fbpx
jc1140x200

Acadelp comemora 15 anos de fundação

Foto: Arquivo da Acadelp

A Academia Lagopratense de Letras (Acadelp) comemorou no dia 4 de novembro 15 anos de existência. A entidade foi fundada por um grupo de escritores lagopratenses natos ou por adoção, juntamente com a professora e ex vereadora Fátima Tavares. Segundo a professora e vice-presidente da Acadelp, Adircilene Batista, por acreditarem que a cultura brasileira representa uma esperança de superação de fronteiras e de construção da relação de confiança na humanidade, instalaram a Academia Lagopratense de Letras”, disse.

A Acadelp é uma instituição voltada para a valorização sociocultural e propagação da Língua Portuguesa. “O incentivo pela leitura é uma das maiores preocupações da Academia, pois ela é um dos instrumentos essenciais para que o indivíduo construa seu conhecimento e exerça a cidadania. Ela amplia nosso entendimento do mundo, propicia o acesso à informação com autonomia, permite o exercício da fantasia e da imaginação e estimula a reflexão crítica, o debate e a troca de ideias”, disse.

A entidade desenvolve trabalhos como o Concurso de Poesias, que envolve todas as escolas de Lagoa da Prata e região. Também tem o projeto “A Acadelp vai à Escola”, onde os acadêmicos fazem palestras para alunos, depoimentos, oficinas de leitura, e ainda a participação, incentivo e organização nos lançamentos de livros de escritores de Lagoa e outros municípios. Adircilene ainda explicou os requisitos para fazer parte da academia. “A diretoria da Acadelp sempre recebe currículos e quando surge alguma vaga, os mesmos são analisados e em seguida, se aprovados, são convidados. Recentemente foi convidado um representante de cada escola para serem Membros Correspondentes, um elo entre a academia e as escolas”.

CONCURSO DE POESIA

No dia 24 de novembro, acontecerá a premiação do 13º Concurso de Poesias. O evento será realizado às 19h30, no Centro Cultural Hilde Schmidt. “Tivemos grande participação das escolas, da comunidade e muita participação de outros municípios. É gratificante receber tanta participação, incentivar o gosto pela leitura e pela escrita, e claro, valorizar os talentos e a propagação dos verdadeiros valores humanos. Aos parceiros da Acadelp e a todos que sempre atendem o nosso chamado para o incentivo à leitura, a arte e a cultura como forma de construção de um mundo melhor, nossos sinceros agradecimentos”.

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?