fbpx
jc1140x200

Ataliba Lago é homenageado na FLID 2015

Segunda edição da Festa Literária reúne nomes importantes da literatura local e nacional

Incentivar o gosto pela leitura é o grande objetivo da Festa Literária de Divinópolis, a FLID. Sua segunda edição será realizada este ano entre os dias 20 e 23 de agosto, no Complexo Usina Gravatá. O evento, que em 2014 teve a escritora mineira Adélia Prado como madrinha e uma das principais atrações, faz em 2015 homenagem ao poeta, jornalista e advogado Ataliba Lago, um dos grandes responsáveis por fomentar a literatura em Divinópolis durante a década de 1920.

A homenagem ao autor Ataliba Lago (1901-1973) justifica-se por sua contribuição nos campos da Comunicação e das Letras locais. Mineiro da cidade de Além Paraíba, na década de 1920 ele fixou residência em Divinópolis, onde deixou sua marca na imprensa, com sua experiência de criar e fazer jornais.  Benemérito, é o patrono da Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago, patrimônio cultural dos leitores de Divinópolis.

Por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e pela patrocinadora UNIMED-Divinópolis, a programação da FLID conta com apresentações de espetáculos teatrais, oficinas, painéis, exposições, atrações musicais e encontros com autores locais, regionais e nacionais.

Entre os convidados são destaques os autores Elisa Lucinda, Leila Ferreira, Leo Cunha, Cris Guerra, Marina Carvalho, Denise Emer, Ana Elisa Ribeiro e o poeta Chacal, além de três grandes nomes da charge mineira: Son Salvador, Duke e Quinho. O evento também contará com inúmeras atrações artísticas, entre eles o Clown Rodrigo Robleño, que atuou anos com o “Cirque du Soleil“, e Elisa Lucinda, que além de participar como autora, fará uma apresentação em homenagem à Adélia Prado.

A organização da FLID também realizará no mês que antecede os quatro dias da Festa várias ações com o intuito de fomentar o interesse pela leitura, como o “Pé de Livro” e os “Arautos da Poesia”. Haverá ainda uma intervenção cultural realizada dentro da sede da Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste Mineiro, a ACCCOM. Para o curador do evento, Juarez Nogueira, “A FLID propõe-se a criar um espaço de convivência com a literatura e a vida. A vida cultural, entendida como fenômeno humano, estético e transcendente da própria experiência de vida”.

A FLID é realizada pela Gulliver Editora e livraria Boutique do Livro. O evento oferece uma ampla programação com entrada gratuita para todas as idades e para os mais diferentes interesses. A programação completa está no site: www.flid.com.br.

Por: Elias Costa

Fotos:Douglas Fernandes

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?