
jc1140x200

Bom Despacho – Prefeitura implanta Programa Desperdício Zero

Medida reduzirá consumo de água, energia, telefone, combustível; recursos economizados serão revertidos em benefício da população

A Prefeitura de Bom Despacho criou o Programa de Melhoria do Gasto Público – Desperdício Zero. A iniciativa é inédita na região e garantirá o uso consciente do dinheiro público e de recursos naturais. O objetivo é mudar a cultura de consumo no Executivo e órgãos ligados a ele para economizar e dar bons exemplos à população.

[pull_quote_left]Devemos ter responsabilidade no uso dos recursos naturais. A água, por exemplo, está faltando no mundo inteiro. Em Bom Despacho muitos córregos, minas e cisternas já secaram. Este é um forte motivo para economizarmos. Mas não é único. Economia de água, energia, telefone significa economia do dinheiro da população[/pull_quote_left]

“Devemos ter responsabilidade no uso dos recursos naturais. A água, por exemplo, está faltando no mundo inteiro. Em Bom Despacho muitos córregos, minas e cisternas já secaram. Este é um forte motivo para economizarmos. Mas não é único. Economia de água, energia, telefone significa economia do dinheiro da população”, afirma o Prefeito Fernando Cabral. Ele mesmo redigiu os Decretos 6.258 e 6.259 que regulamentam as normas de economia no Executivo.

A partir de agora, os servidores serão proibidos de usar jatos de água para lavar calçadas, janelas e pisos. O correto é varrer com vassoura. Onde for indispensável o uso da água, os servidores utilizarão o balde para dosá-la; se possível essa água será reutilizada para outros fins, como descargas.

“Recomendaremos que o material de limpeza e de uso contínuo nos serviços administrativos sejam usados com cautela e planejamento. O uso de papel será reduzido com o uso de arquivo digital. Quando for necessário imprimir, os dois lados do papel devem ser usados. Papel usado de um lado só deve ser usado como bloco de rascunho, completa Cabral.

[pull_quote_right]Recomendaremos que o material de limpeza e de uso contínuo nos serviços administrativos sejam usados com cautela e planejamento. O uso de papel será reduzido com o uso de arquivo digital. Quando for necessário imprimir, os dois lados do papel devem ser usados. Papel usado de um lado só deve ser usado como bloco de rascunho[/pull_quote_right]

Outra novidade para economizar recurso público é a diminuição de viagens e diárias. Os problemas devem ser discutidos por telefone ou por videoconferência. As entregas devem ser feitas pelos Correio e pelos serviços de entrega. Os carros e motoristas da Prefeitura não devem ser usados para este fim. “Estamos em plena era digital e devemos nos beneficiar das tecnologias”, diz o Prefeito.

As obras e reformas também serão repensadas. Daqui para frente, somente serão usadas descargas que economizem água. As escolas e creches deverão colocar aquecedor solar para economizar energia elétrica. “É possível economizar sem diminuir em nada a qualidade do atendimento ao cidadão”, destacou o Prefeito.

Garantia de economia – Para garantir que todas as normas de economia sejam implantadas com sucesso e novas ideias de contenção de gastos sejam criadas, a Prefeitura criou o Fiel da Economia. Trata-se de um servidor encarregado de fiscalizar todos os setores da Prefeitura e garantir o uso correto e econômico de energia, água, telefone, papel, veículos, material de limpeza, alimentos.

O Fiel da Economia será gratificado com base na economia que conseguir comprovar.

Fonte: Prefeitura de Bom Despacho

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?