fbpx
jc1140x200

Artigo: Diabetes gestacional

Alessandro Carvalho de Sousa Terapeuta Homeopata CNT 31055/MG e-mail: [email protected]

O diabetes gestacional é uma condição caracterizada por hiperglicemia (aumento dos níveis de glicose no sangue) que é reconhecida pela primeira vez durante a gravidez. A condição ocorre em aproximadamente 4% de todas as gestações.

Geralmente, o diabetes gestacional se cura logo após o parto. Mas se você teve diabetes gestacional, você está em risco para o diabetes tipo 2. Dessa forma, é importante manter os cuidados e acompanhamento médico mesmo após ter o bebê.

Causas

Não se sabem ao certo por que o diabetes gestacional se desenvolve. Sabe-se que o diabetes normal acontece quando pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina). Seu corpo digere o alimento que você come para produzir açúcar (glicose) que entra em sua corrente sanguínea. A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia. Portanto, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.

Durante a gravidez, a placenta, que liga o seu bebê para seu suprimento de sangue, produz altos níveis de vários hormônios. Quase todos eles prejudicam a ação da insulina nas células, aumentando o nível de açúcar no sangue. Dessa forma, uma elevação modesta de açúcar no sangue após as refeições é normal durante a gravidez.

Conforme seu bebê cresce, a placenta produz mais e mais hormônios que atuam no bloqueio de insulina. No diabetes gestacional, os hormônios placentários provocam um aumento do açúcar no sangue em um nível que pode afetar o crescimento e o bem-estar do bebê. O diabetes gestacional geralmente se desenvolve durante a segunda metade da gravidez.

Fatores de risco

Qualquer mulher pode desenvolver diabetes gestacional, mas algumas mulheres estão em maior risco. Fatores de risco para o diabetes gestacional são:

  • Idade superior a 25 anos
  • Histórico familiar de diabetes
  • Diabetes gestacional anterior
  • Bebês de gestações anteriores que nasceram com mais de 4 kg
  • Gestações anteriores com bebê natimorto inexplicável

Sintomas de Diabetes gestacional

O diabetes gestacional raramente causa sintomas. Dessa forma, é preciso fazer exames periódicos durante toda a gravidez, principalmente entre as semanas 24 e 28. É importante fazer esses exames uma vez que o açúcar elevado no sangue pode causar problemas para você e seu bebê.

Às vezes, o diabetes gestacional pode causar sintomas:

  • Aumento da sede
  • O aumento da micção
  • O aumento da fome
  • Visão turva.

Diagnóstico de Diabetes gestacional

O diabetes gestacional é geralmente diagnosticado entre a 24ª e 28ª semanas de gravidez, quando a resistência à insulina geralmente começa. Se você já teve diabetes gestacional antes ou tem alto risco para desenvolver o problema, pode fazer os exames antes da 13ª semana de gravidez. Alguns testes podem ser feitos para diagnosticar o diabetes gestacional:

Curva glicêmica

O exame de curva glicêmica mede a velocidade com que seu corpo absorve a glicose após a ingestão. O paciente ingere 75g de glicose e é feita a medida das quantidades da substância em seu sangue em jejum, uma hora e duas horas após a ingestão. Os valores de referência são:

  • Em jejum: abaixo de 92mg/dl
  • Após 1h: abaixo de 180mg/dl
  • Após 2 horas: abaixo de 153 mg/dl
  • Qualquer dosagem aleatória de glicêmia maior que 200 mg/dl já é diagnóstico de diabetes.

Glicemia de jejum

A glicemia de jejum é um exame que mede o nível de açúcar no seu sangue naquele momento, servindo para monitorização do tratamento do diabetes. Os valores de referência ficam entre 65 a 92 miligramas de glicose por decilitro de sangue (mg/dL). O que significam resultados anormais:

  • Resultados entre 92 mg/dL e 100 mg/dL são considerados anormais próximos ao limite e devem ser repetidos em uma outra ocasião
  • Valores acima de 100 mg/dL já são bastante suspeitos de diabetes, mas também devendo ser repetido em uma outra ocasião.

A glicemia de jejum é um exame feito para confirmar os resultados da curva glicêmica e para acompanhar os níveis de glicose no sangue durante o dia ou após as refeições.

Exames

Se você tem diabetes gestacional, o seu médico irá verificar a sua pressão arterial em todas as consultas. Você também terá alguns testes durante a gravidez para verificar sua saúde e a de seu bebê. Estes testes incluem:

  • Ultrassom fetal
  • Monitoramento dos batimentos cardíacos do bebê
  • Hemoglobina glicada
  • Durante o trabalho de parto, você e seu bebê serão monitorados muito de perto
  • Monitorização cardíaca fetal
  • Testes de açúcar no sangue são feitos regularmente para certificar se o nível de açúcar no sangue está dentro de uma faixa saudável.

Depois que seu bebê nasce, o seu nível de açúcar no sangue será verificado várias vezes no dia e nas semanas após o nascimento.

Tratamento de Diabetes gestacional

Se você tem diabetes gestacional, você deverá fazer mudanças de estilo de vida para ter uma gravidez tranquila:

Monitorar seu açúcar no sangue

Enquanto você estiver grávida, deverá verificar o seu açúcar no sangue quatro a cinco vezes por dia – de manhã em jejum e após as refeições – para se certificar de que eles permanecem dentro de uma faixa saudável. Isto pode parecer inconveniente e difícil, mas vai ficar mais fácil com a prática.

Sua equipe de saúde vai monitorar e gerenciar o açúcar no sangue durante o parto. Se o seu açúcar no sangue sobe, o pâncreas do bebê pode liberar altos níveis de insulina – o que pode causar hipoglicemia em seu bebê logo após o nascimento.

Dieta saudável

Comer os tipos certos de alimentos em porções saudáveis é uma das melhores maneiras de controlar o açúcar no sangue e evitar o ganho de peso. Uma dieta saudável inclui frutas, legumes e grãos integrais e limita carboidratos altamente refinados, incluindo doces. Você pode querer consultar um nutricionista ou um endocrinologista para criar um plano de refeições com base no seu peso atual, nível de açúcar no sangue, hábitos de exercício, preferências alimentares e orçamento.

Exercício

A atividade física regular tem um papel fundamental no plano de bem-estar antes, durante e após a gravidez. Exercício reduz o nível de açúcar no sangue.

Complicações possíveis

A maioria das mulheres que têm diabetes gestacional terão os bebês saudáveis, desde que monitore e controle seus níveis glicêmicos regularmente. No entanto, o diabetes gestacional que não é cuidadosamente gerido pode levar a níveis de açúcar no sangue não controlados e causar problemas para você e seu bebê, incluindo um aumento da probabilidade de precisar de parto cesáreo.

Complicações para o bebê

Se você tem diabetes gestacional, o bebê pode ter um risco aumentado de:

  • Peso excessivo ao nascer
  • Nascimento de bebê prematuro
  • Síndrome do desconforto respiratório
  • Hipoglicemia logo após o nascimento
  • Diabetes tipo 2 mais tarde na vida
  • Diabetes gestacional não tratada pode levar à morte de um bebê antes ou logo após o nascimento.

Complicações para gestante

O diabetes gestacional também pode aumentar o risco da mãe de ter:

  • Pressão arterial elevada e pré-eclâmpsia
  • Diabetes no futuro.

Entre as mulheres com história de diabetes gestacional que atingem o seu peso corporal ideal após o parto, menos de 1 em cada 4 eventualmente desenvolve diabetes tipo 2.

Prevenção

Não há garantias quando se trata de prevenir o diabetes gestacional – mas você pode adotar hábitos saudáveis durante a gestação para tentar prevenir o problema principalmente se você está no grupo de risco:

  • Escolha alimentos ricos em fibras e pobres em gordura e calorias. Coma mais frutas, legumes e grãos integrais
  • Exercício antes e durante a gravidez pode ajudar a proteger contra o desenvolvimento de diabetes gestacional. Faça 30 minutos de atividade moderada na maioria dos dias da semana
  • Perder os quilos em excesso antes da gravidez.

Concentre-se em mudanças permanentes nos seus hábitos alimentares. Motive-se, lembrando os benefícios a longo prazo da perda de peso, tais como um coração saudável, mais energia e melhora da autoestima.

 

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?