fbpx
jc1140x200

3ª edição do E-Cult será realizada no sábado (15) em Lagoa da Prata, confira a programação musical e palestras

No dia 15 de abril, sábado de aleluia, a Praia Municipal de Lagoa da Prata receberá, de 10h às 18 horas, a terceira edição do Encontro Cultural de Iniciativa Popular (E-Cult). O evento terá apresentações musicais de samba, rock e eletrônico, com a participação de bandas locais e regionais. Além disso, acontecerão apresentações de dança, feirinha de trocas e de artesanatos, oficinas, palestras, esportes, atividades para crianças, entre outras surpresas.

De acordo com Alex Bessas, que é um dos organizadores, o evento é realizado de forma aberta e por isso abraçado por muitos. “Contamos com o apoio de patrocinadores e, essencialmente, de pessoas bem dispostas que cedem seu tempo para se dedicar à construção dessa aventura pelas culturas lacustres (sim, lacustres, porque lagopratense nos soa formal demais)”, disse.

Bessas também afirmou que o grupo está com uma excelente expectativa de público. “Esperamos que milhares de pessoas transitem pela nossa estimada prainha no sábado de aleluia. Desde já vamos torcer para que seja dia de céu azul, tudo azul. Entre as atividades já divulgadas estão o aulão de ioga, apresentação de Muay Thai e Jiu Jitsu, recreação infantil”.

Sobre o E-cult
O E-Cult é um evento aberto e de iniciativa popular que acontece desde 2012. A iniciativa visa repensar os usos dos espaços públicos e se empenha em desenvolver atividades culturais em Lagoa da Prata.
Informações: Alex Bessas: (31) 9 9265-6666
facebook.com/ecultmov  |  instagram: @ecultmov


PROGRAMAÇÃO PALCO NEXALGUM

São DJs, apresentação circense, dança, artes marciais, yoga, recreação infantil, sarau livre, campeonato de peteca, exposições de fotos, quadros, artesanatos, bordados. Oficinas, palestras, workshop e bate-papo sobre cinema, desenho e poesia, sem esquecer da arte da gastronomia, pensar os laços afetivos, aprender sobre agricultura e empreendedorismo e, claro, vai ter feminismo! Tudo isso, ao som de muita música!

Conheça o Palco Nexalgum
O espaço é resultado da bem sucedida parceria entre o E-Cult e o coletivo cultural lagopratense Nexalgum. Ambos fundados em 2012, os agrupamentos são parceiros na caminhada pelas artes e cultura de Lagoa da Prata.

Rádio E-Cult e Grupo Raiz

Dia 15 de Abril acontece o E-Cult: 3º Encontro Cultural de Iniciativa Popular e, mais uma vez, marcaremos presença com o Palco Nexalgum. O palco Nexalgum começa às 10h com a Rádio E-Cult, tocando o melhor da música brasileira e às 11h teremos roda de samba com o Grupo Raiz. Grupo Raiz ou GR, surgiu da ideia de uma turma de amigos, em tocar Samba raiz, e nada mais. Influenciados por Cartola, Bezerra da silva, e outros grandes mestres do samba, fazem um som legitimamente Brasileiro, acompanhado por Cavaco, pandeiro, tantan, reco-reco, violão e saxofone.

Trem de Doido

A segunda banda a se apresentar no Palco Nexalgum, dia 15 de Abril no E-Cult: 3º Encontro Cultural de Iniciativa Popular, é a Trem de Doido – Tributo Clube da Esquina. O “Trem de Doido” é uma banda recém-formada por amigos lagopratenses com a intenção de tocar as músicas do Clube da Esquina, movimento musical mineiro dos anos 70, formado por figuras como Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta, Flávio Venturini, e muitos outros. O Clube da Esquina é um movimento marcado pela riqueza harmônica e rítmica, pelas letras líricas, surrealistas por vezes e pelo forte elo de amizade que unia os seus membros, característica marcante do grupo. Dentre suas influências, pode-se apontar para o rock’n roll dos anos 60 e 70 (especialmente os Beatles), o rock progressivo, além de alguns elementos de jazz e de música latina, tudo temperado com uma boa dose de psicodelia e de mineiridade. Com a honrosa missão de fazer ecoar o som dessa turma cá no século XXI, o Trem de Doido conta com Daniel Do Bell (bateria), André Oliveira (baixo), André Laine (teclados e vocais), Helder Clério (guitarra e vocais) e Douglas Silveira (guitarra e vocais). No repertório da banda estão algumas das principais canções do Clube, como ‘Paisagem da Janela’, ‘Trem Azul’, ‘Para Lennon e McCartney’, ‘Bola de meia, bola de gude’, entre outras pérolas.

Metáfora

Às 13h os meninos da Banda Metáfora é que ficam na responsa de mandar um som pra gente. A Banda Metáfora é uma banda formada por amigos de Lagoa da Prata MG. O som da banda muitas vezes é associado ao Rock Alternativo, porém, os integrantes não se prendem a um único estilo e passeiam pelo Punk, clássico, Heavy, Indie e etc. O grupo é formado por Gustavo Silva(vocais), Caio Garcia (guitarra), Manuno (Bateria) e Vinicius Pereira(Baixo).

Her

A quarta apresentação, que sobe ao Palco Nexalgum às 14h, é o projeto Her, um juntado de mulheres compositoras, que nasceu de uma jam na Intervenção das Mina – evento que fizemos em março deste ano. Her é um juntado de mulheres compositoras, formado – até então – por Maria Júlia Rezende, Cecilia Maria, Débora Rezende, Carol Shineider e Isabela Lobato. Que resolveram se juntar pra tocar as músicas de cada uma em diferentes formatos.

BIMA

A quinta banda a tocar no nosso palco é a Bicho Mecânico de Asas, às 15h. Bicho Mecânico de Asas, carinhosamente apelidada de BIMA, é uma banda formada por Carol Shineider nos vocais e guitarra, Débora Rezende nos vocais e sintetizador, Vinicius Pereira no baixo, e Daniel Do Bell na bateria, trazendo uma proposta musical experimental, com personalidade e criatividade. Suas músicas são espelho das vivências de seus músicos, que trazem em sua bagagem resquícios de outros projetos musicais, bem como de tudo um pouco do que se ouve. É, também, a soma de poesia trazida nas letras e de melodias com uma pegada rock e progressivo, marcado pela junção de guitarra, baixo e bateria e o experimentalismo do sintetizador. Bicho Mecânico de Asas é longe de tudo e longe de nada!

Gatilho

A banda Gatilho de Itaúna/MG é a nossa quinta apresentação e vai agitar o nosso palco às 16h. Gatilho é rap. Gatilho é rock. É uma voz que luta por igualdade. É o peso de uma guitarra com a poesia das rimas. É um pedaço do Centro-Oeste de Minas que não se cala. É uma vontade do faça-você-mesmo.

Young Lights

Pra fechar o Palco Nexalgum, às 17h, dia 15 de Abril no E-Cult: 3º Encontro Cultural de Iniciativa Popular, vai rolar o som da Young Lights de Belo Horizonte/MG. Young Lights foi idealizado por Jairo “Jay” Horsth Paes. Criado em Massachusetts, EUA, Jay veio para o Brasil no final de 2010, com um bocado de bagagem – tanto física quanto emocional. Aqui, começou a escrever canções com o intuito de canalizar seus pensamentos e experiências, e descobriu que, através de suas letras e melodias, poderia se sentir em casa novamente no Brasil. O projeto – inicialmente solo – tomou corpo em 2014, com a entrada dos integrantes Vítor ”Boss” Ávila (guitarra), João Paulo Pesce (baixo) e Gentil Nascimento (bateria). A amizade entre os integrantes foi instantânea e é justamente a interação entre eles no palco que chama a atenção nas apresentações.


PROGRAMAÇÃO RODA DO SABER

Serão sete bandas no Palco Nexalgum, seis DJs na Tenda Salamandra, teatro, dança, yoga, recreação infantil, sarau livre, campeonato de peteca, apresentações de muay thai, jiu jitsu, zumba para mulheres e ainda exposições de fotos históricas, quadros, artesanatos e até uma feirinha de trocas. Além de tudo isso, ainda há espaço para os saberes!

Conheça nossa Roda do Conhecimento!
Oficinas, palestras, workshop e bate-papo!
No E-Cult tem espaço a gente vai falar de cinema, desenho e poesia, sem esquecer da arte da gastronomia, pensar os laços afetivos, aprender sobre agricultura e empreendedorismo e, claro, vai ter feminismo!

OFICINA DE CINEMA: Introdução ao Documentário

Izabela Silva
Horário: 8h as 9h30 – Palestra Introdutória e 10h às 19h – Prática ao Documentário. (Este horário prático poderá ser revezado entre os integrantes da oficina, não precisando do aluno estar a todo momento no evento).
Local: Teatro Fausto Resende – Praia Municipal de Lagoa da Prata
Descrição: Oficina de estudo e prática de documentário. Os inscritos na oficina terão uma aula introdutória sobre a história do documentário e poderão praticar o conteúdo apreendido durante o evento ajudando a fazer a cobertura videográfica do evento. O objetivo é fazer um documentário com as imagens capturadas no evento como conclusão da oficina.
Conteúdo a ser apreendido:
– História do documentário: Primórdios, Evolução, Movimentos e Vanguardas.
– Cinema Brasileiro e o Documentário.
– Fotografia e Iluminação
– Captação de Som
Pré-requisitos: Ser maior de 14 anos.
Material: O aluno deverá trazer algum tipo de câmera para fazer a captação das imagens, não precisa ser câmera profissional, vale qualquer tipo de câmera, como:
– Câmera VHS com fita.
– Câmera Digital com cartão de memória, se tiver mais de um cartão melhor.
– Celular com espaço de memória.
– Câmeras Profissionais ou Semiprofissionais.
*Lembrar de trazer carregador de energia do equipamento que for utilizar. INSCREVA-SE!

_____________________________________________________________

BATE-PAPO: Contracultura: experimentações, poesia e rock nos anos 60 e 70.

Alex Bessas e Helder Clério
Horário: 10h às 11h
Local: Gramado da Praia Municipal, próximo ao Auditório e à Secretaria de Cultura.
O bate-papo vai tratar de temas ligados ao vasto universo do movimento da contracultura. A contracultura foi um movimento artístico, cultural e político ocorrido a partir dos anos 60, com especial força nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, porém com repercussões significativas em todo o mundo. Pode-se notar a influência do movimento nas artes, na política, nos costumes, na estética e nos modos de vida contemporâneos.
Durante o bate-papo, serão trabalhados alguns dos elementos centrais da contracultura, tais como a revalorização do corpo, o interesse pelas religiões orientais e indígenas, o interesse pela ecologia, a crítica à moral sexual tradicional, o fascínio pela estrada e o interesse pela experimentação com as drogas. Serão lidos e discutidos alguns trechos e poemas dos autores beats (Jack Kerouac, Allen Ginsberg, Gary Snyder), além de letras de Jim Morrison, Bob Dylan, dos Beatles, entre outras figuras importantes ligadas à contracultura. INSCREVA-SE!

_______________________________________________________________

PALESTRA: “Introdução a Sistemas Agroflorestais”

José Ênio
Horário: 10h às 11h
Local: Teatro Fausto Resende – Praia Municipal
Conteúdo: Sistemas agroflorestais (SAFs) segundo classificação da EMBRAPA são consórcios de culturas agrícolas com espécies arbóreas que podem ser utilizados para restaurar florestas e recuperar áreas degradadas. A tecnologia ameniza limitações do terreno, reduz a quase zero os riscos de degradação inerentes à atividade agrícola e otimiza a produtividade a ser obtida.
A introdução aos SAFs tem o objetivo de apresentar este sistema de plantio, através de uma didática simples e ilustrativa e que além do papel de contribuir para a conservação do meio ambiente, os benefícios dos SAFs despertam o interesse dos agricultores, pois, como estão aliados à produção de alimentos, permitem oferecer produtos agrícolas e florestais, incrementando a geração de renda principalmente nas agriculturas familiares. INSCREVA-SE!

_______________________________________________________________

PALESTRA PSICOLOGIALaços afetivos: Compreendendo os movimentos da vida nas gerações, através do amor, apego, rompimentos, adoecimentos, perdas, crescimento e rituais.

Andrea Brunelli Donnard
Horário: 11h às 12h.
Local: Teatro Fausto Resende – Praia Municipal de Lagoa da Prata
Conteúdo a ser apreendido:
– Conversando com as crianças
– Descobrindo a vida: os rituais do adolescer.
– Somos passageiros desta vida e um dia iremos deixa-la: Aprendendo com a vida
– Diagnóstico
– Estamos disponíveis para o outro: O vínculo afetivo é desenvolvido ao longo da vida, mas a qualidade dos vínculos está baseada nas interações de cuidado e disponibilidade na primeira infância. A disponibilidade emocional de quem cuida de uma criança permitirá que esta explore o mundo exterior com segurança. INSCREVA-SE!

______________________________________________________________

PALESTRA: Liberte o seu gigante interior!

Mateus Ferreira
Horário: 13:00h as 14:00h
Local: Teatro Fausto Resende – Praia Municipal de Lagoa da Prata
Desperte o seu gigante interior! A maior das pessoas tem vivido uma vida na média, sem dar o máximo do seu potencial. A palestra vai te ajudar a trabalhar em alta performance. Aprender a despertar o seu gigante todos os dias. Através de técnicas aplicadas ao coaching e pnl, você vai viver uma vida em um nível mais elevado. Caminhando todos os dias com brilho nos olhos indo em busca dos seus objetivos. INSCREVA-SE!

______________________________________________________________

OFICINA DE DESENHO: Iniciação

Gustavo Santiago
Horário: 14h às 15h
Local: Gramado da Praia Municipal de Lagoa da Prata, próximo ao Auditório e Secretaria de Cultura
Nesta oficina o Animador Gustavo Santiago irá lhe ensinar que qualquer pessoa pode aprender a desenhar!
Conteúdo a ser apreendido na oficina:
– Desenho de observação de Objetos
– Figura humana.
– Orientação sobre como melhorar com o tempo.
O E-Cult irá disponibilizar:  Lápis 2B, borracha, folhas A4*.
Caso tenha em casa o aluno poderá trazer uma prancheta para ter melhor movimentação durante a oficina. INSCREVA-SE!

_____________________________________________________________

WORKSHOP: “Business Model Canvas” 

Romero Júlio
Horário: 14h às 15h
Local: Teatro Fausto Resende – Praia Municipal de Lagoa da Prata
“Business Model Canvas” é uma ferramenta chamada em português de Quadro de Modelo de Negócios, criada por Alex Osterwalder e Yves Pigneur e serve para planejar e visualizar as principais funções de um negócio e suas relações.
Ao fornecer uma visão holística e flexível do modelo de negócios, o Quadro auxilia os empreendedores nos processos de criação, diferenciação e inovação, aprimorando seu modelo de negócios para conquistar mais clientes e lucros.
Enquanto o “Plano de negócios” é um documento complexo e demorado, o CANVAS é uma ferramenta mais rápida, moderna e visual. Venha conhecer mais do seu próprio negócio e ter a oportunidade de já sair do Workshop com seu CANVAS criado. Venha conhecer a ferramenta mais usada pelos empreendedores do Vale do Silício na Califórnia e em todo o mundo! INSCREVA-SE!

____________________________________________________________

PALESTRA: Gastronomia

Romero Júlio
Horário: 15h às 16h
Local: Teatro Fausto Resende – Praia Municipal de Lagoa da Prata
Muito mais que cozinhar! Por que a gastronomia está cada vez mais chamando a atenção dos brasileiros e das pessoas ao redor do mundo? Existe diferença entre gastronomia e culinária? Quais são as oportunidades no mercado de trabalho para esta área tem a arte em sua essência? Venha saber mais sobre isso, numa descontraída palestra com o Romero Júlio, cozinheiro e proprietário da “Chef Romer” empresa de consultoria para bares, restaurantes e entender o motivo da frase “a simplicidade é o último degrau da sofisticação!”. INSCREVA-SE!

____________________________________________________________

PALESTRA: Feminismo e empoderamento feminino

Núcleo de mulheres Clarissas
Horário: 15h às 16h
Local: Gramado da Praia Municipal, próximo ao Auditório e à Secretaria de Cultura.
O núcleo de mulheres CLARISSAS busca envolver o universo acadêmico com os problemas demandados pela sociedade civil, integrando-nos à luta contra a desigualdade de direitos e a repressão sobre as mulheres no Brasil atual. O núcleo nasceu em agosto de 2015 com a pasta de cultura do Diretório Acadêmico da UEMG Unidade Divinópolis, desde então desenvolve atividades, palestras e ações relativas ao feminismo e empoderamento feminino.
Mais do que lutar por igualdade, o feminismo representa a busca da emancipação das mulheres enquanto categoria social. É pensar em quebrar os paradigmas impostos a tanto tempo sobre a representação e a posição que a mulher ocupa na sociedade. É lutar pela segurança física e psicológica num mundo em que ainda somos feridas e mortas apenas por sermos mulheres. É pensar na libertação feminina das amarras patriarcais e androcentricas, fazendo com que possamos definir por nós mesmas o que deve ser feito, sem interferência masculina, estatal e religiosa. É neste sentido que realizaremos uma roda de conversa, para que o feminismo possa ser dialogando democraticamente. INSCREVA-SE!

jc1140x200
Abrir o WhatsApp
Como podemos ajudar?
Olá, como podemos ajudar?