fbpx
jc1140x200

Atleta Xandinha é medalha de ouro e recordista em campeonato

Mais uma vez a atleta lagopratense Alexandra Maria Pimenta da Silva, a Xandinha, elevou o nome de Lagoa da Prata em campeonatos disputados por ela e por sua equipe treinada pelo professor Abel Mendes. Xandinha participou do JAME (Jogos Abertos de Minas), campeonato que foi disputado na cidade de Ipatinga por atletas com mais de 16 anos de idade. Ela disputou as modalidades lançamento de dardos e arremesso de pesos. No arremesso de pesos, Xandinha alcançou a marca de 11 metros e 95 centímetros, quebrando o recorde estabelecido há 15 anos, que era de 11 metros e 82 centímetros. Ela também foi ouro no lançamento de dardos. O recorde atual era de 42 metros e Xandinha conseguiu a marca de 44 metros.

O campeonato reuniu diversos atletas de vários municípios de Minas Gerais que já contam com projetos de atletismo. Nove atletas de Lagoa da Prata disputaram os jogos em Ipatinga.

Durante todo o ano, os atletas que participam do Projeto Correndo para o Futuro, coordenado pelo professor Abel, participam de vários campeonatos. Apesar dos resultados obtidos por vários atletas até em competições internacionais, a equipe ainda enfrenta dificuldades estruturais e até logísticas, como falta de apoio para deslocamento a outras cidades e estados.

Para a atleta Xandinha, um dos principais problemas ainda é o local de treinamento. “Nós precisamos principalmente de um local adequado e apropriado para treinar. Hoje nós usamos a Praça de Esportes, mas aqui pode ser muito perigoso. Crianças e adolescentes, que não são do projeto, mas que fazem parte do clube, frequentam aqui diariamente e isso pode ocasionar algum tipo de acidente enquanto treinamos. Fico com medo até quando vou lançar algum dardo ou arremessar um peso. E se acerta alguma criança?”, questiona a atleta.

Xandinha e sua equipe agora se preparam para o Campeonato Mundial Gymnasiade, considerado a maior competição escolar do mundo. Os jogos são para atletas de 14 a 16 anos e será disputado em Brasília, no Distrito Federal, entre os dias 29 de novembro e 04 de dezembro. O campeonato irá reunir mais de 40 países. Na seletiva, que também aconteceu em Brasília, Xandinha conseguiu a medalha de ouro no lançamento de dardo e medalha de prata no arremesso de peso. “É um dos campeonatos mais esperados por ser realizado somente de dois em dois anos. É um campeonato grande. Cerca de dez atletas de Minas Gerais participarão da disputa. Eu irei com uma garota aqui de Lagoa da Prata e Japaraíba será representada por outra atleta”, contou Xandinha.

A atleta ainda falou sobre a importância do projeto Bolsa Atleta, que ajudaria no incentivo aos atletas que fazem parte do projeto Correndo Para o Futuro. Segundo ela muitos atletas passaram pelo projeto, mas tiveram que abandonar o sonho para trabalhar. “Muitas das vezes o atleta começa a treinar, se destaca, mas as condições financeiras o impedem de continuar. Principalmente os garotos que tem por natureza a vontade de comprar suas próprias coisas ou até mesmo ajudar nas despesas de casa. Eu acho que o projeto Bolsa Atleta tem que virar realidade porque nós estamos perdendo muito atletas por falta de apoio e de incentivo. E isso não é positivo para o cenário de nossa juventude”, completou Xandinha.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?