fbpx
jc1140x200

Amanda “Leão” se destaca no MMA e Muay Thai

Fotos: Arquivo pessoal

A atleta Amanda Caroline Martins Santos, mais conhecida como Amanda “Leão”, tem 21 anos, é filha de Márcia Martins Pereira e Adailton dos Santos, conhecido como Leão dos Vidros. A paixão pelo esporte surgiu ainda muito cedo através da televisão, onde tinha fascínio pela lutas que tinham trocação (chutes, socos e vale tudo). “Então, comecei a procurar uma academia que tivesse aulas de lutas. Aos 15 anos, comecei a fazer Muay Thai, depois Jiu-Jitsu e depois Submission. A partir daí, iniciei nas competições de MMA (Mixed Martial Arts ou em português Artes Marciais Mistas), que incluem golpes de luta em pé e técnicas de luta no chão”, explica Amanda.

Há seis anos no mundo do MMA, Amanda já compete na categoria profissional, tendo obtido várias vitórias em campeonatos de jiu-jitsu estaduais e nacionais. Atualmente é campeã mineira de Muay Thai e MMA.

De acordo com Leão, a falta de recursos financeiros e patrocínios é o que mais dificulta a continuidade da carreira, pois a maioria dos atletas trabalha o dia todo. “Quanto às mulheres pode-se dizer que realmente há um certo preconceito por se tratar de lutas, uma vez que desde os primórdios das civilizações, isso era coisa para os homens, causando certo estigma. Até o criador do UFC disse um dia em entrevista a um telejornal que este espaço nos octógonos nunca seria ocupado pelas mulheres e hoje isso caiu por terra. As  mulheres se tornaram protagonistas de grandes lutas, ganhando grande espaço no tão famoso UFC e em campeonatos pelo Brasil e pelo mundo, onde são responsáveis por alcançar grandes proporções de bilheteria nos mesmos”.

Amanda ainda falou sobre a sua rotina de atleta. “Hoje treino diariamente de seis a oito horas por dia, incluindo jiu jitsu, muay thai, submission e wrestling e MMA, intercalando com minha preparação física, que hoje é desenvolvida pelo Studio Sparta Treinamento Físico (Lagoa da Prata), com preparador físico Camilo Borges, graduado faixa-preta de Jiu Jitsu, que hoje também é meu Coach”.

A alimentação da atleta é balanceada e controlada, com suplementação adequada para um atleta de alto nível e rendimento. Nos dias que antecedem as competições, uma nutricionistas especializada prepara um cardápio especial para Amanda bater o peso necessário. “Minha equipe e eu trabalhamos para que meu peso esteja sempre próximo à minha categoria, que varia entre 52 e 57 quilos”.

Ela ainda deixou uma mensagem para as crianças e jovens. “As crianças e os jovens devem sempre acreditar que o esporte pode ser um meio para mudar suas vidas e seu destino, assim como aconteceu comigo, que já passei e passo por inúmeros problemas na mina vida, desde a infância, e que o esporte se tornou o meio para que eu acreditasse num futuro diferente e mais promissor, para que eu possa principalmente também poder ajudar minha família e através dele conseguir me consagrar no cenário do MMA como uma grande atleta e assim escrever minha história”, finalizou Amanda.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?