fbpx
jc1140x200

Agência do INSS de Lagoa da Prata pode fechar as portas

Governo pretende cortar gastos. A agência em Lagoa da Prata funciona em um imóvel alugado no valor de 4.500 reais.

O Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), pretende fechar mais de 50 agências de cidades dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. De acordo com uma fonte ligada à Previdência Social, que pediu para não ser identificada, a agência de Lagoa da Prata estaria entre as unidades que seriam fechadas por falta de recursos para pagar o aluguel do prédio, no valor de 4.500 reais.

Segundo o informante, um documento já foi preparado para tentar evitar o fechamento. “Estamos trabalhando em um ofício que será entregue a deputados pelo prefeito de Moema, Julvan Lacerda, que é membro da Associação Mineira de Municípios, para tentar buscar recursos no valor de 800 mil reais para construção da sede própria, já que a agência possui o terreno para esse fim”, contou.

Uma solução temporária proposta pelo documento seria que a Prefeitura de Lagoa da Prata custeasse o pagamento do aluguel até que o impasse se resolvesse. “Não é só o INSS que corre o risco de fechar, o Ministério do Trabalho também funciona em um imóvel alugado, e o governo está cortando gastos. Enquanto não resolvermos essa situação, precisamos de uma solução imediata. Para isso decidimos procurar a prefeitura nos próximos dias e propor que ela pague o aluguel até que tudo se resolva”, disse o informante.

O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS foi criado em 27 de junho de 1990, durante a gestão do então presidente Fernando Collor de Melo. O INSS é o órgão responsável por receber as contribuições dos indivíduos, e tem como função fazer os pagamentos de aposentadorias, auxílio-doença, pensão por morte, auxílio-acidente, e outros vários benefícios previstos por lei.

A reportagem do Jornal Cidade entrou em contato com o prefeito
Julvan Lacerda, que confirmou estar esperando a entrega do documento dos servidores da agência para buscar o apoio de deputados.

INSS TEM NOVA AGÊNCIA EM SAMONTE
A tão aguardada agência do INSS de Santo Antônio do Monte
foi inaugurada no dia 16 de novembro. Após longa espera, a unidade foi entregue em solenidade que também contou com a

A nova agência do INSS em Santo Antônio do Monte custou cerca de 1 milhão de reais.
A nova agência do INSS em Santo Antônio do Monte custou cerca de 1 milhão de reais.

presença do deputado federal Jaime Martins (PSD/MG), do superintendente do Instituto Nacional da Seguridade
Social (INSS) Sudeste II, Paulo Eduardo Cirino, do gerente- executivo do INSS em Divinópolis, Marcos Silva Corrêa, do prefeito Edmilson Aparecido da Costa, autoridades municipais, lideranças e funcionários da previdência social que agora irão atuar na unidade.

A agência irá atender aos mais de 31 mil habitantes de Santo Antônio do Monte e de Pedra do Indaiá, bem como será responsável pela manutenção de 4.577 benefícios previdenciários, o que representa o repasse mensal de R$ 3,6 milhões. Ao todo, houve um investimento de mais de R$ 1 milhão, em terreno doado pela Prefeitura Municipal. Com a agência, o INSS irá facilitar o acesso dos cidadãos da região ao atendimento previdenciário, já que anteriormente eles tinham que se deslocar 40 km até a unidade mais próxima na cidade de Lagoa da Prata.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?