fbpx
jc1140x200

Atletas de LP e Japaraíba vão disputar Campeonato Mundial em Marrocos

A competição de atletismo será em maio. Marco Túlio faz os treinos com Abel Mendes, e Rafael com Júnior Antônio

Os atletas Marco Túlio Macedo Santana, de 15 anos, e Raphael Antônio Costa, 16, foram classificados em uma seletiva nacional de São Paulo para o Campeonato Mundial Escolar Gymnasiade, de atletismo, em Marrocos. Marco Túlio, que é de Lagoa da Prata, sagrou-se vice-campeão da prova 2 mil metros com obstáculos; e Raphael, de Japaraíba, é vice-campeão na modalidade de salto em distância.

A competição acontecerá entre os dias 2 e 9 de maio em Marraquexe, Marrocos. Marco Túlio, que é filho de Marcelina Aparecida Macedo e Edimilson José Gregório Santana, conheceu o atletismo aos 11 anos de idade e segue na modalidade em busca de grandes resultados. Já Raphael, que é filho de Denilce Aparecida Costa e Antônio Aparecido Costa, disse que o esporte entrou sua vida primeiro pelo futebol. Foi em 2015 que ele ingressou no atletismo, quando a família veio morar em Japaraíba, e o seu professor Júnior Antônio Lopes o convidou para participar do esporte.

Raphael começou fazendo o pentatlo, e a sua prova principal hoje é o decatlo, sendo 100 metros rasos, salto em distância, arremesso do peso, salto em altura, 400 metros rasos, 110 metros com barreiras, lançamento do disco, salto com vara, lançamento de dardo, e por último 1.500 metros rasos. Porém, neste mundial não acontecerão as provas combinadas (decatlo), por isso só fez o salto em distância.

Marco Túlio é treinado por Abel Mendes. Ele diz que o atletismo sempre foi sua vocação, e por isso se dedica para honrar sua cidade e os nomes de seus pais. “O atletismo é um esporte para todos, em meio a tantas provas é difícil você não achar a sua vocação. O esporte sempre foi e, a meu ver, sempre será um caminho para coisas boas. Mesmo com tantas dificuldades, é no esporte que criamos sonhos, e é assim que nos tornamos cidadãos melhores para a sociedade”, fala o atleta, com gratidão: “Agradeço primeiramente a Deus, por ter me mostrado esse caminho; a meus pais por sempre me darem apoio; ao meu técnico por sempre me instruir nos treinos e assim está me ajudando a chegar cada vez mais longe. Agradeço também aos meus colegas de treino e a todos me apoiaram nesses cinco anos de esporte”.

Raphael também fez seus agradecimentos. “Primeiramente, sou grato a Deus, ao meu treinador, aos meus pais, a todos os meus familiares e amigos, especialmente, aos mais próximos, como Maria Aparecida e Robson, ao Roberto e Juliana, que sempre me apoiaram. Também sou grato a uma pessoa muito especial pra mim e que hoje não está mais no nosso meio, a Ana. Ela dizia quando eu era criança ‘você é um menino abençoado e irá fazer muito sucesso’. Parece que era uma previsão, por que eu não era tão ‘bom menino’, muitos duvidavam de mim, mas graças ao atletismo a minha vida mudou”.

Quanto à importância do esporte na vida do jovem, Raphael fez questão de destacar: “O esporte tem o poder de transformar vidas, assim como vem transformando a minha e de tantas outras pessoas. A gente começa a enxergar a vida de forma diferente, porque o esporte atribui muitas responsabilidades. Como diz no filme do Homem Aranha: ‘grandes poderes exigem grandes responsabilidades”.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?